Carta de apresentação: 10 modelos completos com exemplos prontos

Você sabe para que serve a carta de apresentação? Como montá-la? É possível usar uma carta de apresentação para currículo prontapara diferentes empresas? Para conhecer as respostas para estas perguntas, acompanhe a leitura deste artigo. Aqui, você conhecerá também modelos de carta de apresentação pronta para copiar, adaptando com seus dados. Confira!

Neste artigo, você vai ler sobre
  1. Importância da carta de apresentação
  2. Elementos importantes da carta de apresentação
  3. O que não fazer na carta de apresentação
  4. Carta de apresentação para professor
  5. Carta de apresentação para enfermeiro
  6. Carta de apresentação para engenheiro
  7. Carta de apresentação primeiro emprego
  8. Carta de apresentação para jovem aprendiz
  9. Carta de apresentação para estágio
  10. Carta de apresentação comercial
  11. Conclusão

Importância da carta de apresentação

Com o avanço tecnológico e a facilidade de enviar o currículo para diversas empresas ao mesmo tempo, é possível que alguns candidatos tenham perdido o hábito de elaborar uma carta de apresentação personalizada.

Contudo, retomar este hábito pode ser o diferencial entre você e os demais candidatos, gerando uma boa primeira impressão. Nela, o recrutador terá possibilidade de conhecê-lo melhor, mesmo antes do primeiro contato presencial, pois é possível passar uma boa imagem através da escrita.

Para que este resultado seja alcançado, é fundamental seguir alguns passos, que serão apresentados aqui. Por isso, continue acompanhando a leitura e saia na frente!

Elementos importantes da carta de apresentação

É evidente que a escrita precisa estar adequada na carta de apresentação. Erros de gramática, e ortografia, de concordância, pleonasmos e outras falhas na língua portuguesa podem levar a carta de apresentação a ter o efeito contrário ao esperado. Por isso, revise o conteúdo, utilize corretores online, além do próprio revisor do Word, peça para um amigo ler. Enfim, todo cuidado é bem-vindo neste momento.

Veja alguns erros comuns a serem evitados:

  • Para mim fazer (errado) – para eu fazer (correto)
  • Segue os documentos (errado) – Seguem os documentos (correto)
  • Eu vou estar fazendo um curso (errado) – Eu vou fazer um curso (correto – coloquial)/ Farei um curso (correto – formal)
  • Houveram problemas com meu relatório. (errado) – Houve problemas com meu relatório (correto)
  • Estou ancioso para conseguir a vaga. (errado) – Estou ansioso para conseguir a vaga. (correto)
  • Vamos se encontrar amanhã. (errado) – Vamos nos encontrar amanhã (certo)
  • Tomara que eu seje escolhido para a vaga, (errado) – Tomara que eu seja escolhido para a vaga. (certo)

A carta de apresentação é também o momento de apresentar qualificações e capacidades que não foram muito esmiuçadas no currículo. Descreva habilidades que sejam adequadas ao cargo para o qual está se candidatando. Considere aqueles pontos que você pensaria em falar na entrevista. A carta de apresentação com estes elementos pode aproximá-lo de chegar ao próximo passo: a entrevista de emprego.

A personalização da carta é que deixa claro o interesse do candidato à vaga naquela empresa específica, ou seja, muito mais do que simplesmente conseguir um emprego. Por isso, adeque sua carta de apresentação com elementos próprios para cada vaga em particular. Busque conhecer o nome do recrutador que receberá sua carta e seu CV, dando um toque mais pessoal à sua carta de apresentação.

Se possuir intercâmbio, tiver sido promovido em algum emprego anterior, projetos pessoais ligados ao cargo almejado ou afins, é possível mencionar na carta de apresentação.

Sobre a formatação, use um padrão sóbrio. Comumente é usada a fonte Arial, tamanho 12.

