Apud ABNT: saiba como e quando utilizar no seu trabalho acadêmico

Em um trabalho acadêmico você já pode ter se deparado com a palavra Apud nas notas de rodapé ou no corpo do texto quando um autor é citado. No entanto, como a palavra é muito específica do meio acadêmico, é normal que boa parte dos universitários não saibam o que ela representa dentro de um texto.

Têm dúvidas sobre o que ela significa ou como utilizá-la corretamente? Neste artigo, vamos falar o que é Apud, quando utilizá-lo dentro de um texto acadêmico e formatá-lo segundo as regras da ABNT. Confira!

O que é Apud?

Apud é uma expressão vinda do latim que é utilizado em trabalhos acadêmicos para marcar quando um autor é citado por outro autor dentro de uma obra que é referência da sua pesquisa.

Assim, um Apud é uma “citação da citação” ou uma citação intermediada por outro autor. Ou seja, é uma citação direta ou indireta feita no trabalho sobre um trecho escrito por um autor comentando o trabalho de outro autor.

Embora a ideia seja um pouco complicado, é muito fácil fazer um apud no texto acadêmico. Confira:

exemplo de apud

Quando fazer um Apud?

Uma dúvida que muitos estudantes podem ter em relação ao Apud é sobre o momento certo de utilizar o recurso.

Mas quando falamos em uma citação da citação, é preciso pensar em duas informações: o que o autor original escreveu e o que o segundo autor está comentando sobre o texto original. Dessa maneira, podemos pensar melhor sobre os usos que esta “citação da citação” poderá ter no trabalho que estamos escrevendo.

Quando estamos escrevendo um texto de revisão bibliográfica sobre um determinado conceito ou assunto, por exemplo, o Apud pode ser útil quando precisamos comentar as contribuições, críticas ou análises de um autor A sobre o texto de um autor B. Nessas situações, no entanto é preciso tomar certos cuidados. Avaliar o peso da citação escolhida como Apud pode ser necessário, pois em muitas situações pode indicar que o estudante não teve contato o suficiente com a obra original para formular as suas próprias análises. A citação então pode ser mal vista pelos avaliadores do texto, sendo preferível escolher outras passagens para fazer ligações entre o autor A e do Autor B.

Outro exemplo de uso do Apud é em situações onde não se teve contato com o texto do autor B. Neste caso, utiliza-se os escritos de outros autores para falar sobre o B. Ou, em uma situação oposta, o foco não está no texto de B, mas no autor A que o citou, a quem o Apud se refere. Dessa forma, faz sentido para o trabalho acadêmico que a citação da citação esteja lá.

A ideia, portanto, é criar deixar clara a ligação entre os dois textos, com diversas possibilidades de intenções. O importante para determinar se devemos acrescentar um Apud no nosso texto é saber se aquela citação (seja ela direta ou indireta) faz sentido e diferença para o assunto que estamos tratando.

Como fazer um Apud segundo as regras da ABNT?

Todo trabalho acadêmico é desenvolvido através de pesquisas teóricas, ou seja, lendo o que outros autores (passados ou contemporâneos) já elaboraram sobre o tema estudado. Elas são feitas para dar suporte teórico para o que estamos escrevendo e a mensagem que queremos passar para os leitores. Por isso, no corpo do texto, a citação de autores ou textos é imprescindível.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma normativa que especifica todas as regras referentes às citações de documentos em trabalhos acadêmicos, a NBR 10520.

Por isso, para começar, precisamos definir o que significa uma citação. Segunda a norma NBR 10520, toda informação retirada de outra fonte que seja mencionada no texto é caracterizada como uma citação. Estas citações podem ser feitas de suas formas: direta ou indireta.

Citação direta

Uma citação direta é aquela em que interrompemos a escrita do texto para dar voz a uma passagem escrita por outro autor, colocando-o entre aspas (“). Ela pode ser curta e ter até 3 linhas, sendo assim incluída no parágrafo do texto. Ou pode ser longa, sendo maior do que 3 linhas e separada do corpo do texto em um parágrafo só dela. Elas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte de tamanho menor que a do corpo do texto e sem as aspas.

