Capa de trabalho ABNT: o que incluir e como formatar

A capa é a porta de entrada de um trabalho acadêmico (e de todo tipo de publicação, seja ela impressa ou digital). Trata-se da primeira coisa que um leitor vê ao pegar o seu trabalho. Por isso, é extremamente importante reservar um pouquinho de tempo para fazer uma boa capa.

Mas quando se trata de um trabalho acadêmico, existe uma forma correta de se elaborar uma capa. E quem determina as orientações sobre a produção de capa e de todas as outras partes de um trabalho acadêmico é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Acadêmicas).

Embora possa irritar muita gente pelas suas (muitas!) regras, a ABNT e suas normas são essenciais para a produção e difusão da ciência brasileira. Então, se você está se preparando para confeccionar seu trabalho acadêmico e precisa saber como fazer a capa e contra capa ABNT, continue lendo este artigo! Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa: regras para confecção de capa e folha de rosto, até modelo de capa de trabalho pronta para você baixar. Confira!

Quais são as normas da ABNT sobre a capa de trabalho?

Uma boa capa não significa uma capa repleta de informações e elementos decorativos! Embora isso possa acontecer em outros tipos de publicações, nos trabalhos acadêmicos, menos é mais.

Na NBR 14724, de 2011 e que permanece em vigor até hoje, temos todas as diretrizes referentes à elaboração da capa de trabalhos técnicos e científicos. A seguir, vamos explicar tudo em detalhes para você fazer o seu trabalho sem preocupação ou dificuldades.

Os elementos da capa segundo a ABNT

De acordo com a estrutura proposta pela ABNT, a capa é um elemento obrigatório de todo trabalho acadêmico, seja ele um artigo, uma monografia, relatório… Para o órgão, a capa cumpre uma dupla função: ela faz a “proteção externa do trabalho” e também imprime “as informações indispensáveis à sua identificação”.

E quais são essas informações? Para a capa, devem ser apresentadas as seguintes informações, a maioria em caixa alta (letras maiúsculas) e na seguinte ordem:

  • INSTITUIÇÃO DE ENSINO;
  • AUTOR(ES) (obrigatório);
  • TÍTULO (obrigatório);
  • Subtítulo, se houver, precedido de dois pontos (:);
  • NÚMERO DO VOLUME, somente se houver mais de um;
  • CIDADE DA INSTITUIÇÃO (obrigatório);
  • ANO DE ENTREGA (obrigatório).

Importante: se a cidade em que a instituição se localiza tiver homônimos (isto é, se existir outra(s) cidade(s) com o mesmo nome), é preciso incluir a sigla do estado!

Como você pode perceber, existem quatro elementos obrigatórios da capa de trabalho segundo a ABNT. Assim, o aluno pode, por exemplo, escolher colocar ou não o nome da instituição de ensino sem infringir as regras da ABNT. O restante das informações dependem do trabalho realizado.

Embora seja recomendado dar um subtítulo ao trabalho, não é um elemento obrigatório da capa nem de nenhuma outra parte do trabalho. Assim, fica a critério do aluno escolher ou não um subtítulo para complementar o título do seu trabalho. Por outro lado, há também a informação de volume. Neste caso, não se trata de uma escolha do aluno, mas de uma necessidade do trabalho. Um trabalho acadêmico costuma ser dividido em volumes quando ele possui uma extensão considerável, o que não acontece em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), mas pode acontecer em teses de doutorado, por exemplo. E como o modelo de capa é igual para todos, essa informação precisa estar nas diretrizes.

Atenção ao modelo de capa da instituição de ensino!

Acima, listamos as diretrizes da ABNT. Mas as instituições de ensino podem usar essas diretrizes e incluir elementos próprios nas capas e torná-los obrigatórios aos alunos. Por isso, nunca deixe de conferir se a instituição que você estuda possui ou não um modelo de capa de trabalho. Geralmente, essas informações podem ser encontradas no próprio site da instituição, mas também são passadas pelos coordenadores do curso.

Mas quais as mudanças que a instituição pode fazer na capa do trabalho sem sair das normas ABNT?

A primeira delas é tornar obrigatório a identificação da instituição e, quando houver, da escola, departamento e programa no qual o curso está inserido. A segunda é o uso do logo da instituição junto à identificação dela.

Há também universidades que incluem o nome do orientador do trabalho já na capa. E também de uma marca d’água na capa, como é o caso da UNESP (confira um exemplo).

Formatação da capa ABNT

Agora que já falamos sobre as informações presentes na capa do trabalho, é hora de falar sobre como elas devem ser formatadas.