O que não fazer na carta de apresentação

É importante que a carta de apresentação não seja uma dissertação repetitiva sobre dados que já estejam no currículo. O recrutador já terá visto o CV, portanto, coloque novidades que sejam diferenciais na carta.

Como falamos anteriormente, erros de português não podem aparecer em sua carta de apresentação. A linguagem formal é desejada, portanto fuja de abreviações e expressões coloquiais.

Outro ponto importante é não exceder o tamanho de uma página para sua carta. Caso contrário, corre-se o risco de criar um conteúdo maçante que leve o recrutador a perder o “fio da meada”. Seja objetivo e coloque conteúdo relevante na carta de apresentação para empresa. Lembre-se que provavelmente haverá dezenas de candidatos à mesma vaga, portanto, muito material a ser absorvido pelo recrutador.

Um mesmo profissional, como o psicólogo ou enfermeiro, pode ter diferentes atuações de acordo com o cargo para o qual se candidata. Por isso, é interessante que não seja reproduzida uma carta genérica para todas as vagas à qual for se candidatar, pois o profissional pode passar a impressão de não ter tomado cuidado na elaboração da carta.

Se você ainda não possui experiência na área, não deve escrever isto na carta de apresentação. Destaque apenas o que possui, nem que sejam apenas os cursos, habilidades e competências.

Agora, vejamos alguns modelos de carta de apresentação para diferentes candidatos e use-as de base para fazer a sua. É possível deixar a sua carta de apresentação pronta no Word, fazendo as adaptações, conforme necessário.

Carta de apresentação para professor

Carta de apresentação professor

MODELO 1São Paulo, 12 de novembro de 2018.

Nome do recrutador

Cargo (ex. Diretor de Recursos Humanos)

Universidade XYZ

Avenida Principal, 789

São Paulo, SP CEP 01010-010

Caro Sr. (nome no recrutador),

Tomei conhecimento da vaga de professor de (especificar) na Universidade (nome) através do sitedeemprego.com.br (colocar a fonte). Sou professor universitário há 4 anos e coloco-me como candidato para a presente vaga.

Possuo especialização na área (especificar) e, ao longo de minha carreira, atuei em sala de aula com as disciplinas de X, Y e Z.

Dentre minhas qualidades, estão comprometimento, criatividade, bom humor, proatividade, bom relacionamento interpessoal e disciplina.

Tenho experiência com supervisão de estágio na área tal e apresentei trabalho no Congresso Nacional de Educação Etc.

Tenho domínio de Word, PDF, PowerPoint e sou fluente em inglês. Fiz intercâmbio de um ano no Canadá em 2015, onde desenvolvi as habilidades de (discorrer). Tenho disponibilidade para viagens.

Com a certeza de que meu perfil irá agregar à (nome da instituição), me coloco à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei esclarecer quaisquer dúvidas e explicar em maiores detalhes as minhas experiências e competências. Reitero meu grande interesse em compor o quadro de professores desta instituição. Agradeço desde já a atenção dispensada.

Atenciosamente,

José da Silva (seu nome)

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Há profissionais que possuem o currículo Lattes, modelo de currículo acadêmico que pode ser mencionado na carta de apresentação. Se o envio for digital, é possível citar o link para seu Lattes, para acesso do recrutador, se for de interesse. Este recurso pode ser uma alternativa para maiores detalhes da carreira de professores com muitos anos de experiência e participações em congressos, publicações de trabalhos e afins.

MODELO 2

São Paulo, 12 de novembro de 2018.

Maria de Lourdes Gonçalves (nome da responsável pela vaga)

Diretora (cargo da responsável pela vaga)

Escola XYZ

Avenida Principal, 789

São Paulo, SP CEP 01010-010

Prezada Sra. Maria de Lourdes,

Com a intenção de me apresentar como candidato à vaga de professor(a) de (especificar), gostaria de apresentar meu currículo à (nome da instituição escolar, universidade e afins).

