Conheça 12 aplicativos de fotos para fotógrafos amadores ou profissionais

Para algumas pessoas, a fotografia é um hobby. Para outros, uma forma de renda. Seja qual for o seu caso, há aplicativos gratuitos que podem ser baixados e facilmente utilizados em seu celular. Confira a seguir 12 sugestões de aplicativos de fotos para experimentar.

Aplicativos de edição de fotos

É comum encontrar pessoas que transformaram sua paixão por fotografia em sua ferramenta de trabalho ou de complemento de renda. Mas mesmo os amadores podem aprender muito sobre o assunto por meio da internet. Melhor ainda, alguns aplicativos oferecem tutoriais que permitem aprender a trabalhar as fotos na prática.

Aplicativos de fotos são muito úteis também para quem possui um blog ou canal. Personalizar suas imagens deixa seu material mais personalizado e o diferencia dos demais.

Aqui, você conhecerá 12 aplicativos de edição de fotos, todos gratuitos e disponíveis para Android ou IOS. Alguns podem cobrar para oferecer determinados recursos extras. As sugestões que apresentaremos possuem boas avaliações dos usuários, com média em torno de 4,5 de 5 estrelas. Confira e escolha o seu favorito.

1. Fotor

Equiparado ao concorrente Photoshop Lite pela BBC, este aplicativo oferece ampla variedade de recursos para a edição de suas fotos. Dentre os estilos encontrados no Fotor, estão:

  • Preto e branco;
  • Vintage;
  • Filme;
  • Caleidoscópio, entre muitos outros.

O aplicativo permite o uso de até 10 funções para a edição de sua imagem. Algumas ferramentas são atualizadas semanalmente, aumentando as opções de recursos como molduras, adesivos e filtros.

O Fotor é uma plataforma querida tanto pelos fotógrafos amadores quanto pelos profissionais. Sua função “Desafio” estimula a exposição de seus trabalhos e pode levar até à recompensa por suas fotografias.

Disponível para Android e iOS.

2. Snapseed

Este editor de imagens é produzido pela Google e atende às necessidades não só dos entusiastas à fotografia, mas também dos profissionais. É compatível para a edição de arquivos nos formatos RAW e JPG e inclui 29 diferentes ferramentas para personalizar suas fotos.

Nele, é possível também salvar suas aparências pessoais e utilizá-las em imagens futuras, dando sua cara ao seu trabalho. Dentre suas ferramentas, estão:

  • Adição de texto;
  • Pincel com ajuste de saturação, cor e brilho;
  • Correção, que permite o ajuste ou eliminação de detalhes da foto;
  • Balanço de branco, para dar mais naturalidade à sua foto;
  • Efeito foco;
  • Brilho de glamour, entre outros.

Todos os recursos podem ser usados com rapidez, e seu trabalho pode ser compartilhado diretamente pelo aplicativo.

Disponível para Android e iOS.

3. Cymera

O Cymera é o aplicativo perfeito se você ama tirar selfies. Este editor de imagem possui, dentre seus recursos, a Beauty Camera (câmera de beleza), Selfie Editor e o Face Filter (filtro de rosto).

Além disso, as ferramentas do app permitem a criação de imagens divertidas, incluindo adesivos animados, filtro de luzes e efeitos embelezadores em tempo real.

Mas não pense que este editor de imagens destina-se apenas aos apaixonados por selfies. Seus recursos permitem uma edição completa de qualquer tipo de fotografia. Seus estilos preferidos podem ser salvos e aplicados em qualquer foto, que pode ser facilmente compartilhada por meio do próprio app.

Disponível para Android e iOS.

4. Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop Express é a versão em aplicativo do famoso programa de edição de fotos (Photoshop). Seus recursos são intuitivos, o que permite o uso até mesmo por quem entende pouco ou nada de edição de imagens. Para ajudar os usuários amadores, o app oferece algumas sugestões de como editar sua imagem e conquistar resultados incríveis de maneira rápida e fácil.

veja também:
Despertador online: sites e programas para te acordar

Se você não quer incrementar sua foto, mas apenas corrigir alguns detalhes, também pode. Por meio do aplicativo, é possível corrigir olhos vermelhos ou eliminar pessoas da foto, como aquele intruso ao fundo que passou bem na hora do clique.

Disponível para Android e iOS.

5. VSCO Cam

O VSCO é um aplicativo de edição de imagens que convida o usuário a expressar seu lado artístico através da fotografia. Na versão gratuita, o usuário tem acesso aos recursos básicos de edição.

Se optar pela assinatura anual, terá acesso também a outras ferramentas, como aplicar o estilo vintage das fotografias de antigamente. Para a versão paga, é possível experimentar por 7 dias grátis. Esta modalidade ainda traz várias sugestões, truques e tutoriais para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de edição de fotografia. Compartilhe suas obras e concorra a entrar na seleção da VSCO.