Em suma, não há grandes diferenças entre a formatação da capa para o restante do trabalho, sendo:

  • Fonte: Arial ou Times New Roman,
  • Tamanho: 12;
  • Margens: superior e esquerda de 3cm; inferior e direita de 2cm.

A fonte poderá ser escolhida pelo autor, dentre as duas opções. Porém, a mesma deverá ser usada em todo o trabalho. A recomendação do tamanho da fonte é 12, seguindo o restante do trabalho. No entanto, como se trata de um elemento de destaque no trabalho, muitas pessoas preferem aumentar um pouco a letra, usando o tamanho 14. Assim, fica a critério do aluno usar a fonte 12 ou 14 na capa, mas nada maior nem menor do que isso!

A principal diferença da formatação entre a capa e o restante do trabalho é o espaçamento. Como os elementos da capa não são muito e precisam ser distribuídos ao longo dela (veja a seguir) por linhas em branco, recomenda-se um espaçamento menor do que o do restante. Por isso, logo após escrever todas as informações, selecione a opção de espaçamento simples (1,0).

Organizando o layout da capa

Não existe exatamente uma recomendação sobre quantas linhas devem ser usadas para separar cada informação da capa, a fim de distribuí-las na página. Mas temos duas diretrizes: a instituição de ensino deve estar na primeira linha da página e o ano de entrega, na última. O restante fica a critério do aluno.

Mas sugerimos que dê três linhas de espaço antes de escrever o nome do autor. O nome também deverá ser escrito em caixa alta, sem negrito. Quando houver mais que um autor, a sequência de nomes deverá seguir ordem alfabética.

Sugerimos em média 14 linhas para o próximo tópico da capa: o título do trabalho. Ele deverá ser digitado também em caixa alta e negrito. Quando houver subtítulo, utilize apenas a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. Ele deve ser antecedido por dois pontos (:) após o título.

Agora, dê “enter” até a penúltima linha da página, onde deverá ser digitado o nome da cidade onde o trabalho será apresentado, sem abreviações e em caixa alta. Logo abaixo, na última linha, deve aparecer o ano de apresentação do trabalho, com 4 dígitos.

Com isso, você deve ter uma boa distribuição das informações na página, mas fique a vontade para adicionar um espaço ou diminuir outros sempre que for necessário. O importante é que a sua capa tenha todos os elementos escritos corretamente e com uma boa apresentação.

Ah, e para facilitar seu trabalho, trouxemos um modelo de capa ABNT 2019 para você fazer o download.

A capa do trabalho é numerada?

Não! A capa é o único elemento que não é numerado no trabalho acadêmico. A numeração começa só no elemento seguinte: a folha de rosto, mas fica oculto até a introdução, quando passa a aparecer impresso no canto direito do cabeçalho. Sendo assim, a capa seria a página zero do trabalho.

E a lombada?

 

Hoje em dia, é bem menos comum que as instituições peçam para seus alunos imprimir e encadernar em brochura seus TCCs. Há muitas instituições que requerem somente a cópia digital, que é incluída no repositório institucional e fica disponível para consulta geral.

Mas a impressão em brochura ainda é uma prática presente na entrega de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Além da inclusão da biblioteca da instituição, muitos alunos gostam de guardar uma cópia do trabalho que demandou tanto esforço e dedicação em casa.

Mas para fazer uma boa encadernação em brochura, é preciso especificar a lombada do trabalho, cujas diretrizes estão na NBR 12225.

A lombada nada mais é do que a parte da capa do trabalho que se dobra sobre o bloco de folhas impressas do trabalho, mantidos juntos por uma costura, cola ou grampos. É a lombada que vemos quando colocamos os livros numa prateleira, sejam eles enfileirados ou deitados.

Os elementos necessários para identificar o trabalho na lombada são:

  • Autor;
  • Título do trabalho;
  • Número do volume, se houver;
  • Ano de entrega;
  • Sigla da instituição de ensino (opcional).

Parece muita coisa para um espaço tão pequeno, né? Em muitos casos, é mesmo! Por isso, está permitido colocar só o título do trabalho, sem subtítulo, e abreviar o nome do autor.

Ah, outro ponto importante: recomenda-se deixar o 3 cm na parte inferior livres, para que a inclusão da etiqueta de localização da biblioteca não comprometa o entendimento das informações da lombada.

A escrita das informações pode ser tanto na horizontal, da mesma forma como aparecem na capa ou na vertical, de forma descendente, ficando a critério do aluno. O importante é que todas as informações estejam na mesma direção, facilitando a leitura e o entendimento.