Notei, na descrição da vaga apresentada no (colocar a fonte da qual soube da vaga, ex. www.site.com.br), que vocês procuram alguém com minha experiência. Possuo prática em sala de aula de (quanto tempo?), atuando com (crianças, adolescentes, adultos… especificar o público atendido).

Acredito possuir as qualidades necessárias para o cargo, como (colocar aqui qualidades esperadas de um professor, tais quais dedicação, proatividade, criatividade, boa relação interpessoal e paciência).

(Aqui, é possível discorrer mais sobre experiências nas quais colocou em prática as qualidades acima e como. Não é necessário colocar todas, mas destaque as mais relevantes ou recentes.)

Com a certeza de que meu perfil irá agregar à (nome da instituição), me coloco à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei esclarecer quaisquer dúvidas e explicar em maiores detalhes as minhas experiências e competências. Reitero meu grande interesse em compor o quadro de professores desta instituição. Agradeço desde já a atenção dispensada.

Atenciosamente,

Fulano de Tal (seu nome)

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Carta de apresentação para enfermeiro

Carta de apresentação enfermeiro

Belo Horizonte, 8 de janeiro de 2019.Nome do recrutador

Cargo (recrutador de Recursos Humanos)

Hospital XYZ

Avenida Principal, 789

Belo Horizonte, MG CEP 01010-010

Prezado(a) senhor(a) (nome do recrutador, se houver),

Na qualidade de enfermeiro(a), tomei conhecimento da vaga em aberto no (nome da instituição à qual está se candidatando). Possuo a qualificação desejada, como (citar as habilidades mencionadas na divulgação da vaga que se adequam ao seu perfil, por exemplo: organização, disciplina, habilidade de comunicação, sensibilidade).

Com experiência de 5 anos no Hospital (citar local onde trabalhou anteriormente), desenvolvi práticas de (exemplos: liderança de equipe, comunicação com famílias, tomada de decisão, administração e gerenciamento).

(Aqui, é possível descrever outras habilidades trabalhadas em outras experiências prévias de trabalho. Cuidado para não tornar-se repetitivo em relação ao CV)

Busco constante aprimoramento profissional, como no curso de (citar um curso feito), onde desenvolvi conhecimentos técnicos para (citar habilidades trabalhadas neste curso).

Com a certeza de poder contribuir com a equipe do (nome da instituição), me coloco à disposição para entrevista pessoal, de forma a descrever melhor minhas experiências e competências. Agradeço desde já a atenção dispensada.

Atenciosamente,

Rosa dos Santos (seu nome)

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Carta de apresentação para engenheiro

Carta de apresentação engenheiro

Aracaju, 10 de dezembro de 2018.Nome do recrutador

Cargo (recrutador de Recursos Humanos)

Empresa XYZ

Avenida Principal, 789

Aracaju, SE CEP 01010-010

Caro(a) João dos Santos (nome do recrutador)

Sou engenheiro civil e tomei conhecimento da vaga através do (como soube da vaga. Exemplo: LinkedIn). (Focar nas experiências mais recentes ou nas mais ligadas ao cargo). Possuo 7 anos de atuação como engenheiro civil, onde executei tarefas como (citar atribuições principais que podem ser ligadas ao cargo desejado).

(É possível incluir cursos e pós-graduações que estejam ligadas ao cargo desejado.) Possuo pós-graduação em Gestão de projetos, o que me torna ainda mais qualificado para a vaga em questão, devido às habilidades de (citar diferentes habilidades adquiridas no curso) desenvolvidas.

Sou competente com a comunicação e trabalho em equipe, possuo alta aptidão com cálculos e visão de mercado (citar estas e/ou outras habilidades e competências profissionais relevantes para o cargo de engenheiro).

