Capa de trabalho e folha de rosto segundo a ABNT: o que você precisa saber

As normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas são as mais utilizadas no país no meio acadêmico. A ABNT normatiza através de NBRs como deve ser apresentado um trabalho científico ou acadêmico, como é o caso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), artigos, monografias e teses de mestrado ou doutorado.

Se você está se preparando para confeccionar seu trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT e precisa saber como fazer a capa e contra capa ABNT 2018/2019, acompanhe a leitura deste artigo e encontre tudo o que precisa: regras para confecção de capa e folha de rosto, até modelo de capa de trabalho pronta para você baixar. Confira!

Capa de trabalho ABNT 2019 / 2020

A capa é a primeira parte de um trabalho acadêmico que segue as normas da ABNT. Ela detém poucas informações, mas é de tamanha importância. Ela pode chamar a atenção do leitor para explorar mais sua produção, partindo para a leitura de seu conteúdo.

É a NBR 12225:2004 que regulamenta como a capa e a contra capa (chamada de folha de rosto) devem ser apresentadas. A produção é de 2004, porém ela continua em vigor. Mas você não precisa recorrer ao material original, pois aqui você conhecerá todos os elementos obrigatórios e a formatação necessária para iniciar seu trabalho sem preocupação ou dificuldades.

Capa ABNT: elementos obrigatórios

A ABNT prevê os elementos que devem conter na capa e na folha de rosto. Segundo a norma, a capa e a contra capa ABNT, chamada de folha de rosto, são elementos pré-textuais obrigatórios no trabalho.

Para a capa, devem ser apresentadas as seguintes informações, nesta ordem:

  • Nome da instituição de ensino;
  • Nome do curso (se desejar);
  • Nome(s) do(s) autor(es);
  • Título;
  • Subtítulo (se houver);
  • Volume (se houver);
  • Local (cidade onde o trabalho será apresentado);
  • Ano (de entrega);

Para a folha de rosto (contra capa), os elementos são:

  • Nome do autor;
  • Título;
  • Subtítulo (se houver);
  • Natureza e objetivo do trabalho;
  • Nome do orientador;
  • Local;
  • Ano.

Em alguns casos, a própria instituição de ensino já disponibiliza um modelo de capa e folha de rosto para o aluno seguir, como é o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como você pode ver aqui. Por isso, verifique junto a sua instituição de ensino se há algum modelo predefinido.

Não há regras quanto ao tamanho do título e subtítulo, ficando à escolha do autor.

Algumas instituições exigem que a logomarca seja apresentada na capa, junto ao nome, no topo da página. Algumas faculdades também requisitam que seja colocado o nome do curso (graduação, pós-graduação, mestrado, etc.).

O elemento “volume” é usado para trabalhos extensos, divididos e entregues em partes, o que não ocorre com TCCs. Veja abaixo um exemplo de layout de capa e folha de rosto:

Formatação ABNT

A formatação da capa e da folha de rosto do trabalho acadêmico de acordo com a norma ABNT deve seguir estas orientações:

  • Fonte Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho escolhido pelo autor;
  • Margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;
  • Espaçamento simples entre linhas (1,0);
  • Alinhamento centralizado, exceto para objetivo, natureza e orientador;
  • Sem número de página.

A fonte poderá ser escolhida pelo autor, dentre as duas opções. Porém, a mesma deverá ser usada em todo o trabalho. Não há regra quanto ao tamanho da fonte para a capa e a folha de rosto, mas normalmente usa-se o tamanho 14. Para o restante do trabalho, o tamanho deverá ser 12.

Para definir no Word as margens que deverão ser usadas em todo o trabalho, selecione o campo “layout da página” na parte superior da janela, clique no ícone “margens”, e a seguir em “margens personalizadas”, conforme imagem a seguir:

Para o espaçamento simples, selecione o texto ou, antes mesmo de começar a digitar, selecione a opção 1,0 na caixa correspondente em “Página Inicial”, conforme imagem abaixo:

O trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT não pode ter a capa e folha de rosto numeradas em páginas.

O texto do título da instituição deve ser escrito em caixa alta, e pode aparecer em negrito ou não. Logo abaixo, o nome do curso pode ser escrito, também em letra maiúscula.

Não há regra quanto ao espaço para o próximo tópico, mas sugerimos que dê três linhas de espaço antes de escrever o nome do autor. O nome também deverá ser escrito em caixa alta, sem negrito. Quando houver mais que um autor, a sequência de nomes deverá seguir ordem alfabética.

Sugerimos em média 14 linhas para o próximo tópico da capa: o título do trabalho. Ele deverá ser digitado também em caixa alta e negrito. Quando houver subtítulo, utilize apenas a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. Ele deve ser antecedido por dois pontos (:) após o título.