Citação Indireta

Já a citação indireta é caracterizada pelas paráfrases, ou seja, quando falamos com as nossas palavras o que um autor quis dizer em determinado texto. Ela costuma aparecer precedida de expressões como “de acordo com…”, “segundo…”, “para…”, entre outras.

Outro detalhe é que após cada citação incluída em um texto, é preciso incluir uma nota de referência de onde ela foi retirada. Por isso, costuma-se informar o/ autor(a), o ano de publicação do texto e a página onde a citação pode ser encontra. Esta nota de referência pode aparecer no texto das seguintes formas:

No sistema numérico, a nota de referência consiste em uma numeração correspondente às referências bibliográficas, que constam no final do trabalho (e também devem ser numeradas e arranjadas na ordem de aparição da referência).

No sistema autor-data, a nota de referência deve aparecer no corpo do texto logo após a citação, entre parênteses. Este sistema é o mais comum de ser utilizado, pois apresenta uma pequena indicação do autor e da obra onde a citação é encontrada. No final do trabalho, esta referência pode ser encontrada na sua forma completa nas referências bibliográficas.

Citações apuds no sistema autor-data

Estas regras valem para todos os casos de citações, inclusive os Apuds. O que vai mudar no caso de um Apud é a forma como a referência curta é feita no texto, logo após a citação. Isso porque é preciso deixar claro que se trata de um autor citando outro no seu texto, assim, confira como deve ser feito a referência apud no sistema autor-data.

Caso o autor referenciado já tenha sido nomeado no corpo texto, não é preciso que o seu nome apareça novamente na referência, somente o autor que o citou e as informações de onde a citação podem ser encontradas. Devemos escrever da seguinte forma:

(apud [autor que referenciou], [ano de publicação do texto], [página onde o trecho se encontra])

Confira um exemplo:

exemplo de nota de referência de apud

Mas no caso do autor referenciado não ter sido nomeado ainda no corpo do texto, incluímos nas referências também o seu nome. Sendo assim:

([Autor referenciado], [ano de publicação do texto] apud [autor que referenciou], [ano de publicação do texto], [página onde o trecho se encontra])

Confira um exemplo:

exemplo de apud em citação direta

E como ficam as referências bibliográficas?

Agora que já mostramos como inserir o Apud como citação no corpo do texto, vamos falar sobre outro ponto importantíssimo em um trabalho acadêmico: as referências. Parte obrigatória dos elementos pós-textuais, é nas páginas de referências que apontamos todos os livros, artigos, monografias e outros documentos que fizeram foram base para a pesquisa. Portanto, é preciso muita atenção aos detalhes e para não esquecer de incluir ninguém!

E como falamos de “citação de citação”, muitos estudantes podem ficar em dúvida sobre quais autores e obras incluir nas referências dos seus trabalhos.

Por isso, atenção: deve-se referenciar somente o texto de onde foi retirada a citação que foi incluída no texto! Não é necessário incluir a obra na qual o texto se refere, independente de você ter lido ele ou não.

Mas vale lembrar que esta regra vale somente para a citação Apud! caso você tenha lido o texto referenciado na citação e se refira a ele em qualquer outro momento do seu texto, ele também deve aparecer nas referências.

Assim como as outras, as referências de Apud devem seguir a normativa NBR 6023 da ABNT, que estabelece como as referências devem ser escritas em trabalhos acadêmicos. Confira como devem ser escritas as citações de diferentes suportes textuais:

Livros, livretos ou monografias

[SOBRENOME DO AUTOR], [Nome do Autor]. [Título e subtítulo da obra]. [Número da edição]. [Cidade da publicação]: [Editora], [Ano de publicação]. E-book. Disponível em: [Link de publicação]. Acesso em: [Data de acesso].

referência bibliográfica de dissertação

Artigo ou matéria em publicação periódica online

[SOBRENOME DO AUTOR], [Nome do autor]. [Título do artigo]. [Título do periódico], [local de publicação], [numeração do ano, volume ou edição do periódico], [páginas onde se encontra o artigo], [Período de publicação]. Disponível em: [Link de publicação]. Acesso em: [Data de acesso].

referência bibliográfica de artigo

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre Apud neste artigo. Continue acompanhando nossos conteúdos para saber mais sobre como melhorar seus trabalhos acadêmicos.