Bacharelado: saiba o que é e as diferenças entre licenciatura

Se você ainda tem dúvidas sobre o curso de bacharelado, preparamos esse post com as principais informações sobre a principal modalidade de ensino ofertado na maioria das instituições de ensino no Brasil. Confira!

O que é bacharelado?

O bacharelado é uma das modalidades de graduação que confere ao aluno o grau de bacharel. Geralmente, o curso de bacharel dura em torno de 3 a 6 anos e todos os formandos precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso para se formar.

O objetivo da modalidade bacharelado é preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho conforme o curso escolhido. Em alguns casos, além da formação é necessário possuir um registro junto ao Conselho da categoria.

Várias instituições tanto públicas quanto privadas oferecem o curso de bacharel. A modalidade pode ser encontrada tanto no formato presencial quanto no formato a distância. Contudo, o grau de bacharel não permite que o formando aplique aulas.

Como funciona a modalidade bacharelado?

Como falado anteriormente, o curso de bacharelado é oferecido em várias instituições de ensino no Brasil. No entanto, para ser aprovado em um curso bacharelado é necessário ter o ensino médio completo.

Além disso, é preciso participar de um processo seletivo de acordo com a instituição. Algumas exigem a nota do Enem, outras aceitam o ProUni, Sisu e realizam o seu próprio processo de seleção como o vestibular agendado ou o tradicional.

O aluno do curso de Bacharel é ensinado para ser um profissional generalista com profundo conhecimento sobre a profissão que escolheu para atuar. Para receber o diploma de graduação com o título de bacharel é necessário estudar de 3 a 6 anos.

A maior parte dos cursos de bacharelado é oferecida presencialmente, mas existem algumas instituições que ofertam o curso a distância para facilitar a vida dos alunos que não têm condições de frequentar as aulas presenciais.

Na modalidade à distância, as aulas do curso são feitas pela internet, mas o aluno também participa de fóruns, chats com alunos e professores, alguns grupos de discussão, tudo de forma online.

O aluno do curso à distância pode ter que realizar algumas atividades práticas presenciais e até laboratório que deve ser feita no polo de apoio presencial, além de provas finais e apresentação do trabalho de conclusão de curso. Mas isso vai depender do curso e instituição escolhida.

veja também:
Veja as 13 melhores faculdades de medicina do Brasil e do mundo

Quais as diferenças entre licenciatura e bacharelado?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os cursos de bacharelado e licenciatura, pois não sabem a diferença entre um e outro. Mas é importante entender o que é cada um para poder escolher a modalidade que mais se encaixa no seu perfil.

Enquanto que no bacharelado, o formando é preparado para exercer a sua profissão no mercado de trabalho, na licenciatura o objetivo é aprender uma determinada profissão para depois ensinar outras pessoas.

Por isso, o bacharel não tem permissão para dar aulas enquanto que o diploma de licenciatura permite que o formando dê aula para o ensino médio e fundamental de acordo com o curso que escolheu.

Portanto, se você deseja ser um profissional generalista no mercado de trabalho, o grau de bacharel é o indicado para você. Agora se a sua intenção é se tornar professor, você deve fazer uma graduação na modalidade de licenciatura.

Quando é melhor escolher o bacharelado?

Conceito de bacharelado

Antes de fazer a opção do curso de graduação é importante você entender quais são as opções que as instituições oferecem para os alunos, até para saber quando é melhor escolher o grau de bacharel.

Algumas instituições oferecem o curso de bacharelado e licenciatura juntos que pode ajudar aquelas pessoas que ainda estão indecisas entre uma modalidade e outra. Você pode estudar algumas disciplinas comuns para ambas as modalidades e depois definir qual a carreira que você deseja seguir.

Se você está em dúvidas sobre o bacharelado e o curso tecnólogo, saiba que o curso de bacharelado é muito mais amplo, apresentando muito conhecimento sobre uma determinada área.

Enquanto que no curso tecnológico, os profissionais se especializam em uma determinada área e devem trabalhar naquele ramo específico conforme a demanda do mercado de trabalho. Portanto, se o seu interesse é ter um conhecimento mais amplo sobre uma área, o bacharelado é a modalidade ideal.

Além disso, o bacharelado permite que o aluno tenha contato com várias possibilidades na profissão escolhida. Dessa forma, se o aluno ainda estiver indeciso sobre qual rumo tomar, pode definir enquanto estiver estudando ou até mesmo depois de formado.

No entanto, algumas profissões exigem o diploma de bacharel para que você possa exercê-la. Além do diploma ainda é necessário obter um registro no Conselho da categoria e nos casos do curso de Direito, o aluno precisa fazer o exame da OAB.

veja também:
Faculdade de cinema: saiba mais sobre o curso

Confira algumas das profissões que exigem o diploma de bacharel para exercer a função:

  • Administrador de Empresas
  • Advogado
  • Arquiteto
  • Contador
  • Dentista
  • Enfermeiro
  • Engenheiro
  • Farmacêutico
  • Fisioterapeuta
  • Geógrafo
  • Médico
  • Sociólogo
  • Veterinário

Onde encontrar a modalidade bacharelado?

Quase todas as instituições de ensino pública e privada do Brasil oferecem curso de bacharelado. Portanto, não é uma modalidade difícil de encontrar, pois sempre terá uma universidade ou faculdade na sua cidade que tenha o curso.

Mas antes de fazer a sua escolha, verifique se a instituição e o curso são regulamentados pelo Ministério da Educação – MEC. Esteja ciente de que somente com autorização do MEC é que o seu diploma será válido para exercer a profissão.

Para ajudá-lo a encontrar uma faculdade/universidade que cumpra esses requisitos, selecionamos algumas instituições que oferecem cursos de bacharelado em diversas áreas. Além disso, essas instituições facilitam o acesso do aluno por meio do ProUni e Fies, bolsas, descontos, financiamentos e convênios com empresas. Veja quais são essas instituições:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Faculdade Pitágoras – MG (PITÁGORAS)
  • Unicesumar (curso a distância)

Depois de entender como funciona o bacharelado, fica mais fácil decidir qual curso de nível superior escolher para a sua carreira profissional. Agora é só procurar uma instituição credenciada ao MEC e começar a estudar.