10 ideias criativas para melhorar o seu ambiente de trabalho, já!

Embora seja o sonho de muitas pessoas poder trabalhar com toda alegria, satisfação e disposição; as empresas estão abarrotadas de profissionais que não se sentem realmente satisfeitos nos seus trabalhos. Uma das alternativas para ajudar a reverter esse cenário, é poder trabalhar em um ambiente agradável e no qual se sinta feliz.

Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de ideias criativas para melhorar o seu ambiente de trabalho, e te ajudar a se sentir muito mais realizado profissionalmente. Confira!

Antes de tudo, entenda porque o seu ambiente de trabalho não está bom

Quando há algo que nos incomoda ou que interfira em nosso bem-estar de alguma forma, é preciso fazer uma reflexão ou até mesmo uma autoanalise, para entender o que está ocasionando essa situação.

É importante então que você entenda o que, de fato, contribui para que o seu ambiente de trabalho não esteja bom para você. As causas mais comuns que levam os profissionais a reclamar de um ambiente de trabalho ruim, são:

  • Sensação de ambiente pesado e/ou com muita pressão;
  • Muitas pessoas infelizes ou desmotivadas;
  • Recorrência de situações ruins ou desagradáveis;
  • Sensação de que você “mora” no trabalho;
  • Injustiças ou falta de reconhecimento;
  • Sofrer situações de falta de respeito no ambiente de trabalho.

Ideias criativas para melhorar o seu ambiente de trabalho

Confira algumas ideias que podem te ajudar a reverter a sensação de insatisfação ou infelicidade no ambiente de trabalho:

1. Interaja mais com seus colegas

Se o problema for um ambiente pesado ou com muita pressão, interagir mais com seus colegas de trabalho, compartilhando ideias ou até mesmo desabafando sobre os problemas existentes, podem ajudar a tornar o dia a dia mais leve.

2. Participe dos happy hours

Não deixe de participar dos happy hours que acontecerem no seu trabalho. Essas são ótimas oportunidades de conhecer mais sobre os colegas de trabalho e melhorar o convívio de maneira geral. E se não houver muitos happy hours no seu trabalho, porque não promovê-los, também?

3. Faça pausas para um café

Pesquisas confirmar o quanto é importante fazer pausas durante o dia de trabalho, para esticar as pernas, tomar um lanche, respirar um ar puro ou tomar um café.

4. Almoce em lugares agradáveis e com colegas com os quais gosta de conversar

Os horários de almoço devem ser respeitados e são fundamentais para que você tenha uma pausa para descansar a mente e mexer as pernas, durante o dia de trabalho. Por isso, evite comer na mesa enquanto trabalha. Saia para almoçar em lugares agradáveis e com companhias agradáveis.

5. Fuja de rodinhas de fofocas

Não faça parte das rodinhas de fofoca. Por mais que as novidades da famosa “rádio peão”, possam parecer interessantes, as fofocas podem acabar mal e você sair prejudicado.

6. Evite as pessoas negativas e desmotivadas

Quando a pessoa não está se sentindo bem, ela tende a sentir que está rodeada somente por pessoas que estão iguais ou piores. E essa ideia só faz piorar a situação, até porque raramente é verdade que todo mundo a volta se encontra desmotivado ou infeliz.

Muitas vezes, são as nossas atitudes que acabam atraindo pessoas negativas e desmotivadas. Por isso, é preciso ficar atento! Algumas dessas pessoas são podem ser do tipo “pessoa tóxica”, que é aquela que costuma transmitir seu descontentamento para as pessoas ao redor, disseminando seu negativismo através de reclamações, percepção negativa de tudo, falta de otimismo e descrença. Fique longe dessas pessoas!

7. Não colabore com injustiças ou situações de falta de respeito

Um bom começo para um ter um ótimo ambiente de trabalho é manter um convívio saudável e respeitoso, com todos. Por isso, não participe nem incentive brincadeiras pejorativas e nem contribua com injustiças. Caso haja alguma situação que compromete significativamente o bem-estar no ambiente de trabalho, procure o canal de denúncia da sua empresa.

8. Deixei a sua mesa organizada

Manter uma mesa de trabalho organizada é comprovadamente um bom começo para ter um ambiente agradável. Por isso, mantenha o seu material de trabalho organizado, além de deixar perto de você coisas que te agradam e deixar o ambiente mais alegre e colorido, como plantinhas, fotos, canetas coloridas, etc.

9. Faça uma prece e mentalize positividade e gratidão

Se você está passando uma fase ruim no trabalho ou as coisas realmente não vão muito bem por lá, seja você a pessoa disseminadora de boas energias. Comece o seu dia fazendo uma prece, agradecendo pelo seu trabalho, mentalizando coisas boas e com disposição para encarar o dia com boa vontade e determinação. Transmita palavras otimistas aos seus colegas e distribua sorrisos.

Além disso, sinta gratidão por ter um emprego e procure sempre se lembrar o que te motivou a querer trabalhar ali, e o quanto certamente você se sentiu feliz quando recebeu a notícia da contratação. O cansaço e a sobrecarga do dia a dia, muitas vezes podem fazer com que nos esqueçamos desses momentos bons e do quanto é gratificante termos sido convidados a fazer parte de uma empresa.

10. Trabalhe duro, mas não deixe de viver!

Sem dúvidas o trabalho é muito importante na vida de todas as pessoas. Mas manter uma vida social, conviver com a família e amigos, praticar atividades físicas, dormir o tempo necessário, enfim, são coisas tão importantes quanto. Por isso, caso você note que está passando tempo demais no trabalho e isso está impactando os demais pilares da sua vida, policie-se e reveja os seus horários e a sua rotina.

O que você achou dessas ideias criativas para melhorar o seu ambiente de trabalho?

Analisando as ideias apresentadas aqui, é possível perceber que, muitas vezes, tornar um ambiente ou uma situação mais agradável e favorável para nós mesmos e, também, para quem está ao nosso redor; só depende de nós.

Por isso, aproveite essas dicas e haja para se sentir mais feliz no dia a dia do seu trabalho! Afinal, é fato que passamos a maior parte do nosso tempo, trabalhando. Então, não tem como aceitar numa boa o fato de não se sentir feliz por lá!

3000