Próximos passos…

A capa é apenas o começo do trabalho acadêmico. A partir daqui, existem vários outros elementos para escrever e formatar. Confira algumas dicas É claro que a capa e a folha de rosto são apenas o começo do trabalho acadêmico. Por isso, confira algumas dicas rápidas (e links com mais detalhes) para outros elementos da sua produção:

Folha de rosto

Muito parecida com a capa, com a diferença que a folha de rosto possui informações sobre a natureza do trabalho. Ou seja, informações sobre o tipo de trabalho, se trata de um requisito para obtenção de título, nome de orientador e data de apresentação.

Folha de aprovação

Por sua vez, a folha de aprovação também tem semelhanças com a folha de rosto. A diferença é que, logo abaixo da natureza do trabalho, vem a identificação dos membros da banca (os professores que irão avaliar o trabalho) e a assinatura deles.

Resumo

Após a folha de rosto, o resumo é a próxima parte de seu trabalho. Segundo a ABNT, o resumo deve ser objetivo e conter no máximo 500 palavras. Além do resumo em português, é necessário acrescentar outro resumo em uma língua estrangeira. O conteúdo deve ser exatamente o mesmo da versão em língua portuguesa.

Paginação

As páginas devem começar a ser numeradas apenas a partir da introdução. Porém, todo conteúdo prévio deve ser considerado para iniciar a numeração, exceto a capa. Por exemplo: se um trabalho possui uma capa, uma folha de rosto, uma folha com o resumo, uma para o resumo em língua estrangeira, uma com o sumário e uma com a introdução, a primeira página numerada na introdução receberá o número 5.

Parágrafo e espaçamento

O texto redigido no trabalho deve ter recuo de 1,25 no início de cada parágrafo. Além disso, deve ser deixado espaço de 1,5 entre as linhas.

Alinhamento

O alinhamento deve ser justificado.

Formatação automática

É possível encontrar sites e apps que fazem toda a formatação do conteúdo acadêmico para as normas da ABNT. Um exemplo é o site FastFormat e o aplicativo Mettzer. O ponto negativo é que estes recursos são pagos, apesar de o Mettzer disponibilizar 7 dias grátis para quem quiser experimentá-lo.

Prevenindo a desconfiguração

É extremamente importante ir salvando o arquivo conforme ele vai sofrendo alterações. Pode ocorrer também de, ao ser aberto em um editor de versão diferente, o trabalho ter as margens desconfiguradas. Por isso, confira sempre antes de imprimir ou salve em formato PDF quando estiver com o trabalho ABNT pronto.

Citações

É claro que, ao se elaborar um trabalho acadêmico, o autor irá pesquisar outros autores. Um cuidado muito importante é o de sempre citar e referenciar as obras mencionadas e citadas no texto. Quando a referência não é feita, o trabalho pode ser considerado plágio. Para garantir que você não cometeu este ato, nunca se esqueça de incluir a referência logo que citar no seu texto, não deixando para fazer tudo no final.

Em suma, é possível reproduzir trechos de uma obra com as palavras exatas do autor (citação direta) ou ainda explicar a teoria do autor consultado usando suas próprias palavras (citação indireta). Seja qual for o tipo de citação, não deixe de mencionar a autoria, informando o sobrenome do autor e ano da obra entre parênteses assim que finalizar a citação.

Referências

As referências são outro elemento obrigatório em um trabalho acadêmico. Ela se caracteriza por uma lista das obras citadas e daquelas nas quais o autor se baseia para embasar seus argumentos. É preciso respeitar a ordem e formatação dos dados da obra. Por exemplo, o modelo de referência de livros e outros trabalhos acadêmicos apresenta as seguintes informações:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, ano.

Além de tudo que falamos, há ainda muitos outros elementos sobre a formatação da ABNT que devem ser seguidos. Um trabalho acadêmico possui ainda muitos recursos que podem e devem ser seguidos. Alguns são obrigatórios, já outros são opcionais. Para mais detalhes, consulte nosso guia de formatação ABNT e faça sua formatação da ABNT sem perder dias com edição, ou até sem precisar pagar por este serviço.

Concluindo…

Como você viu, as normas da ABNT são muitas, e é preciso conhecê-las para usá-las adequadamente e ter seu trabalho acadêmico aprovado. Baseando-se neste nosso artigo, você pode começar seu trabalho já no formato adequado, evitando ter que dedicar horas depois de um trabalho já redigido, apenas para formatação.

Neste artigo, você aprendeu como fazer a capa e a folha de rosto em um trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT.  Você ainda conheceu algumas dicas bônus para elaborar seu trabalho.