Apud ABNT: como e quando utilizar no seu trabalho acadêmico

Ao ler um artigo, monografia ou livro acadêmico, você pode já ter se deparado com a palavra Apud logo após uma citação, sem saber bem o que ela significa. Como a palavra é muito específica do meio acadêmico, é normal que boa parte dos estudantes não saibam o que ela representa dentro de um texto.

Têm dúvidas sobre o que ela significa, quando e como usá-la corretamente? Neste artigo, vamos falar o que é Apud e o que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica sobre o seu uso e formatação. Confira!

O que é Apud?

Apud é uma expressão vinda do latim, cuja tradução para o português é “junto com” ou “em”. Hoje em dia, seu uso é praticamente restrito aos trabalhos acadêmicos, vindo logo após uma citação onde um autor comenta a obra de outro.

Assim, um Apud é uma “citação da citação” ou uma citação intermediada por outro autor. Ou seja, é uma citação direta ou indireta feita no trabalho sobre um trecho escrito por um autor comentando o trabalho de outro autor.

Embora pareça um pouco complicado, citar um autor por intermédio do outro é bastante comum no mundo acadêmico. E demarcar essa prática não é complicado, como você pode ver na imagem abaixo:

 

exemplo de apud

Quando fazer um Apud?

Uma dúvida que muitos estudantes têm em relação ao Apud é sobre o momento certo de utilizar o recurso.

Então, a primeira coisa que você precisa saber é que, ao contrário dos demais tipos de citação, o apud é usado somente em situações específicas.

De modo geral, recomenda-se o uso do apud quando, durante a sua pesquisa, você não teve contato com o texto original. Afinal, apesar de termos um volume gigantesco de informações atualmente, muitos documentos e registros já foram perdidos e até destruídos. Por outro lado, há também documentos que não podem ser acessados por outros motivos, como a localização, por exemplo. Nesse caso, o que fazer? Buscar um outro autor que teve contato com o texto original e escreveu sobre ele, claro!

Além disso, há outra situação onde o apud aparece no texto acadêmico: quando o objeto da pesquisa é a análise de determinado autor sobre um assunto, que inclui a obra de outros autores. Quando estamos escrevendo um texto de revisão bibliográfica sobre um determinado conceito ou assunto, por exemplo, o Apud pode ser útil quando precisamos comentar as contribuições, críticas ou análises de um autor A sobre o texto de um autor B.

Mas vale ressaltar que o apud, como qualquer outra citação, precisa contribuir para a argumentação do seu trabalho. Será que aquela é a citação que melhor se encaixa no que você precisa demonstrar no seu trabalho?

Alguns cuidados na hora de fazer uma citação da citação

Seja qual for a situação, na hora de fazer um apud: cuidado redobrado! Afinal, nenhuma citação deve ser feita sem motivo num texto. Ela sempre está ali para ajudar a sustentar o seu argumento. Então, você vai precisar fazer um comentário sobre ela.

No caso específico do apud, o cuidado é necessário porque esse tipo de citação é mais complexo e envolve dois tipos de informação.

  • o que o autor A que escreveu o texto original; e,
  • o que o autor B está comentando o texto original.

A dica para não confundir quem disse o que é simples: faça um fichamento dos textos que irão embasar o seu trabalho antes de começar a escrever. Utilize uma folha de papel ou um documento digital para separar a ideia de cada autor, elencar alguns pontos importantes e situar a abordagem que você irá fazer no texto.

Pode parecer um passo descartável, mas faz toda a diferença. Mesmo fazendo anotações simples, a escrita do seu trabalho vai ficar bem menos complicada e você vai ser capaz de expor suas ideias com mais clareza.

Como fazer um Apud segundo as regras da ABNT?

Como vimos, todo trabalho acadêmico é desenvolvido através de pesquisas teóricas, isto é, da leitura de autores já elaboraram sobre o tema estudado. Elas dar suporte teórico para o que estamos escrevendo e a mensagem que queremos passar para os leitores. Por isso, no corpo do texto, a citação de autores ou textos é imprescindível.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma normativa que especifica todas as regras referentes às citações de documentos em trabalhos acadêmicos, a NBR 10520.

Por isso, para começar, precisamos definir o que significa uma citação. Segunda a norma NBR 10520, toda informação retirada de outra fonte que seja mencionada no texto é caracterizada como uma citação. Estas citações podem ser feitas de suas formas: direta ou indireta.

