Aprender inglês na Netflix: séries e dicas para se aprimorar no idioma

Todo mundo queria poder aprender inglês apenas assistindo séries, não é? Mas aprender inglês na Netflix não precisa ser apenas um sonho! Claro que não será instantâneo, e você precisará estudar além das séries para aprender as estruturas e falar inglês de verdade.

Pois estudantes de todos os níveis podem se beneficiar quando assistem filmes e séries para aprender inglês. Portanto, não há um gênero específico indicado para todos os alunos como romance, comédia, sitcoms ou séries de época. As indicações devem ser feitas de acordo com o nível. Uma série de fantasia medieval, por exemplo, como The Witcher normalmente não será recomendada para iniciantes. Pois há sotaques e vocabulários diferentes dos que encontramos atualmente.

Então, o melhor de aprender inglês na Netflix é que você não precisa ficar focado em apenas um tipo de propósito. Você pode focar na habilidade de escuta, ou apenas no vocabulário, se já tiver certa prática você pode estudar elementos da gramática das frases ditas, ou apenas na compreensão do significado do que está sendo dito.

Mas, antes de começar, aqui vão algumas dicas de como aprender inglês assistindo séries.

Dicas para otimizar seu treino de inglês com séries

Vá aos poucos

Ao utilizar séries e filmes para aprender inglês você não deve começar da forma mais difícil. Imagina chegar em uma academia pela primeira vez para fazer musculação e colocar 100kg para levantar no equipamento! Já podemos imaginar que isso não vai dar certo e que pode até gerar um trauma, né?

Dadas as devidas proporções, o treino da habilidade de escuta no inglês também não deve começar pelo nível mais difícil. Assim, assistir um episódio de mais de uma hora de uma série que se passa em um mundo de fantasia (ou qualquer outro com um vocabulário muito específico) totalmente em inglês sem pausas, repetições ou vocabulário o suficiente só vai te cansar e frustrar.

Organize como será o seu estudo

Comece com uma série que você gosta muito, selecione um episódio que já assistiu e se lembra do que acontece. Escolha uma cena curta, de no máximo 5 minutos (assistir uma cena muito longa pode te render dor de cabeça e muita confusão). Mude o áudio e a legenda para inglês. Assista à cena pela primeira vez sem anotar nada, apenas para se ambientar ao som das palavras.

Então, assista pela segunda vez, agora anotando as palavras ou frases que já conhece (não precisa escrever certo, você pode checar a ortografia depois). Na terceira vez anote algumas palavras que não conseguiu ouvir (a legenda vai te ajudar nisso) para poder procurar no dicionário depois e também palavras que você conseguiu ouvir, mas que ainda não sabe o significado.

Revise o que assistiu

Depois do treino revise suas anotações, crie diálogos novos na sua cabeça com as frases/palavras que entendeu, tente colocar a mesma frase na forma negativa, procure no dicionário as palavras que conseguiu ouvir, mas não conhecia. O importante é movimentar esse vocabulário para que a atividade não se resuma à assistir.

Vá além do que os personagens dizem

Os elementos visuais fazem parte da compreensão. Não adianta se culpar dizendo “só consegui entender porque estava vendo o que estava acontecendo”. No mundo real, quando você for falar com alguém em inglês você terá contato com muitos estímulos: visuais, contextuais… Tudo isso irá te ajudar a compreender uma frase e te dar recursos para criar uma resposta.

Falar uma língua não é só gramática e vocabulário, mas articular esses conhecimentos com o que está acontecendo no momento e responder adequadamente.

Treine muito

Não se sinta mal se não compreender todas as palavras que forem ditas. Repita as cenas selecionadas quantas vezes precisar e vá aumentando o tempo conforme for se sentindo mais confortável.

Mas, se sentir que não está compreendendo quase nada do que é falado não importa as repetições, dê uma pausa, selecione um trecho menor da cena e foque em compreender uma palavra por vez.

Lembre-se: aprender inglês é um processo que requer treino e tempo!

Todas as séries apresentam possibilidades de estudo para todos os níveis de inglês

Isso porque as histórias das séries apresentam situações complexas que podem ser expressadas de forma simples ou exigir o uso de estruturas mais sofisticadas. Tenha em mente qual o tipo de habilidade exigida do seu nível de conhecimento, para estabelecer metas mais realistas nos seus estudos. Portanto, quando for assistir uma série para aprender inglês, busque focar no vocabulário que faz sentido para o seu nível. Para te ajudar a compreender o que se espera do seu nível, veja as descrições abaixo:

O vocabulário de um iniciante gira ao redor de situações do cotidiano e informações pessoais ditas de forma simples. As séries que melhor abordam essas situações são as sitcoms (situation comedies), pois são voltadas a acontecimentos corriqueiros, do dia a dia, que poderiam facilmente acontecer em nossas vidas.