Disponível para Android e iOS.

6. Photo director

O Photo Director é um editor de imagens que promete rapidez e facilidade para sua utilização. Com apenas um toque é possível aplicar recursos que irão transformar o efeito de sua foto. Com as ferramentas disponíveis, sua imagem amadora pode facilmente se transformar em uma obra de arte.

O aplicativo possibilita também a aplicação de filtros de edição antes mesmo de tirar sua foto. Além disso, o usuário pode criar colagens incríveis e compartilhá-las rapidamente através da plataforma.

Disponível para Android e iOS.

7. Pixlr

Se você é um fotógrafo profissional, o Pixlr é para você. Se você apenas aprecia editar imagens por hobby ou se ainda está engatinhando quando o assunto é fotografia, o Pixlr também é para você.

Este aplicativo oferece ferramentas que possibilitam mais de dois milhões de combinações, garantindo um resultado único para cada fotografia editada por você. Salve suas combinações favoritas e utilize-as facilmente quando quiser.

No blog, a Pixlr ainda compartilha dicas para aprimorar as habilidades de edição de imagens de seus usuários. Já no Instagram (@pixlr), a plataforma lança desafios semanais para estimular o lado criativo do fotógrafo que há em você.

Disponível para Android e iOS.

8. Adobe Lightroom CC

O Adobe Lightroom CC é um editor de imagens com recursos avançados e de fácil utilização. Desbravar pela plataforma permite ao usuário aprimorar suas aptidões com a fotografia, criando imagens cada vez melhores. É possível acessar um leque de recursos na versão gratuita, mas o usuário pode também assinar a versão Premium. Dentre as ferramentas gratuitas, você encontra:

  • Recursos de câmera profissional para usar pelo seu celular;
  • Controle de claridade;
  • Desembaçamento;
  • Perfis de edição predefinidos, entre outros.

Disponível para Android e iOS.

9. PicsArt Photo Studio

O PicsArt Photo Studio é um editor de imagens que, além de possibilitar o trabalho em sua fotografia, ainda possui uma vasta variedade de stickers para deixar as imagens mais divertidas. Pelo aplicativo, é possível praticamente montar um scrapbook digital.

veja também:
8 aplicativos para procurar emprego e conseguir já a sua colocação profissional

Seus recursos gratuitos permitem tranquilamente o uso da plataforma, mas há também muitas opções na função paga.

Disponível para Android e iOS.

10. Prisma Photo Editor

O Prisma Photo Editor é um editor de imagens que oferece um recurso divertido: o usuário pode, literalmente, transformar sua foto em uma obra de arte. Com ele, é possível aplicar filtros com o estilo de pintores como Picasso ou Salvador Dalí e dar à sua fotografia uma cara de tela pintada a óleo.

Mas caso prefira, pode também aplicar as ferramentas de edição mais tradicionais ou personalizar sua foto desenvolvendo um estilo próprio.

O problema é que sua função gratuita, que existia desde sua criação, foi recentemente extinta. O usuário pode agora apenas experimentar o app gratuitamente por 3 dias. Depois disso, o valor para uso passa a ser de R$ 61,99 anual.

Disponível para Android e iOS.

11. YouCam Makeup

A proposta deste editor de imagens é um pouco diferente das opções citadas anteriormente. O YouCam Makeup é quase uma forma de brincar de boneca no mundo digital. Um de seus recursos é o embelezador de selfies, que permite trabalhar em partes do rosto ou aplicar maquiagem.

Neste aplicativo, você pode aplicar os filtros instantaneamente ao tirar sua selfie e ainda incluir acessórios como óculos escuros e brincos.

Além das ferramentas de edição, o app também oferece o recurso “diário de pele”: ele dá um diagnóstico da saúde de sua pele, quais áreas necessitam de maior atenção, eficácia de produtos usados e dicas para cuidados com o rosto.

Disponível para Android e iOS.

12. eZy Watermark Lite

Um diferencial deste aplicativo é a possibilidade de colocar a marca d’água em suas fotos, protegendo seu trabalho. Você pode acrescentar sua logomarca, sua assinatura, direitos autorais ou seu nome. Depois de criar sua marca d’água, ela pode ser aplicada automaticamente às suas fotografias.

A plataforma também permite a criação de edição personalizada, que pode ser salva e aplicada sempre que o usuário desejar. Além dos recursos de edição para fotografias profissionais, você pode também se divertir aplicando stickers em suas imagens e compartilhá-las facilmente, direto do aplicativo.

Disponível para Android e iOS.

Baixe o que mais combina com suas necessidades

Se você adora tirar fotos ou trabalha com fotografia, arquitetura, moda ou áreas correlatas, estes aplicativos poderão ser muito úteis. Escolha aquele que mais atende às suas necessidades.

Se você gostou destas dicas, compartilhe este conteúdo com seus amigos! Para mais dicas como estas, continue nos acompanhando.