Apêndice de TCC: o que é, porque e como incluir

Ao escrever um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é preciso ficar atento a uma série de detalhes sobre a sua estrutura e apresentação. Embora possa confundir muitos estudantes no início, esses detalhes não só guiam a estrutura argumentativa do texto. Mas também padronizam a produção científica, o que facilita a sua leitura e, consequentemente, a apreensão e transmissão do conhecimento. 

Entre os elementos que compõem a estrutura de um TCC, está o apêndice. Embora seja um elemento opcional, ele tem grande importância para o enriquecimento da análise proposta no desenvolvimento do texto. Neste artigo, vamos falar sobre o que é, porque e como incluir apêndice(s) no seu TCC. Confira!

O que é o apêndice e por que incluí-lo no TCC

O apêndice é um elemento pós-textual, ou seja, que vem após o texto principal do trabalho acadêmico. Na estrutura usada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o apêndice vem logo após as referências bibliográficas e o glossário. E é sucedido pelo(s) anexo(s) e índice(s). No entanto, com exceção das referências, todos esses elementos são opcionais ao trabalho. 

Em suma, o apêndice é um item complementar à leitura do texto principal. Mas, a sua inclusão não deve apresentar prejuízos para o texto. Ou seja, não apresenta-se informações novas para a argumentação do texto no apêndice. 

Outro ponto fundamental de um apêndice é o fato de que o seu conteúdo é elaborado pelo próprio estudante – autor do trabalho. Por isso, é o local ideal para incluir tabelas completas de com os dados coletados durante a pesquisa, imagens, modelos de questionários, transcrições de entrevistas e quadros, entre outros documentos produzidos durante a pesquisa.

Assim, a inclusão de apêndices no trabalho acadêmico é interessante para mostrar aos leitores os caminhos percorrido para obter os resultados apresentados na pesquisa. 

Mas, como não se trata de um item obrigatório, fica a critério do estudante e do seu orientador avaliar quais os documentos produzidos durante a pesquisa que podem se tornar apêndices do trabalho.

Apêndice ou anexo?

Ao elaborar um trabalho técnico ou acadêmico, é comum confundir o apêndice e o anexo. Afinal, trata-se de dois elementos pós-textuais onde se inserem complementos à leitura do trabalho, dando embasamento para a argumentação do texto. Além disso, ambos são elementos opcionais para o trabalho. 

Mas existe uma diferença clara entre esses dois elementos. 

O apêndice, como já citado, consiste em materiais produzidos pelo próprio estudante, autor do trabalho e que tem por objetivo complementar a argumentação. Como é o caso, por exemplo, da transcrição de entrevistas ou de questionários feitos para a coleta de dados da pesquisa. 

Por outro lado, o anexo consiste em materiais coletados e produzidos por fontes externas. É o caso, por exemplo, de reportagens de jornais, imagens, leis ou até mesmo tabelas produzidas por institutos de pesquisa. De acordo com a NBR 14724, da ABNT, o propósito do anexo é ilustrar ou comprovar a argumentação proposta no trabalho. 

Assim, sempre que você possuir um material e tiver dúvidas sobre onde encaixá-lo no seu trabalho, faça as seguinte questão: Esse material serve para ilustrar ou complementar a análise que estou fazendo no meu trabalho? Se a resposta for ilustrar, insira esse material nos anexos do seu trabalho escrito. Mas, se a resposta for complementar, insira nos apêndices!

Como elaborar seu(s) apêndice(s) de acordo com a ABNT

Cada apêndice deve ser identificado por uma letra do alfabeto maiúscula (A, B, C…), de forma consecutiva, seguida por um travessão e o seu respectivos títulos. E caso o seu TCC possua mais do que 23 apêndices e se esgotem as letras do alfabeto, recomenda-se o uso de letras dobradas (AA, BB, CC…). Dessa maneira, mantém-se uma organização do documento e fica mais fácil identificar cada apêndice.

Além disso, formata-se o título e todo o conteúdo escrito do apêndice com as mesmas especificações do que o restante do trabalho.

Resumindo…

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12
  • Alinhamento: justificado.
  • Espaçamento: 1,5 cm.
  • Parágrafo: 1,5 cm.
  • Margens: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm.

E como os elementos pós-textuais não possuem seções numeradas, centraliza-se o título na página correspondente, como indicado na NBR 6024

Assim, veja um exemplo de apêndice:

Outro ponto importante é que inicia-se cada apêndice em uma folha nova, de modo a que não constem mais de um apêndice na mesma página. 

Já no sumário, não há regra clara se é preciso ou não indicar as páginas de todos os apêndices presentes no trabalho ou somente a página onde esse item começa. No entanto, se o trabalho possuir vários apêndices, recomenda-se incluir a paginação de cada um deles para facilitar a sua localização no documento. 

Confira um exemplo de sumário com descrição de apêndices:

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender mais sobre os usos do apêndice em um TCC. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre o mundo acadêmico e profissional!