Carta de demissão: saiba como redigir com exemplos prontos

Você recebeu uma nova proposta de trabalho, mas ainda não sabe como proceder para fazer uma carta de demissão? Fique tranquilo que neste post você vai aprender passo a passo como elaborar o documento e ainda pode aproveitar os modelos para se inspirar para fazer o seu. Confira agora mesmo!

O que é uma carta de demissão?

A carta de demissão é um documento que deve ser entregue pelo funcionário no momento do pedido de desligamento, independente de qual seja o motivo da demissão e se vai cumprir ou não o aviso prévio.

O ideal é apresentar a sua solicitação de demissão antes de escrever a carta até para acertar todos os detalhes com o empregador. Em seguida, deve ser feita a carta para formalizar o pedido de desligamento.

Como fazer uma carta de demissão passo a passo?

Conceito de carta de demissão

Algumas pessoas ainda têm dúvida sobre o que colocar na carta de demissão, já que não é um procedimento normal. Contudo, o processo é bem simples e somente exige disposição e atenção na hora de fazer o documento. Confira como fazer detalhadamente a carta de demissão.

1. A carta precisa ser escrita à mão

Diferente de outros documentos, a carta de demissão precisa ser escrita de próprio punho para comprovar que a decisão é de livre e espontânea vontade do colaborador. Dessa forma, a empresa fica respaldada de qualquer problema que possa acontecer futuramente por conta dessa decisão.

Mas fique despreocupado porque você não precisa escrever um livro, visto que a carta de demissão deve ser curta, o que dá mais ou menos uma folha. Por isso, o texto precisa ser muito objetivo e sem muitas delongas.

2. Seja objetivo

Na hora de escrever a carta de demissão, vá direto ao ponto, pois a objetividade neste momento é fundamental para que o processo ande rápido. Portanto, evite usar a carta para fazer reclamações sobre a empresa.

Apesar do conteúdo da carta ser objetivo, você pode ressaltar alguns pontos positivos sobre a empresa, mas jamais fale mal do seu chefe ou da organização. Isso faz com que a companhia olhe para você de outra forma.

3. Converse com seu superior antes de fazer a carta

Antes de começar a escrever a carta de demissão é indicado conversar com seu superior para explicar com detalhes a sua motivação. Você pode aproveitar o momento para negociar o cumprimento do aviso prévio.

Todavia, evite usar a conversa para querer se promover ou manipular uma situação que não existe e não é benefício para você. Apenas converse com seu chefe para informá-lo sobre a sua decisão.

4. Não coloque informações pessoais

Na carta de demissão você não é obrigado a colocar suas informações pessoais, uma vez que a empresa já possui esses dados dentro do banco de dados. Apenas use o documento para informar a empresa sobre o seu desligamento.

5. Mantenha o bom relacionamento com todos

Não é porque você está pedindo demissão da empresa que não poderá deixar de manter um bom relacionamento com seu chefe e com a sua equipe de trabalho. Portanto, após o desligamento fale com seus colegas, se despeça de todos e procure manter contato para fazer um bom networking.

Modelos de carta de demissão

Separamos alguns modelos de carta de demissão para você se inspirar na hora de fazer o seu pedido de desligamento. Os modelos apresentados atendem aos pedidos de demissão com aviso prévio, sem aviso prévio, com detalhes, sem formalidade e com pesar. Confira!

Carta de demissão com o cumprimento do aviso prévio

Pedir demissão com cumprimento de aviso prévio é o tipo mais comum, já que o colaborador não perde seus direitos. Veja o modelo a seguir:

“À ______ (coloque o nome da empresa em que você trabalha e vai pedir demissão)
Prezado(s) Senhor(es),
Por motivos pessoais (ou profissionais), venho comunicar formalmente, meu pedido de desligamento desta empresa, por meio desta carta. Em consequência disso, estou me desligando do cargo de (coloque o nome do cargo que você ocupa) que exerço desde ____/____ (coloque a data que você iniciou na empresa).
Confirmo que irei cumprir o aviso prévio, obedecendo aos critérios da lei, no período entre __ /__ /_____  (coloque a data de início do aviso) a __ /__ /____ (coloque a data de término do aviso).
________, ___ de ______ de _______ (coloque o local e data)
(Coloque sua assinatura)
(Coloque seu nome por extenso)”

Carta de demissão sem o cumprimento do aviso prévio

Alguns profissionais quando solicitam o desligamento de uma empresa é porque já estão prontos para trabalhar em outra empresa. Por isso, não tem a possibilidade de cumprir o aviso prévio.