Citação direta

Uma citação direta é aquela em que interrompemos a escrita do texto para dar voz a uma passagem escrita por outro autor, colocando-o entre aspas (“”). Ela pode ser curta e ter até 3 linhas, sendo assim incluída no parágrafo do texto. Ou pode ser longa, sendo maior do que 3 linhas e separada do corpo do texto em um parágrafo só dela. Elas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte de tamanho menor que a do corpo do texto e sem as aspas.

Citação Indireta

Já a citação indireta é caracterizada pelas paráfrases, ou seja, quando falamos com as nossas palavras o que um autor quis dizer em determinado texto. Ela costuma aparecer precedida de expressões como “de acordo com…”, “segundo…”, “para…”, entre outras.

Não se esqueça de incluir a nota de referência logo após a citação!

Outro detalhe é que após cada citação incluída em um texto, é preciso incluir uma nota de referência de onde ela foi retirada. Por isso, costuma-se informar o/a autor(a), o ano de publicação do texto e a página onde a citação pode ser encontra. Esta nota de referência pode aparecer no texto das seguintes formas:

No sistema numérico, a nota de referência consiste em uma numeração correspondente às referências bibliográficas, que constam no final do trabalho (e também devem ser numeradas e arranjadas na ordem de aparição da referência).

No sistema autor-data, a nota de referência deve aparecer no corpo do texto logo após a citação, entre parênteses (). Ah, e no final do trabalho, esta referência aparece na sua forma completa nas referências bibliográficas.

As regras do sistema autor-data valem para todos os casos de citações, inclusive o apud. Neste caso, mencionamos os dois autores.

Assim, caso o autor referenciado já tenha sido nomeado no corpo texto, não é preciso que o seu nome apareça novamente na referência, somente o autor que o citou e as informações de onde a citação podem ser encontradas. Devemos escrever da seguinte forma:

(apud [autor que referenciou], [ano de publicação do texto], [página onde o trecho se encontra])

Confira um exemplo:

exemplo de nota de referência de apud

Mas no caso do autor referenciado não ter sido nomeado ainda no corpo do texto, incluímos nas referências também o seu nome. Sendo assim:

([Autor referenciado], [ano de publicação do texto] apud [autor que referenciou], [ano de publicação do texto], [página onde o trecho se encontra])

Confira um exemplo:

exemplo de apud em citação direta

E como ficam as referências bibliográficas?

Agora que já mostramos como inserir o Apud como citação no corpo do texto, vamos falar sobre outro ponto importantíssimo em um trabalho acadêmico: as referências. Parte obrigatória dos elementos pós-textuais, é nas páginas de referências que apontamos todos os livros, artigos, monografias e outros documentos que fizeram foram base para a pesquisa. Portanto, é preciso muita atenção aos detalhes e para não esquecer de incluir ninguém!

E como falamos de “citação de citação”, muitos estudantes podem ficar em dúvida sobre quais autores e obras incluir nas referências dos seus trabalhos.

Por isso, atenção: deve-se referenciar somente o texto de onde foi retirada a citação que foi incluída no texto! Não é necessário incluir a obra na qual o texto se refere, independente de você ter lido ele ou não.

Mas vale lembrar que esta regra vale somente para a citação Apud! caso você tenha lido o texto referenciado na citação e se refira a ele em qualquer outro momento do seu texto, ele também deve aparecer nas referências.

Assim como as outras, as referências de Apud devem seguir a normativa NBR 6023 da ABNT, que estabelece como as referências devem ser escritas em trabalhos acadêmicos. Confira como devem ser escritas as citações de diferentes suportes textuais:

Livros, livretos ou monografias

[SOBRENOME DO AUTOR], [Nome do Autor]. [Título e subtítulo da obra]. [Número da edição]. [Cidade da publicação]: [Editora], [Ano de publicação]. E-book. Disponível em: [Link de publicação]. Acesso em: [Data de acesso].

referência bibliográfica de dissertação

Artigo ou matéria em publicação periódica online

[SOBRENOME DO AUTOR], [Nome do autor]. [Título do artigo]. [Título do periódico], [local de publicação], [numeração do ano, volume ou edição do periódico], [páginas onde se encontra o artigo], [Período de publicação]. Disponível em: [Link de publicação]. Acesso em: [Data de acesso].

referência bibliográfica de artigo

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre Apud neste artigo. Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre como melhorar seus trabalhos acadêmicos.