Pelos motivos apresentados, acredito ser qualificado para compor o quadro de profissionais da empresa (nome da empresa). Reitero meu grande interesse em fazer parte desta equipe e me coloco à sua inteira disposição para uma entrevista pessoal, para que eu possa apresentar em mais detalhes minhas habilidades e experiências. Agradeço desde já a atenção.

Atenciosamente,

Ana de Oliveira (seu nome)

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Carta de apresentação primeiro emprego

Carta de apresentação primeiro emprego

Se você está se candidatando para o primeiro emprego, talvez acredite que não tenha conteúdo para compor uma carta de apresentação. Mas fique tranquilo, aqui vamos dar algumas ideias de como extrair suas melhores competências para fazer uma boa carta de apresentação.

Experiências em estágios, trabalhos voluntários ou até projetos da escola podem ser úteis neste momento. Habilidades adquiridas em cursos também são informações importantes. Entretanto, vale nomear apenas o conteúdo que tenha alguma ligação com o cargo desejado.

Vejamos um modelo:

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2018.

Joana Souza (Nome do recrutador)

Diretora de Recursos Humanos (cargo do recrutador)

Empresa XYZ

Avenida Principal, 789

Rio de Janeiro, RJ CEP 01010-010

Prezada Joana,

Tomei conhecimento do cargo de assistente administrativo (adaptar nome do cargo) através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (adaptar ao local onde soube da vaga). Acredito ser a pessoa ideal para o cargo porque possuo as habilidades desejadas, como (citar aqui as habilidades pedidas na descrição do cargo que se enquadrem com você).

Sou proativo, organizado, possuo boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe (citar outras habilidades diferentes das anteriores). Possuo inglês avançado, conhecimento em Word e Excel (informar habilidades adquiridas, seja em cursos ou não, mas que possam contribuir para o cargo).

Estou cursando (se ainda estiver estudando, especificar nome do curso) de modo a me aprimorar profissionalmente e contribuir ainda mais para esta vaga. Adquiri experiência com elaboração e execução de projetos através do (trabalho voluntário/projeto executado na escola).

Por estes motivos, acredito poder contribuir com a Empresa XYZ como assistente administrativo. Fico à disposição para entrevista pessoal, onde poderei falar de forma mais detalhada sobre minhas competências e qualidades pertinentes ao cargo. Agradeço desde já a oportunidade.

Atenciosamente,

José Rodrigues Oliveira (seu nome)

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Carta de apresentação para jovem aprendiz

Carta de apresentação jovem aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz foi criado a partir da Lei 10.097/2000, possibilitando empresas de médio e grande porte contratar estudantes de 14 a 24 anos de idade, com contrato de até dois anos de duração.

Assim como o tópico anterior, a carta de apresentação de um candidato a jovem aprendiz pressupõe a inexistência de experiência prévia. Por isso, outros pontos como qualidades e competências devem ser ressaltados. É interessante também colocar aqui os interesses profissionais no futuro de um jovem aprendiz.

A experiência como jovem aprendiz é uma iniciação no mundo profissional, ligando prática e aprendizagem. Por isso, é interessante que uma pessoa que tenha pretensão de fazer carreira em banco, por exemplo, coloque este ponto na carta de apresentação ao se candidatar como jovem aprendiz em um banco. Uma habilidade que faz diferença é boa escrita, e sua carta de apresentação já servirá para mostrar também este ponto.

Coloque qualidades e competências que façam sentido para você. Assim, caso passe para o passo da entrevista, saberá argumentar exemplos práticos que demonstrem seus pontos positivos.

Veja um modelo 1:

Campinas, 22 de novembro de 2018.

Mariana da Silva (Nome do recrutador)

Diretora de Recursos Humanos (cargo do recrutador)

Banco XYZ

Avenida Principal, 789

Campinas, SP CEP 01010-010

Cara Mariana,

Após tomar conhecimento da vaga de jovem aprendiz para o Banco XYZ no Jornal da Cidade em 14 de novembro, envio a presente carta e meu currículo para me candidatar.

