8 aplicativos de videochamadas para encontrar pessoas sem sair de casa

O isolamento social, a principal estratégia contra o contágio da população do Coronavírus (vírus Sar-Cov-2), teve grande impacto na nossa forma de nos relacionarmos, seja na vida social quando na vida profissional. A transferência para o digital foi a alternativa encontrada para manter a comunicação com os amigos, os familiares e colegas de trabalho. 

Os serviços de videoconferência se popularizaram nos últimos anos, começaram a ser utilizados no âmbito profissional, em reuniões de trabalho, palestras, apresentações e aulas. Hoje em dia, as chamadas de vídeo são realizadas através de um toque na tela do Smartphone e têm sido utilizadas para reunir amigos ou familiares que estejam em locais diferentes. 

Por isso, existem diversos tipos de aplicativos que podem ser utilizados para fazer chamadas de vídeo. Tanto aqueles criados especificamente para esta função quando aqueles em que o vídeo é só uma entre as possibilidades de comunicação oferecidas. A oferta grande também tem a ver com as capacidades de cada um em relação à qualidade de vídeo e ao número de participantes. 

Selecionamos aqui 8 aplicativos para dispositivos móveis e para desktop que estão facilitando a comunicação e a conexão entre as pessoas nestes tempos de confinamento domiciliar. 

1. Skype

Um dos pioneiros na chamada de vídeo, o Skype foi lançado em 2003, com chamadas de vídeo e áudio. Desde 2011 pertence à Microsoft e é um dos softwares para computador mais famosos do mercado. Disponível também como app para celular. A chamada de vídeo o Skype tem resolução HD e comporta interações de até 25 contatos gratuitamente. 

Acesse: WebAndroidiOS.

2. Hangouts ou Meet

Aplicativo do Google, é um dos apps de comunicação mais utilizados para a realização de chamadas de vídeo no mundo. Foi lançado em 2013, substituindo o serviço de mensagens instantâneas, GoogleTalk. Apresenta uma funcionalidade muito parecida com a do Skype. 

As chamadas de vídeo também são de alta qualidade de resolução, já que o app conta com uma velocidade de navegação alta. Em uma chamada de vídeo é possível incluir até 10 contatos, já no chat, é possível criar grupos de até 150 contatos. Para utilizar é necessário possuir uma conta Google.

Para contas corporativas da Google (GSuit), o Meet é uma variante do Hangouts , a chamada de vídeo permite a participação de até 250 contatos no maior plano de assinatura. 

Acesse: WebAndroidiOS.

3. Whatsapp

Aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil, o Whatsapp também possui a função de chamadas de vídeo, além dos chats de texto e das chamadas de voz. A qualidade da resolução de vídeo depende do tipo de conexão com a internet que o usuário utiliza. O ponto fraco do aplicativo é que suas chamadas de vídeo se limitam a 4 contatos através do smartphone. E embora os chats do app possam ser acessados na versão Whatsapp Web, não é possível realizar chamadas de voz nem de vídeo por computador.

Acesse: AndroidiOS.

4. Facebook Messenger

Da mesma desenvolvedora do Whatsapp, a aba de mensagens da rede social Facebook permite a interação com ainda mais pessoas em um grupo. É possível interagir com até 50 pessoas (sendo que somente 6 via vídeo, as demais via áudio) em uma mesma chamada. Para isso, é necessário somente ter uma conta no Facebook.

É possível acessar através do navegador do computador ou do app Messenger disponível para dispositivos móveis. 

Acesse: WebAndroidiOS

5. Duo

Outro app da Google focado em chamadas de vídeo. Lançado em 2016, a principal vantagem do Duo é a sua interface mais simples e leve, funcionando até mesmo as lentes de câmera mais lentas. 

Tem uma ótima resolução de imagem e as atualizações mais recentes do app tem recursos que otimizam o vídeo em ambientes de pouca luz. Com o maior uso dos aplicativos de chamadas durante a pandemia do Coronavírus, a Google anunciou o aumento do limite de usuários conectados em uma chamada de vídeo. Agora, é possível conversar com até 12 pessoas ao mesmo tempo por vídeo. Antes o aplicativo permitia a reunião de até 8 usuários.

Acesse: WebAndroid iOS.

6. Facetime

Exclusivo para dispositivos da Apple com iOS ou macOS, o Facetime foi lançado em 2010. Permite chamadas de vídeo com até 32 contatos (a partir da versão 12.1 do iOS) com alta qualidade. O diferencial do Facetime é a possibilidade de usar filtros, stickers e até mesmo criar um Animoji personalizado na sua videochamada. 

Acesse: iOS.

7. Zoom Meetings

Com foco no mundo corporativo, o Zoom é um dos aplicativos mais utilizados para a realização de reuniões e videoconferências. Há planos gratuitos e pagos para se utilizar o aplicativo, com diferentes recursos. No plano gratuito é possível realizar uma videochamada com até 100 pessoas pelo período máximo de 40 minutos. Na versão paga mais completa, é possível incluir até mil pessoas na conferência, duração ilimitada e possibilidade de gravar a chamada.

Outro diferencial do Zoom é a possibilidade de criar transmissões ao vivo, com audiência de até 10 mil pessoas.

Acesse: WebAndroidiOS.

8. Imo

O Imo foi um aplicativo que chamou muito a atenção pela sua função de chamadas de vídeo, especialmente quando o seu concorrente Whatsapp ainda não oferecia esta opção. 

Bastante leve, o app permite também a gravação do vídeo. A quantidade máxima de contatos em uma chamada de vídeo não é especificada pela desenvolvedora do aplicativo.

Acesse: AndroidiOS.

E aí, já conhecia esses apps? Esperamos que eles possam te ajudar a ficar mais perto das pessoas neste momento de isolamento. Compartilhe com seus amigos e não deixe de acompanhar os nosso conteúdos!

3000