6 cursos gratuitos de espanhol para você aprender uma nova língua

Você tem vontade de aprender espanhol?

Atrás somente do mandarim, o espanhol é a segunda língua com o maior número de falantes nativos do mundo, que corresponde a cerca de 460 milhões de pessoas. Quando levamos em consideração os falantes não nativos (ou seja, aqueles que aprenderam a língua ao longo da sua vida), o número sobe para 538 milhões de falantes.

No mundo, são 21 países que têm o espanhol como sua língua oficial. Só na América do Sul, 9 dos 12 países da região tem o espanhol como ao menos uma das suas línguas oficiais.

No entanto, ainda há quem pense que pelo português e o espanhol terem suas semelhanças, não é preciso aprender esta outra língua de verdade. Isso, na verdade, é um grande engano. As duas línguas tem sim as suas semelhanças, mas também possui muitas diferenças, o que torna as duas línguas distintas.

Assim, aprender espanhol é um passo importante para qualquer pessoa que queira ter novas oportunidades de negócios e viajar, seja para a Europa, África e toda a América – afinal, embora não seja sua língua oficial, os Estados Unidos é o país com a segunda maior população de falantes de espanhol no mundo!

Então, se você está buscando cursos gratuitos de espanhol para começar seu aprendizado nesta língua, confira as 7 opções que separamos para você! São cursos totalmente online que você pode fazer onde e quando quiser, no seu ritmo.

Confira!

1. Duolingo

Uma das plataformas de ensino de línguas mas populares do mundo, o Duolingo é a nossa primeira recomendação de curso gratuito de espanhol.

Com ele, você pode aprender espanhol de forma gratuita em qualquer momento e em qualquer lugar. Pois os conteúdos ficam disponíveis no site e também no aplicativo para dispositivos móveis (smartphone e tablet).

O que tornou o Duolingo tão famoso é a sua metodologia gamificada no ensino de línguas. Nela, o curso completo é dividido em níveis, que compreendem várias aulas que são compostas por jogos simples que exploram o vocabulário e a gramática da língua. Dessa maneira, ao acertar um número mínimo de questões, o usuário desbloqueia a próxima lição. Mas, se errar um grande número de questões, perde uma vida e tem que refazer a lição.

O plano gratuito dá acesso a todos os cursos completos da plataforma (você pode inclusive fazer mais de um ao mesmo tempo). Mas, para não ter limitação de vidas e progredir mais rápido no(s) curso(s), há um plano pago, que custa R$14,90 ao mês.

Ah, outro recurso totalmente gratuito que o duolingo oferece é o seu podcast. Atualmente, são mais de 100 episódios disponíveis com uma curta duração e que exploram diversos temas da cultura espanhola e os falantes desta língua. É uma ótima maneira de se familiarizar com a língua e melhorar a sua compreensão da fala.

Mas vale apontar que o podcast é voltado para falantes de inglês que estão aprendendo espanhol. Então a narrativa é feita em espanhol e parte em inglês.

2. Centro Paula Souza

Recentemente, o Grupo de Estudo de Educação à Distância do Centro Paula Souza lançou o curso livre de espanhol on-line.

O não possui tutoria, ou seja, você aprende a língua com o material disponibilizado sem a mediação de um professor ou monitor. As aulas são compostas por vídeos animados curtos que narram as aventuras de uma família que aprende espanhol enquanto visitam vários países da América Latina.  Além disso, é disponibilizado uma apostila cheia de conteúdo de gramática e vocabulário, além de jogos e atividades autocorrigíveis para exercitar o seu conhecimento.

O curso possui duração aproximada de 40h e conta com um certificado de conclusão. Para começar é só se inscrever na plataforma de cursos online do Centro Paula Souza, o Mooc.

3. Instituto Federal do Rio Grande do Sul

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também possui dois cursos online sem tutoria totalmente gratuitos de língua espanhola.

Trata-se de dois cursos de nível básico e que se complementam, ótimo para quem quer começar a aprender do zero. Com eles, os alunos aprendem a se apresentar, solicitar informações com os verbos regulares e irregulares no presente, além de outros elementos da gramática, como o uso de artigos, pronomes pessoais e possessivos, substantivos, adjetivos, dentre outros.

As aulas são compostas por uma animação que acompanha a viagem de dois personagens por vários países da América Latina. Além de uma apostila que explora vocabulário e gramática e questionários que abordam os temas desenvolvidos tanto nos vídeos como na apostila.

Cada curso possui duração de 30h e conta com um certificado de conclusão. Sua emissão é automática com o pré-requisito do aluno realizar todos os exercícios e tirar uma nota mínima 6 na prova final.

4. Espanhol Grátis

Lançado em 2007, o Espanhol Grátis foi o primeiro site a disponibilizar gratuitamente um curso online de espanhol completo e gratuito em português. Assim, o site possui uma série de lições que vão do nível básico ao avançado com recursos de áudio, vocabulário e exercícios autocorrigíveis.

Mas não é só isso: há também recursos extras, com gramática, exercícios e textos avulsos, bem como um guia de viagens e dicas culturais. A ideia é que você coloque cada vez mais o espanhol no seu dia a dia, tornando-a mais familiar para você.

Ao contrário de outros sites e plataformas que já citamos, não é necessário cadastro no Espanhol Grátis para começar o curso. Então, ao longo das lições, não se esqueça de marcar onde parou para não se perder.

5. Seda College

Seda College é uma premiada escola de inglês localizada em Dublin, na Irlanda, voltada para estudantes de intercâmbio da América latina, Ásia e Europa. Para além dos cursos presenciais, a instituição também lançou uma plataforma de cursos online e gratuitos.

Além do inglês, é possível também aprender o básico de espanhol. O curso básico possui 14 aulas disponíveis em vídeo. Para acessá-las, é só fazer um cadastro no site da escola.

6. University of California

Através da plataforma Coursera, a University of California (UC) oferece não só um curso, mas um programa de cursos integrados de espanhol básico.

No entanto, diferente dos outros que mencionamos acima, o curso desenvolvido pela UC baseia-se na expansão do vocabulário, explorando as 1500 palavras e expressões mais comuns da língua espanhola. Dessa forma, ao completar o programa o aluno será capaz de ler, escrever e falar em espanhol em viagens, no trabalho ou em outras ocasiões informais.

O programa tem duração prevista de 5 meses (seguindo um ritmo de 5h semanais de estudos) e é composto por 4 cursos, sendo eles:

  1. Conhecendo pessoas;
  2. Experiência cultural;
  3. Esportes, Viagem e Casa; e, por fim,
  4. Profissões e eventos sociais.

O curso está disponível para todos gratuitamente, no entanto, se você quiser ter acesso ao certificado de conclusão, precisa pagar uma taxa ou requisitar auxílio financeiro para obtê-lo também de forma gratuita.

Ah, e vale ressaltar que, por ser desenvolvido por uma universidade norte-americana, as instruções do curso estão em inglês. Mas, mesmo que você não possua domínio da língua, os vídeos possuem legendas em português (de Portugal). Então não esqueça de ativá-las!

E aí, qual curso mais chamou a sua atenção? Esperamos que você aproveite as dicas que trouxemos neste artigo e comece já a aprender espanhol! E continue acompanhando nosso site para mais conteúdos como este.