Atendimento telefônico facilita a consulta ao saldo e saque do FGTS

Para atender aos cidadãos que desejam obter informações a respeito do saque-imediato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) promovida pela Medida Provisória nº889/2019 e o saque-aniversário, a Caixa Econômica Federal lançou no segundo semestre de 2019 um canal de atendimento telefônico próprio. 

Ligue 0800 724 2019

A Caixa já possui outras linhas de teleatendimento voltadas à benefícios sociais. A linha, por exemplo, 0800 726 0207 atende dúvidas referentes ao FGTS, PIS (Programa de Integração Social), INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), seguro-desemprego, Bolsa-Família, Cartão Social e Resultado de Loterias.

Mas, com a grande procura de informações sobre o saque-imediato e saque-aniversário, o 0800 724 2019 tenta suprir a demanda de um atendimento melhor e de maior alcance. 

Os trabalhadores também podem obter essas informações por meio do aplicativo para celular, o Portal da Caixa ou o terminal de autoatendimento das agências.  Portanto, o atendimento telefônico é uma alternativa às pessoas que não possuem acesso aos canais online, sendo uma forma mais acessível de contato.

O atendimento é 24h e funciona todos os dias. A ligação é totalmente gratuita. 

Quais informações são necessárias para consultar o saldo do FGTS?

Para obter as informações sobre o saldo e período de saque do FGTS, é preciso ter em mãos o número do CPF, data de nascimento e o NIS (Número de Identificação Social) do trabalhador ao ligar no canal 0800. 

Como vai funcionar o saque do FGTS em 2020

Existem dois tipos de saques para o FGTS: o saque-imediato e o saque-aniversário. Os trabalhadores que escolheram o modelo de saque-imediato, o último lote de pagamento foi autorizado em dezembro de 2019. A liberação tem prazo limite de saque até o dia 31 de março de 2020. Aqueles que não fizerem o saque até a data limite não perderão o dinheiro, o benefício retornará automaticamente para a conta do trabalhador. 

Mas, para aqueles que possuíam até R$998,00 (o salário mínimo referente a 2019) no dia 24 de julho de 2019 e não realizaram o saque, são autorizados a fazer o saque total até a data. Valores maiores continuam com a regra de R$500,00 por saque.

Já para quem optou pela modalidade saque-aniversário, anunciada pelo governo federal no segundo semestre de 2019, têm direito a resgatar uma parcela do FGTS por ano. 

Neste caso, o valor da parcela depende do percentual que varia de acordo com o valor disponível no fundo. O principal ponto de atenção desta modalidade é que, em caso de demissão, o trabalhador só tem direito ao saque de 40% do valor total. 

Os saques são realizados de acordo com o aniversário do contribuinte. Até agora, só foi divulgado o calendário referente aos aniversariantes do primeiro semestre do ano. 

O calendário ficou assim: Nascidos em  Janeiro e Fevereiro  terão saque disponível de Abril a Junho. Àqueles nascidos em Março e Abril, poderão sacar de Maio a Julho. Já os nascidos em Maio e Junho, poderão sacar de Junho a Agosto.