Já o grau intermediário consegue se comunicar com maior naturalidade com falantes nativos e além do vocabulário do dia a dia, consegue se expressar sobre seus interesses pessoais, bem como ter uma compreensão mais ampla na língua.

Por outro lado, no nível avançado as palavras vêm mais facilmente na hora de conversar, compreende a maioria do que ouve ou lê, consegue compreender informações que estão nas entrelinhas e consegue se expressar com fluência.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é esperado de cada nível e também algumas dicas para estudar com mais qualidade. Confira nossa lista de séries para todos os gostos e níveis de inglês.

10 Séries para aprender inglês na Netflix

1. Emily in Paris

Emily é uma executiva de marketing que vai passar uma temporada em Paris após receber uma proposta de trabalho. É uma série que aborda um choque cultural entre a protagonista americana e sua estadia em Paris. Como muitas coisas são novas para Emily, ela acaba usando estruturas que são muito úteis para quem está aprendendo, e também para aqueles que, como ela, querem fazer um intercâmbio.

Um extra são os franceses falando inglês. Com eles, podemos aprender diversos sotaques, além de perceber que nem todos os falantes de inglês soam como americanos.

2. The good place

Uma série que fala muito sobre a vida (e a morte) e ainda garante umas boas risadas. Conheça Eleanor, que morreu e foi para o “lugar bom” sem ter certeza se foi boa o suficiente em vida.

Vale a pena estudar usando a série porque há vários diálogos simples sobre o dia a dia e outras coisas da vida, os personagens têm passagens onde falam de uma forma mais pausada, o que pode te ajudar a compreender os sons e ligá-los às palavras. Extra: Há uma personagem britânica, o que pode te ajudar ainda mais com novos sotaques.

3. Avatar: A lenda de Aang

Aang é apenas um menino, mas com grandes poderes: ele é o avatar, pessoa capaz de controlar os 4 elementos e trazer a paz para o mundo. A animação traz muitas aventuras e alguns insights de vez em quando.

Vantagens de usar essa série: é possível encontrar diálogos em que os personagens não falam tão rápido, o vocabulário é amplo, e você ainda pode treinar estruturas básicas e avançadas.

4. Arcane

Uma animação de ação e aventura derivada do jogo League of Legends, que gira em torno de um jogo de poder delicado entre a rica Piltover e a pobre e decadente Zaun. Ao mesmo tempo, temos a relação entre duas irmãs que também estarão em lados opostos. A surpresa em usar essa animação é a possibilidade de aprender um vocabulário de ação e fantasia, e também sobre relações familiares.

5. Perdidos no espaço

Nova versão de um clássico dos anos 60, Perdidos no Espaço é outra série que traz um vocabulário sobre família. Além disso, está repleta de vocabulário sobre naves, robôs, e vida em outros planetas.

6. O gambito da rainha

Nesta série acompanhamos os altos e baixos da vida de Beth Harmon, uma jovem que descobre muito cedo seu talento para o xadrez. A história se passa na década de 60, portanto o vocabulário é mais antigo e apresenta diferenças com o de hoje. Além do treino usual do inglês você vai ter contato com muito vocabulário específico sobre xadrez.

7. Bridgerton

A série se passa na alta sociedade londrina do século 19, e recebe certa influência dos romances de Jane Austen. Daphne Bridgerton está à procura de  um marido adequado, mas é atrapalhada pelo irmão mais velho. O vocabulário de época, e as formas de tratamento de pessoas numa hierarquia social superior vão te ajudar tanto no inglês mais formal quanto a se preparar para outros conteúdos de época.

8. A maldição da residência Hill

Escolhemos uma série de terror psicológico na lista para quem gosta do gênero. Afinal, qualquer tipo de situação serve para aprendermos um pouco mais da língua inglesa, certo?

Na história cinco irmãos criados na mansão mal-assombrada Hill, voltam para lá depois de adultos após o suicídio da irmã mais nova. Apesar de toda a tensão e das cenas de susto, é uma boa série para selecionar pequenos trechos e analisar a língua com calma.

9. The Witcher

Na fantasia conhecemos o solitário caçador de monstros Geralt de Rivia. Em sua jornada cruzará com a poderosa feiticeira Yennefer de Vengerberg e com a princesa Ciri. Aqui você irá encontrar um vocabulário de fantasia sobre monstros e magia.

10. Dear White People

Por fim, essa é uma série que aborda de forma divertida (na maioria das vezes) assuntos muito sérios. Ela acompanha a vida de jovens afro-americanos em uma faculdade de elite que conta com uma maioria de alunos brancos. Aqui você verá um vocabulário sobre faculdade, política, racismo e luta racial. Vale muito a pena!

 

Nossa lista tem séries de diferentes estilos e diversos níveis de dificuldade na escuta. Se você é iniciante, fique tranquilo, siga nossas dicas e vá aos poucos. Se você entendesse tudo de primeira não teria motivo para estudar, não é mesmo? Escolha uma série, organize seus estudos e dê play!