Comissão Fulbright abre 486 bolsas de estudo para professores de inglês

A Comissão Fullbright em parceria com a CAPES, abriu recentemente 486 bolsas de desenvolvimento profissional para professores de inglês brasileiros nos Estados Unidos. As inscrições vão até o dia 14 de fevereiro.

As bolsas de estudo

As bolsas de estudo estão sendo oferecidas através de uma parceria entre a  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). 

Através do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), as bolsas de estudo são destinadas à professores de inglês da rede pública de educação básica, seja distrital, municipal ou estadual de todo o Brasil. 

Para participar, além de ser um professor concursado da rede pública de educação básica em exercício, os candidatos devem realizar o teste de proficiência TOEFL ITP e obter no mínimo 450 pontos. Está vetada também a participação de professores irão obter aposentadoria em menos de 5 anos da realização do programa ou que receberem algum tipo de bolsa similar de  entidades brasileiras ou americanas.

Os selecionados participarão de um curso intensivo de 6 semanas em universidades estadunidenses. As 486 bolsas serão distribuídas em 3 modalidades de curso: 

Nível intermediário I

Com até 7 vagas por estado, podem participar desta modalidade candidatos que obtiverem entre 450 e 499 pontos no TOEFL ITP.

Nível Intermediário II

Com até 7 vagas por estado, podem participar desta modalidade candidatos que obtiverem entre 500 e 549 pontos no TOEFL ITP.

Nível Avançado

Com até 7 vagas por estado, podem participar desta modalidade candidatos que obtiverem nota acima de 550 pontos no TOEFL ITP.

Além destas vagas por estado (UF), o edital conta com mais 20 vagas reservadas para professores de Escolas Cívico-Militares. 

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site da Comissão Fullbright até o dia 14 de fevereiro. Os candidatos devem preencher um formulário com seus dados pessoais e enviar a documentação requerida em formato digital. Após a confirmação das candidaturas e verificação da documentação, os candidatos poderão agendar a prova do TOEFL ITP. A classificação dos candidatos será realizada através da nota da prova e de acordo com a distribuição de vagas estabelecida acima. 

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de estudos, através da concessão de: passagens aéreas de ida e volta; seguro saúde; reembolso da taxa de solicitação de visto estadunidense; alojamento no campus universitário; alimentação; taxas escolares; material escolar; e ajuda de custo de 500,00 dólares. 

Para saber mais, confira o edital completo em pdf. 

A Comissão

Comissão Fullbright é um programa de intercâmbio educacional e cultural dos EUA criada pelo Senador J. William Fullbright em 1946. Desde então, já concedeu quase 400 mil bolsas de estudo, pesquisa ou ensino para alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores em mais de 150 países.

Começou a atuar no Brasil em 1957 como uma organização que vincula os governos dos dois países. Mais de 3.500 brasileiros já foram contemplados por bolsas de estudos em universidades estadunidenses.