Almoço com o chefe: como se comportar e aproveitar a oportunidade

Um almoço com o chefe pode ser um convite inesperado e sinônimo de muito nervosismo. Ser chamado para um almoço significa que seu chefe está interessado no seu trabalho e no que você pode contribuir para a empresa. Mas, ao contrário de uma reunião a portas fechadas, mais formal e séria, o almoço é uma forma mais leve e casual, sem o estresse do ambiente de trabalho para conversar. 

Este momento pode ser muito mais fácil com algumas dicas de comportamento. Neste artigo, você pode conferir como tornar esse evento uma oportunidade para a sua carreira

1. Entenda o objetivo do almoço

Para conhecer melhor sua trajetória e o seu trabalho; para discutir estratégias para realizar um projeto; como uma compensação pelo desempenho: são alguns dos motivos pelos quais o chefe pode te convidar para almoçar. Geralmente, este motivo é exposto logo no convite, mas em algumas situações o objetivo do encontro pode não ser declarado. 

Para esses eventos, a preparação é necessária, mas não fique ansioso nem ensaie cada fala. Como se trata de um ambiente diferente, é comum os almoços terem um tom mais casual. Por isso, o primeiro passo para se preparar e ter um almoço agradável com o chefe é entender o objetivo do convite. 

2. Pontualidade demonstra comprometimento

Ser pontual é sinal não só de responsabilidade mas também de comprometimento. Essas são duas qualidades bastante valorizadas no mundo corporativo. Lembre-se de que você pode estar sendo analisado pelo seu chefe. 

Dificilmente você receberá um convite em cima da hora para um almoço como este. Por isso, planeje o seu dia para que consiga chegar no restaurante no horário marcado. É melhor que seu chefe se atrase um pouco e você o espere do que aconteça o contrário. 

3. Deixe que o ritmo seja ditado pelo anfitrião

Lembre-se que quem comanda o ritmo do encontro é o seu anfitrião. Comece agradecendo o convite, mas evite se adiantar para discutir determinados assuntos. 

Lembre-se que a relação empregado-chefe ainda está pautada. Por isso, mantenha-se no ritmo dele.

4. Atenção ao seu comportamento

Por mais que o almoço tenha um tom mais casual, isso não significa que você não está no seu horário de trabalho e na presença do seu chefe. Por isso, tenha atenção ao seu comportamento à mesa, mantendo uma postura profissional. Vista-se bem e respeite a etiqueta da mesa. Responder mensagens ou atender o celular devem ser completamente evitados, mesmo que o seu chefe faça isso. Mantenha o celular guardado no bolso ou deixe-o no escritório: isso demonstra foco total no encontro. 

5. O que dizer e o que não dizer 

Talvez essa seja a questão de maior dúvida para quem vai ter um almoço com o chefe. Estar frente a frente com o chefe em um local diferente pode causar um desconforto em relação à conversa. O silêncio total deve ser totalmente evitado, mas pode puxar assunto para quebrar o gelo? Tudo, novamente, depende do tom do encontro. Piadinhas podem não ser apreciadas por muitos chefes. 

Nossa dica é manter o equilíbrio sempre e variar os assuntos. Dessa forma, fale de si, do trabalho, de projetos, mas, como falamos anteriormente, deixe que o ritmo seja ditado por seu chefe. Não transforme a conversa em um monólogo fazendo falas gigantescas.

No entanto, se ele lhe fizer perguntas muito pessoais sobre o trabalho, a empresa ou sobre os seus colegas de trabalho, mantenha a calma e tente responder da forma mais profissional e diplomática possível. 

6. Evite bebidas alcoólicas

Outro tema que gera dúvidas nas pessoas é em relação ao almoço em si: o que pedir e o que beber? O bom senso e equilíbrio é sempre a resposta. Não peça pratos muito difíceis de comer (para não se sujar), pratos que você não conhece (afinal, e se você não gostar ou não reagir bem a ele?) ou ainda pratos muito caros. Em relação às bebidas, evite ao máximo as alcoólicas, mesmo que o seu chefe peça uma para si. Sucos ou refrigerantes são sempre as melhores opções, além da água. Lembre-se que, após o almoço, você retornará ao trabalho. 

7. E a conta?

Esse pode ser um ponto delicado. Porém, a regra é clara: o anfitrião paga a conta do almoço. Você pode se propor a dividir, mas não insista se ele recusar. E nem se sinta constrangido. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você se sinta mais confortável e tenha um ótimo almoço com seu chefe! Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas que estejam nessa situação e continue a acompanhar nossas postagens.