Vi na oferta da vaga a possibilidade de me aproximar de meu objetivo profissional. Pretendo cursar faculdade de Administração para trabalhar em uma grande empresa como o Banco XYZ.

Sou comprometida, proativa, responsável e possuo excelente relacionamento interpessoal. Tenho boa articulação da fala, boa escrita e estou aberta para desenvolver ainda mais habilidades que me possibilitem ser uma ótima profissional.

Na escola, tive a oportunidade de fazer parte do projeto (descrever um projeto), onde desenvolvi a habilidade de planejamento, organização, disciplina, obtendo um resultado positivo.

Tenho conhecimento de Windows, Excel, Word, PowerPoint, possuo domínio de Google e digitação eficiente. Tenho conhecimento intermediário de inglês e espanhol e estou cursando estes idiomas de modo a alcançar a fluência.

Pelos motivos apresentados, acredito ter as habilidades necessárias para conquistar o cargo de jovem aprendiz no Banco XYZ. Fico à disposição para comparecer em entrevista pessoal e apresentar mais detalhadamente minhas competências e aspirações. Agradeço desde já a oportunidade.

Atenciosamente,

Bruna da Costa

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Modelo 2:São Paulo, 22 de novembro de 2018.

Rodrigo Almeida (Nome do recrutador)

Analista de Recursos Humanos (cargo do recrutador)

Supermercado XYZ

Avenida Principal, 789

São Paulo, SP CEP 01010-010

Prezado Sr. Rodrigo,

Em busca de preencher o cargo em aberto de jovem aprendiz no Supermercado XYZ, apresento-lhe meu currículo em anexo. Sou dinâmica, adaptável, resiliente, dedicada ao trabalho, proativa e responsável.

Durante o Ensino Médio, pude participar de (descrever projetos que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades úteis para o cargo). Além disso, tenho curso de informática, com habilidades para Word, Excel, Internet e digitação. Estou cursando inglês e pretendo ingressar faculdade de Engenharia de Alimentos. Acredito que minha experiência no Supermercado XYZ será muito enriquecedora profissionalmente.

Pelos motivos apresentados, acredito ter as habilidades necessárias para conquistar o cargo de jovem aprendiz no Supermercado XYZ. Fico à disposição para comparecer em entrevista pessoal e apresentar mais detalhadamente minhas competências e aspirações. Agradeço desde já a oportunidade.

Cordialmente,

Maria Pereira

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Carta de apresentação para estágio

Carta de apresentação estágio

São Paulo, 22 de novembro de 2018.Fernanda da Cruz (Nome do recrutador)

Diretora de Recursos Humanos (cargo do recrutador)

Editora XYZ

Avenida Principal, 789

São Paulo, SP CEP 01010-010

Prezada Sra. Fernanda,

Sou aluno de Comunicação Social e estou no 4º semestre na Universidade BCD. Possuo conhecimento avançado de informática e inglês intermediário. Tenho experiência de 6 meses como estagiária no Jornal da Cidade, onde desenvolvi habilidades de (descrever atribuições e aprendizado).

Acredito possuir as habilidades desejadas para o cargo de estágio oferecido pela Editora XYZ, como boa escrita, empatia, boa comunicação e noções básicas de programação.

Tenho interesse em seguir carreira como editor e adquirir experiência na Editora XYZ pode ser de grande valia para atingir meu objetivo.

Pelos motivos apresentados, acredito ter as habilidades necessárias para conquistar o cargo de jovem aprendiz na Editora XYZ. Fico à disposição para comparecer em entrevista pessoal e apresentar mais detalhadamente minhas competências e aspirações. Agradeço desde já a oportunidade.

Respeitosamente,

Tiago Almeida

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Carta de apresentação comercial

Carta de apresentação comercial

A carta de apresentação comercial é uma carta de apresentação de empresa para empresa, ou seja, tem o objetivo de divulgar para a empresa um determinado serviço ou produto comercializado por uma Pessoa Jurídica.

