Como desenvolver a autoestima no trabalho e conquistar o sucesso profissional

A autoestima no trabalho está diretamente associada ao bom desempenho do funcionário. Consequentemente, também está intrinsecamente relacionada ao crescimento e sucesso profissional. Por isso, para desenvolver a autoestima, o indivíduo deve trabalhar algumas habilidades, que o levarão a alcançar patamares inimagináveis. Aumentar a autoestima no trabalho depende de uma série de atitudes positivas.

Em geral, a falta de autoestima no trabalho e de confiança tende a ser fruto de uma postura mental negativa. Com isso, é praticamente impossível se desenvolver no âmbito pessoal e profissional também. Está passando por isso ou conhece alguém que enfrenta essa situação? Então acompanhe essa leitura e mude já este cenário

O que é autoestima?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a autoestima. Em linhas gerais, a Psicologia acredita que a autoestima é a sensação de valor que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Significa o apreço ou valorização que uma pessoa confere a si, transmitindo confiança nos próprios atos e pensamentos. Dessa forma, aquele que possui autoestima elevada acredita na sua capacidade.

Como consequência natural dessa capacidade de acreditar em si mesmo, o indivíduo produz mais resultados tanto na vida pessoal quanto na profissional. Ademais disso, ele será capaz de manter sua saúde equilibrada, cultivar bons relacionamentos e, claro, ter um maior aproveitamento e produtividade em todas as tarefas que desenvolver no aspecto p

Em se tratando de autoestima no trabalho, os colaboradores que estão com plena confiança em si mesmos reconhecem e apreciam suas qualificações, fazendo com que se sintam aptos para trabalhar em qualquer lugar. Não é por acaso que, a cada dia mais, as empresas estejam se preocupando em oferecer condições de trabalho que promovam a satisfação dos seus funcionários, investindo em práticas que favorecem o relaxamento e engajamento. 

Aprenda a identificar os sinais para entender sua autoestima

Como vimos, todo mundo sabe que, para ter a autoestima elevada, é preciso conhecer a si mesmo em todos os aspectos. Além disso, é necessário se aceitar verdadeiramente e se amar, apesar de suas limitações ou pontos negativos. O que você faz após se conhecer é o que determina quão longe você pode chegar; você pode optar se lamentar das suas condições atuais ou lutar fortemente por aquilo que você almeja alcançar.

Para identificar um profissional que não tem uma autoestima, basta estar atento aos sinais. Não gostar de desafios, não se sentir capaz, não confiar no seu potencial, não reconhecer suas próprias habilidades, se constranger frente aos elogios e perder inúmeras oportunidades de crescer.

Desenvolver a autoestima no trabalho é quase tão importante quanto ter um bom currículo. Não importa se você tem as melhores especializações, se você não se sentir capaz de realizar tudo o que sua profissão exige, mesmo tecnicamente habilitado, você não conquistará seu auge profissional. Por isso, esteja sempre atento aos sinais. Você, seus pares ou seus liderados podem estar passando por essa fase difícil, mas que pode ser contornada.

Os sinais mais comuns da falta de autoestima no ambiente profissional são:

  • Medo de encarar desafios;
  • Dificuldade de reconhecer os próprios erros.
  • Incapacidade ou dificuldade de formar emitir suas opiniões;
  • Procrastinação;
  • Pessimismo;
  • Isolamento social;
  • Falta de fé em si mesmo;
  • Hábito de reclamar e enxergar o lado negativo das coisas;
  • Sensação de fracasso.

Esses tipos de comportamentos muitas vezes acabam por prejudicar a comunicação. Com a diminuição da rede de contatos do profissional, consequentemente, ocorre a perda de oportunidades profissionais. Por outro lado, quando o indivíduo já está empregado, esse isolamento social faz com que você não seja visto (ou seja mau visto), e impossibilita o seu crescimento.

Como a autoestima no trabalho afeta a produtividade?

É consenso entre os estudiosos de todas as partes do mundo que a falta de autoestima afeta diretamente a rotina profissional. Isso porque, o indivíduo que enfrenta essa situação acredita que não é capaz de dar conta das tarefas, o que acaba gerando frustração e procrastinação, afetando diretamente os resultados. Se esse quadro não for identificado e tratado, isso tudo pode virar uma bola de neve.