Agora, dê “enter” até a penúltima linha da página, onde deverá ser digitado o nome da cidade onde o trabalho será apresentado, sem abreviações e em caixa alta. Logo abaixo, na última linha, deve aparecer o ano de apresentação do trabalho, com 4 dígitos.

Folha de rosto

Para a folha de rosto, o trabalho já estará formatado com o layout necessário. Na primeira linha, digite novamente o nome do autor em caixa alta.

Assim como na capa, não há critérios para a disposição do conteúdo da folha de rosto, mas sugerimos que sejam dadas aproximadamente 12 linhas para o próximo elemento, que é o título do trabalho, novamente em caixa alta e negrito, seguido do subtítulo, se houver.

O próximo conteúdo a ser digitado é o objetivo e a natureza do trabalho, além do orientador. A norma da ABNT não prevê como deve ser a apresentação, mas normalmente este conteúdo é apresentado com um recuo de 7 a 8 cm e com alinhamento justificado, como é possível ver na imagem já apresentada anteriormente.

Novamente na penúltima e última linha são colocados local e ano, assim como na capa.

Para facilitar seu trabalho, trouxemos um modelo de capa ABNT 2019 para você fazer o download.

Dicas bônus

É claro que a capa e a folha de rosto são apenas o começo do trabalho acadêmico. Por isso, confira algumas dicas para outros elementos da sua produção:

Resumo

Após a folha de rosto, o resumo é a próxima parte de seu trabalho. Segundo a ABNT, o resumo deve ser objetivo e conter no máximo 500 palavras. Além do resumo em português, é necessário acrescentar outro resumo em uma língua estrangeira. O conteúdo deve ser exatamente o mesmo da versão em língua portuguesa.

Paginação

As páginas devem começar a ser numeradas apenas a partir da introdução. Porém, todo conteúdo prévio deve ser considerado para iniciar a numeração, exceto a capa. Por exemplo: se um trabalho possui uma capa, uma folha de rosto, uma folha com o resumo, uma para o resumo em língua estrangeira, uma com o sumário e uma com a introdução, a primeira página numerada na introdução receberá o número 5.

Parágrafo e espaçamento

O texto redigido no trabalho deve ter recuo de 1,25 no início de cada parágrafo. Além disso, deve ser deixado espaço de 1,5 entre as linhas.

Alinhamento

O alinhamento deve ser justificado.

Formatação automática

É possível encontrar sites e apps que fazem toda a formatação do conteúdo acadêmico para as normas da ABNT. Um exemplo é o site FastFormat e o aplicativo Mettzer. O ponto negativo é que estes recursos são pagos, apesar de o Mettzer disponibilizar 7 dias grátis para quem quiser experimentá-lo.

Prevenindo a desconfiguração

É extremamente importante ir salvando o arquivo conforme ele vai sofrendo alterações. Pode ocorrer também de, ao ser aberto em um editor de versão diferente, o trabalho ter as margens desconfiguradas. Por isso, confira sempre antes de imprimir ou salve em formato PDF quando estiver com o trabalho ABNT pronto.

Citações

É claro que, ao se elaborar um trabalho acadêmico, o autor irá pesquisar outros autores. Um cuidado muito importante é o de sempre citar e referenciar as obras pesquisadas, para evitar ser penalizado por plágio. Uma das formas de evitar este problema é através de citações, que são permitidas e bem aceitas em trabalhos acadêmicos, desde que respeitem o formato exigido.

É possível reproduzir trechos de uma obra com as palavras exatas do autor (citação direta) ou ainda explicar a teoria do autor consultado usando suas próprias palavras (citação indireta). Seja qual for o tipo de citação, o sobrenome do autor deve ser mencionado, assim como o ano da obra.

Referências

As referências são outro elemento obrigatório em um trabalho acadêmico. Ela se caracteriza por uma lista das obras citadas e daquelas nas quais o autor se baseia para embasar seus argumentos. É preciso respeitar a ordem e formatação dos dados da obra. Por exemplo, um livro deve ser citado da seguinte forma:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, ano.

Além de tudo que falamos, há ainda muitos outros elementos sobre a formatação da ABNT que devem ser seguidos. Um trabalho acadêmico possui ainda muitos recursos que podem e devem ser seguidos. Alguns são obrigatórios, já outros são opcionais. Para mais detalhes, consulte nosso guia de formatação ABNT e faça sua formatação da ABNT sem perder dias com edição, ou até sem precisar pagar por este serviço.

Capa e folha de rosto

Como você viu, as normas da ABNT são muitas, e é preciso conhecê-las para usá-las adequadamente e ter seu trabalho acadêmico aprovado. Baseando-se neste nosso artigo, você pode começar seu trabalho já no formato adequado, evitando ter que dedicar horas depois de um trabalho já redigido, apenas para formatação.

Neste artigo, você aprendeu como fazer a capa e a folha de rosto em um trabalho acadêmico de acordo com as normas da ABNT.  Você ainda conheceu algumas dicas bônus para elaborar seu trabalho.