80 bolsas de estudo de ensino superior para brasileiros na Holanda

A Orange Tulip Scholarship (OTS), programa de intercâmbio da Nuffic Neso, tem mais de 80 bolsas de estudo de ensino exclusivas para Brasileiros abertas. Entre graduação, mestrado e MBA, é possível se candidatar para uma vaga nas instituições de ensino cadastradas. As inscrições já começaram e tem previsão de encerramento entre fevereiro e maio, dependendo da universidade.

As bolsas de estudos

O programa da OTS 2020-2021 contempla cursos em de diferentes áreas de estudo, sendo eles: Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas. 

As bolsas são destinadas para estudantes em diversas etapas de formação. Para os estudantes que vão ingressar na graduação entre 2020 e 2021, é possível se inscrever para cursar toda a graduação no país. Além disso, para quem já está na reta final da graduação, também existe a possibilidade de fazer somente o intercâmbio e cursar somente último ano (na categoria Final Year). 

Já para os graduados em busca de uma pós-graduação, as bolsas também estão abertas para o MBA e o Mestrado. 

As bolsas de estudo são de apoio integral ou parcial ao estudante brasileiro admitido em uma universidade holandesa. Para as bolsas integrais, são oferecidos até 25 mil euros em anuidade dos cursos e mais ajuda de custo para estadia, alimentação e transporte. 

O processo seletivo

Para participar do processo seletivo de bolsas de estudo da OTS, é necessário, primeiro, ser aceito em um programa de estudos de uma das universidades holandesas. Os documentos pedidos para a candidatura podem variar de acordo com a instituição, mas existe uma lista geral de documentos mais comuns. Um deles é o teste de proficiência em inglês TOEFL iBT ou IELTS, com pontuação de acordo com o exigido pela universidade. O candidato também deverá apresentar o seu currículo, uma carta de motivação e uma carta de referência (no caso de mestrado ou MBA), ambos em inglês. 

As inscrições para admissão nos cursos serão feitas nas próprias universidades, através dos seus sites oficiais. Ao todo, são 27 instituições abertas a receber alunos brasileiros nos seus programas de formação. Elas estão espalhadas por todo o país e cabe aos candidatos pesquisar e decidir qual instituição tem o programa de estudos que melhor se adequa ao seu perfil. 

Você pode conferir a lista completa de instituições e saber mais sobre os cursos, os pré-requisitos e os prazos de inscrição. Vale ressaltar que é possível se candidatar para até 4 instituições de ensino. 

Após a admissão na universidade, os estudantes deverão preencher um formulário e enviar os documentos necessários para a Nuffic Neso. O resultado final das bolsas de estudos deve sair em junho. 

A Orange Tulip Scholarship 

A Orange Tulip Scholarship é um programa anual da Nuffic Neso, em parceria com o governo holandês em diversos países do mundo. No Brasil, o programa começou em 2012 e já contemplou estudantes em diversas áreas e níveis. China, Índia, Vietnã, Indonésia, Coréia, Rússia, África do Sul e México são outros países em que a OTS oferece bolsas de estudos anualmente. As bolsas de estudo são concedidas pelo governo da Holanda e todo o processo seletivo é administrado pela Nuffic Neso. 

    3000