Ela pode ser feita também por profissional autônomo prestador de serviço. Após a reforma trabalhista em 2017, houve uma ampliação de possibilidade para a contratação através da prestação de serviços, sem vínculo empregatício.

Há diversas profissões que podem atuar no ramo do empreendedorismo, trabalhando com consultoria ou prestação de serviços diversos. Algumas delas são arquitetura, engenharia, administração, análise de sistemas, entre outras.

A carta de apresentação é uma forma de abordar um cliente em potencial, antes mesmo de um encontro presencial. A carta de apresentação poderá apresentar de forma breve a empresa e seus produtos. É importante que o documento seja sucinto e que haja um contato prévio, seja via telefone ou e-mail, para então enviar a carta de apresentação. Desta forma, é possível aumentar as chances de contratação.

Modelo 1:São Paulo, 13 de novembro de 2018.

Hospital XYZ

Endereço

Prezado(a) Senhor(a) (colocar o nome do responsável),

Somos a Saúde Sempre, uma empresa de consultoria em Educação Permanente a hospitais e clínicas. Nossa equipe conta com 30 profissionais em diferentes especializações na área da saúde e da comunicação e oferecemos um leque de cursos e capacitações para os profissionais do Hospital XYZ. Enviamos em anexo a relação dos cursos ofertados que acreditamos que atendam o perfil do Hospital XYZ e que podem contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho da equipe.

Buscamos uma relação de transparência com nossos clientes e oferecemos conteúdo personalizado às necessidades de nossos clientes. Agradecemos desde já a atenção e ficamos à disposição para contato e negociação.

Cordialmente,

Ana Maria Bueno

Saúde Sempre

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

www.seusite.com.br

Modelo 2:

Empresa XYZ

Endereço

Prezado(a) Senhor(a) (colocar o nome do responsável),

Meu nome é Fulano de Tal e sou prestador de serviços de suporte de software. Trabalho oferecendo este tipo de serviço a empresas há 10 anos e sou habilitado para garantir suporte total na área de software para sua empresa.

Sou especializado em suporte de antivírus, backup, programação, rede, entre outros serviços de software necessários para sua empresa.

Agradeço desde já a atenção e fico à disposição para contato e orçamento.

Atenciosamente,

Fulano de Tal

Soluções em Software

(11) 11111-2222 (telefones para contato)

[email protected]

Conclusão

Você viu por que fazer uma carta de apresentação, o que ela deve conter e o que deve ser evitado. Você conheceu também alguns modelos para alguns cargos específicos, como professor, enfermeiro, engenheiro, estagiário, jovem aprendiz, pessoa jurídica e até para o primeiro emprego.

É importante utilizar o conteúdo aqui apresentado de forma consciente e adaptada às suas habilidades, e não meramente como uma cópia. Esperamos que este artigo tenha a função de inspirá-lo e instrumentá-lo na execução de sua carta de apresentação.

Se for fazer sua própria carta de apresentação, a dica é treinar, pensando nas habilidades que possui e que podem ser úteis profissionalmente.

Se desejar, ainda é possível terceirizar a elaboração deste documento. Alguns profissionais e empresas oferecem este serviço, como a carta de apresentação Catho, por exemplo. Porém, é necessário um investimento financeiro para tal, e vale lembrar que é importante adaptar a carta de apresentação ao cargo para o qual vai se candidatas e para cada empresa.

Seguindo as dicas e ideias apresentadas aqui, você tem todos os elementos necessários para fazer uma excelente carta de apresentação. Lembre-se de comparar sua carta de apresentação ao seu CV para que ela não fique repetitiva e de revisar o conteúdo para não mandar a carta com erros de português.

Se este conteúdo de cartas de apresentação foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos. Para mais dicas sobre a vida profissional e carreira, continue em nossa página.