Como manter (ou desenvolver) o autocontrole no trabalho

Fim de mês, meta para bater, trânsito, ônibus atrasado, metrô lotado, chuva, conta para pagar… Nem sempre é tarefa fácil manter o autocontrole. Às vezes, um acúmulo de fatores pode transformá-lo em uma panela de pressão que pode explodir a qualquer momento, até com alguém que nem fazia parte do contexto estressor. Mas como fazer para não se deixar levar pelas emoções negativas e manter o autocontrole no trabalho? Acompanhe o artigo a seguir e descubra.

Por que perdemos o controle?

A falta de autocontrole é geralmente provocada por uma série de fatores, como os exemplos que utilizamos para a introdução deste artigo. Quem não detém esta capacidade vive por um fio, a ponto de ter explosões de raiva.

A raiva é o principal sentimento propulsor da falta de autocontrole, e seu prejuízo pode ser ainda mais expressivo quando ocorre no ambiente de trabalho. Perder o controle emocional na rotina profissional pode afetar sua autoestima e autoconfiança, prejudicar seus relacionamentos no trabalho e sua imagem profissional.

Em casos mais graves, as explosões chegam às vias de fato, que podem acarretar até em demissão por justa causa.

Manter o autocontrole diante dos desafios da vida profissional requer uma série de habilidades: saber lidar com as próprias emoções; com exigências externas e internas; ter jogo de cintura para encarar situações imprevisíveis; saber contornar relacionamentos conflituosos, etc.

O agravante é quando os problemas profissionais se misturam aos problemas pessoais, dificultando mais ainda a capacidade de resiliência. Assim, mesmo pessoas que sempre foram capazes de equilibrar razão e emoção e manter o autocontrole podem acabar chegando ao seu limite. Mas o que fazer?

Como ter autocontrole dos sentimentos

É claro que ninguém quer ter explosões de raiva, especialmente no ambiente de trabalho. Como fazer então para manter ou desenvolver o autocontrole?

Se você já está em meio a um contexto bastante estressante e teme perder o controle emocional a qualquer momento, aplique as dicas a seguir:

Treino de autocontrole: respire fundo

Quando se está prestes a perder o autocontrole e ter uma explosão emocional, o corpo dá sinais. O coração dispara, mãos e pernas tremem, dá um frio na barriga e suor frio. Todas estas respostas são uma herança instintiva que está presente também nos animais, chamada de mecanismo de fuga ou luta.

Estas reações físicas significam que seus instintos reconheceram uma ameaça, e seu organismo está se preparando para atacar ou fugir. Mas é claro que, seres racionais que somos, estas respostas físicas se tornam inconvenientes. Então, como ativar o lado racional e assumir o controle? O primeiro passo é RESPIRAR fundo.

Ao respirar fundo, além de se permitir pensar antes de agir, nós reativamos o fluxo sanguíneo, diminuindo as reações físicas. Por isso aquela dica tão conhecida de “respirar e contar até dez” é tão real e importante.

Seja positivo

Diante de emoções negativas, tendemos a olhar para a situação com pessimismo. Controlar estes pensamentos irá ajudá-lo a manter o autocontrole. Ao invés de se lamentar pelo que deu errado, parta para a busca pela solução.

Policie seus relacionamentos

Às vezes, conviver com pessoas tóxicas são mais um fator para transformá-lo na panela de pressão prestes a explodir. Por isso, evite o convívio com aquele colega de trabalho que testa sua paciência.

Falar com calma como se sente

Uma pessoa que tem o autocontrole, ao se deparar com alguém que o desafia ou desrespeita, deve respirar fundo e responder calmamente como se sentiu pela forma como foi tratado. Provavelmente, diante desta situação, o primeiro instinto será responder à mesma altura. Por isso, é fundamental aplicar a regra inicial da respiração.

Tire uns minutinhos para espairecer

Se você está sentindo a perda de controle se aproximando em meio à rotina estressante de seu dia, levante-se, vá tomar um copo d’água e permita-se espairecer, nem que seja por cinco minutos. Este comportamento vai permití-lo retomar as rédeas das emoções e pensar com mais clareza como irá lidar com as próximas tarefas.

Comece o dia com uma lista das tarefas

Se o seu fator principal de estresse tem sido a sobrecarga de trabalho, inicie o dia com uma lista das tarefas que pretende cumprir, em ordem de prioridade. Depois disso, lide com uma tarefa de cada vez.

Peça ajuda

Às vezes, é impossível cumprir sozinho com todas as exigências profissionais. Neste caso, peça a ajuda de colegas ou delegue tarefas.

Autocontrole e inteligência emocional

O objetivo de desenvolver autocontrole não é acatar tudo e ser um saco de pancadas de pessoas que, por sua vez, não cuidam de seu próprio autocontrole. Engolir sapos constantemente não é saudável e pode levar ao seu adoecimento. O fato de não explodir não significa que a pessoa esteja bem por dentro. A exposição constante ao estresse pode gerar sérios prejuízos à saúde física e mental.

Por isso, parte de ter autocontrole é também saber respeitar seus limites e saber dizer não quando for preciso.

Podemos dizer que quem consegue desenvolver o autocontrole também é uma pessoa com inteligência emocional desenvolvida.

O conceito de inteligência emocional tem sido cada vez mais abordado no meio corporativo. Quem tem inteligência emocional reconhece suas próprias emoções e sabe controlá-las. Além disso, conseguem desenvolver bons relacionamentos interpessoais, mesmo com aquelas pessoas tão diferentes dela mesma.

Qualidade de vida e autocontrole

Um ponto importante para manter o autocontrole é buscar o equilíbrio em sua vida como um todo. Desta forma, você preserva sua saúde física e mental.

Assim, cuidados de saúde mental são também atividades de autocontrole. Busque inserir em sua rotina hábitos como:

  • Praticar um esporte;
  • Manter boas noites de sono;
  • Cuidar da alimentação;
  • Dedicar um tempo a atividades prazerosas;
  • Ter um tempinho de qualidade com família e amigos.

Se a situação ainda assim estiver muito difícil, busque a meditação e procure um psicoterapeuta.

Autocontrole no trabalho

Neste texto, apresentamos o conceito de autocontrole e o que provoca a perda de controle emocional. Além disso, demos dicas de como desenvolver o autocontrole e manter sua qualidade de vida e saúde.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo. Para mais dicas sobre o mundo organizacional, profissional e acadêmico, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.