Apresentação de TCC: veja dicas para apresentar o seu

O trabalho está completo, horas e horas de esforço e pesquisa foram cumpridas e, finalmente, chegou o grande dia para a sua apresentação do TCC. Mas, como apresentar um TCC para a banca? O frio surge na barriga e o nervosismo começa a brotar, e agora?

Vamos conhecer um pouco mais sobre a estrutura de uma apresentação e o roteiro para apresentar TCC. Continue acompanhando e tire de letra a sua apresentação!

Montando um roteiro para apresentar TCC

A base para uma boa apresentação de trabalho de conclusão de curso é ter em mãos um bom roteiro preparado para ensaios e mais ensaios. Sim, além do roteiro, muito ensaio será essencial para uma apresentação segura e bem elaborada.

A primeira coisa que se deve ter em mente é, quanto tempo há para a apresentação. Informe-se sobre o tempo limite que você tem para apresentar o seu trabalho. Normalmente os trabalhos são apresentados em 20 minutos ou menos. Por isso, o roteiro deve ser programado para atender o tempo estabelecido e evitar problemas.

Estrutura da apresentação, por onde começar?

No decorrer dos semestres provavelmente você já terá apresentado alguns projetos e seminários. Essas apresentações foram muito úteis, pois, serviram também para lhe preparar para este dia.

Agora, por onde começar? No final das contas, apresentar um TCC é algo padrão para vários cursos, assim, como apresentar um TCC de direito é o mesmo de como apresentar um TCC de pedagogia, apenas mudando o conteúdo e o curso.

A estrutura padrão para o roteiro da apresentação será sempre o mesmo:

  • Apresentação e cumprimentos;
  • Identificar quem é o autor e o orientador do trabalho;
  • Apresentar o problema do trabalho;
  • Os objetivos que você busca alcançar;
  • A hipótese que foi escolhida;
  • O desenvolvimento ou metodologia aplicada;
  • Os resultados alcançados;
  • E por fim, a conclusão.

Em um primeiro impacto, pode parecer muita coisa e você deve estar pensando “como apresentar TCC em 20 minutos?”. Este tempo é mais do que o suficiente!

Apresentando-se e cumprimentando a banca

Nesta etapa você irá cumprimentar as pessoas da banca, informar o seu nome, quem foi que orientou o seu trabalho e então informar o título e sobre o que é o seu trabalho. Tudo isso, não deve levar mais do que 1 minuto, assim, dívida bem o que será dito, tentando planejar o tempo por quantidades de falas.

Uma boa soma são 100 (cem) palavras por minuto. Sendo assim, um trabalho de 20 minutos você falaria em torno de 2.000 (duas mil) palavras.

Apresente o problema do trabalho e os objetivos

Aqui é onde você apresenta qual o problema proposto pelo trabalho (problema que você busca solucionar no desenvolvimento) e os objetivos que busca alcançar no final.

Lembre-se de sempre usar palavras no infinitivo:

  • Alcançar;
  • Buscar;
  • Encontrar;

Para essa etapa utilize entre 1 e 2 minutos.

Apresente as hipóteses do seu trabalho

Apresente a hipótese da qual o seu trabalho partiu para a banca, visando sempre ser claro e direto. Lembre-se de que a banca terá lido o seu trabalho, sendo assim, eles sabem do que ele se trata, por isso, seja objetivo! Apresentar a hipótese não deve levar mais do que 1 minuto!

Desenvolvimento ou metodologia: o corpo do trabalho!

Finalmente chega a parte que é mais importante: o desenvolvimento do trabalho ou metodologia. Nesta etapa é de extrema importância que você seja claro e fale com calma, siga o que você fez no roteiro e dará tudo certo.

Como dito antes, o orientador e as demais pessoas na banca não só terão o seu trabalho em mãos, como já o terão lido. Sendo assim, não precisa se prolongar no discurso, apenas apresente de forma sucinta o conteúdo e a descrição do trabalho, e parta para as soluções para o problema proposto!

Esta etapa da apresentação pode ser bastante cansativa e você pode se perder facilmente, por isso, soluções criativas são sempre bem-vindas, como, apresentar um TCC em Power point, e outras soluções também são aceitas, como, apresentar um TCC em banner.

Mas, não se engane: não coloque o conteúdo por extenso, seja no banner ou no Power Point, apenas coloque frases ou tópicos, pois, esses recursos servem para guiar a mente, apenas.

Concluindo o trabalho, finalmente!

Tenha em mente que a apresentação da conclusão do trabalho deve ser rápida. Para concluir você deve levar no máximo 4 minutos, apresentando os resultados alcançados no trabalho, estratégias utilizadas e, finalmente, qual foi a conclusão.

Conclua sempre com frases:

  • Ao final deste projeto, concluiu-se que…
  • Desse modo, é possível afirmar que os objetivos foram alcançados porquê…

E assim por diante. Com isso, você terá um trabalho bem apresentando e que não será repleto de repetições.

Gostou desta dica? Então continue curtindo e compartilhando nossos conteúdos! Não deixe de nos acompanhar para ter mais dicas como esta!