As consequências mais naturais serão a ausência de crescimento ou estagnação, isso quando não há casos extremos em que há necessidade de efetuar o desligamento. No entanto, as empresas já perceberam que não podem simplesmente ignorar o problema. Por isso, ao invés de desligar todos os funcionários que não possuem elevada autoestima, estão implementando políticas de promoção de saúde e qualidade de vida dentro da organização.

Essas ações que têm o condão de elevar autoestima dos indivíduos, fazendo com que se sintam valorizados no ambiente de trabalho. Sendo assim, os profissionais desmotivados e que não reconhecem os próprios valores afetam todo o organismo em que estão inseridos, acabam por ter uma nova chance, de se conhecer melhor, se reconhecer e se valorizar, fazendo com que sua produtividade atinja sempre os patamares mais altos.

Como aumentar a autoestima no trabalho?

Essas dicas valem tanto para você aumentar sua autoestima no trabalho, como na vida. O autoconhecimento é a chave para elevar a autoestima. Invista tempo para se conhecer profundamente, entender sua história de vida, sua personalidade, suas forças e fraquezas, pois são esses fatores que moldam o seu comportamento hoje. A partir de então, você poderá ter uma visão clara da sua essência, entendendo como você reage em cada situação.

Um outro ponto que alimenta a baixa autoestima é fazer comparações. Isso porque, toda vez que se compara com alguém, você anula suas qualidades e particularidades. Ninguém é perfeito, nem possui a vida perfeita. Por isso, mesmo que você não seja bom em algumas coisas, você possui características positivas únicas, que o faz um ser único, cujas capacidades ainda podem ser muito desenvolvidas.

Confira estas dicas de autoestima no trabalho e deixe de atrasar seu sucesso:

1. Não se cobre exageradamente

Exigir muito de si mesmo pode trazer muitas frustrações. Mesmo que haja um fundo positivo nessa situação, o mesmo de não ser perfeito pode paralisar qualquer um. Por isso, tenha tranquilidade para efetuar um bom trabalho sem objetivar alcançar patamares de excelência que, por exemplo, possam prejudicar a data de entrega. Não estamos falando de fazer as coisas malfeitas, mas de saber até que ponto você deve ir e o quanto você deve se cobrar.

2. Reconheça seu potencial

Você é capaz de realizar tudo o que você se comprometer verdadeiramente a fazer. Portanto, tire o foco das suas dificuldades ou o sobre o que você tem feito de errado. Valorize as pequenas conquistas diárias para se sentir seguro e adquirir mais consciência de seu potencial. Uma dica para você aprender a visualizar seu potencial e aumentar sua autoestima no trabalho é fazer uma lista de tudo o que faz bem e todas suas qualidades positivas.

Escreva também sobre seus principais sucessos ao longo da vida. Pode ser a conclusão de um projeto, sua graduação, seu bom desempenho em uma prova. Não importa o que seja, reconhecer seus pontos fortes o engaja a criar uma atmosfera positiva de autoestima no trabalho. Assim, sempre que se sentir incapaz de fazer alguma coisa, veja sua lista e lembre-se de como você é uma pessoa vitoriosa e apta a conquistar todos os desafios.

3. Seja feliz com o que faz

Por fim, a melhor das dicas de autoestima no trabalho é simples e complexa ao mesmo tempo: procure fazer o que gosta e, principalmente, gostar do que faz. Encontrar uma área que te realize profissionalmente é um dos jeitos mais fáceis de conquistar autoestima no trabalho e na vida. Sem isso, realmente será difícil ter uma atitude positiva e confiante na sua própria capacidade.

Acredite em você e obtenha a autoestima no trabalho para alcançar o sucesso profissional

Desenvolver a autoestima no trabalho envolve uma série de fatores. Gostar do seu trabalho, confiar no seu potencial, valorizar suas qualidades e enfrentar todos os desafios. Se você leu até aqui esse artigo, certamente você está em busca de crescer profissionalmente e acreditar mais em suas capacidades. Por isso, persiga seus sonhos com os pés no chão. Planeje, se esforce e passe a trabalhar com confiança e determinação rumo ao seu sucesso.

Gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco no campo abaixo e nós iremos lhe responder.