Se a empresa não concordar com a sua dispensa do aviso prévio, você terá que pagar uma multa por não cumpri-lo. O valor será descontado do montante que você irá receber na rescisão. Confira um modelo de carta sem aviso prévio.

“À ______ (coloque o nome da empresa em que você trabalha e vai pedir demissão)
Prezado(s) senhor(es),
Venho comunicar formalmente meu pedido de demissão, por meio desta carta. Portanto, estou me desligando do cargo (coloque o nome do cargo que você ocupa) que ocupo na empresa desde ____/_____ (coloque a data que iniciou na empresa), por motivos pessoais (ou profissionais).
Como desejo sair neste momento, solicito a esta empresa a minha dispensa do cumprimento do Aviso Prévio e já peço o encerramento imediato do contrato de trabalho.
________, ___ de ______ de _______ (coloque o local e data)
(Coloque sua assinatura)
(Coloque seu nome por extenso)”

Carta de demissão com detalhes

A carta de demissão deve ser direta e objetiva, sem precisar entrar em detalhes. No entanto, alguns profissionais usam a carta de demissão para agradecer o empregador pela oportunidade e a experiência que adquiriu enquanto trabalhou na companhia. Veja um modelo para você seguir.

“À ______ (coloque o nome da empresa em que você trabalha e vai pedir demissão)
Prezado(s) Senhor(es),
Venho apresentar meu pedido de demissão, por meio desta carta, da qual me desligo do cargo (coloque o nome do cargo que você ocupa) que ocupo na empresa desde __/__/__ (coloque a data que iniciou na empresa).
Confirmo que cumprirei o aviso prévio (se você não for cumprir, informe que solicitará a dispensa seguindo o modelo de não cumprimento do aviso), obedecendo aos critérios da lei, no período entre __ /__ /_____  (coloque a data de início do aviso) a __ /__ /____ (coloque a data de término do aviso)
Quero aproveitar para agradecer pela (coloque aqui o que você gostaria de agradecer) oportunidade que tive de fazer parte desta empresa, pela consideração de todos e pela confiança que sempre me foi dada desde o momento que iniciei nesta empresa e por todo o período em que trabalhei aqui.
Gostaria também de mencionar sobre (coloque aqui algum projeto ou oportunidade que vivenciou na empresa durante o período do seu trabalho) onde tive a oportunidade de mostrar meu trabalho, aprender com meus gestores e evoluir com as pessoas e atribuições que me foram conferidas.
Aproveito para esclarecer que os motivos que me levaram ao pedido de demissão são estritamente pessoais (profissionais) e não estão relacionados ao meu trabalho nesta empresa.
________, ___ de ______ de _______ (Coloque o local e data)
(Coloque sua assinatura)
(Coloque seu nome por extenso)”

Carta de demissão sem formalidade

O tom de formalidade aplicado na carta de demissão vai variar conforme o relacionamento com a empresa. Se você sempre manteve uma relação muito próxima com seu gestor, pode fazer uma carta sem muitas formalidades, já que ele entenderá a sua posição. Observe o modelo abaixo para fazer a sua carta.

“Prezado (como é uma carta sem formalidade, pode usar apenas o “prezado”, excluindo o uso do “senhor”) ______ (coloque o nome do seu chefe),
Informo a você que por motivos pessoais/profissionais, estou apresentando meu pedido de demissão. Portanto, me desligo do cargo _______ (coloque o nome do cargo que ocupa) que ocupo nesta empresa.
Confirmo que irei cumprir o aviso prévio (se você não vai cumprir, coloque aqui essa informação) obedecendo aos critérios da lei.
________, ___ de ______ de _______ (coloque o local e data)
(Coloque sua assinatura)
(Coloque seu nome por extenso)”

Carta de demissão com pesar

Se você realmente lamenta a sua saída da empresa, pode fazer uma carta agradecendo a oportunidade e informar o quanto você lamenta está saindo da empresa neste momento. Confira um modelo para você fazer.

“À ______ (coloque o nome da empresa que você trabalha e vai pedir demissão)
Prezado(s) Senhor(es),
É com profundo pesar que venho por meio desta carta, apresentar meu pedido de demissão e consequentemente o meu desligamento do cargo __________ (coloque o nome do cargo que você ocupa) que ocupo nesta empresa.
Informo ainda que o motivo do desligamento é estritamente profissional/pessoal.
Quero aproveitar para agradecer por toda consideração que esta empresa teve comigo e pelo eterno aprendizado que me foi proporcionado durante todo o período em que trabalhei na companhia.
Confirmo que irei cumprir o aviso prévio (se você não vai cumprir, coloque aqui essa informação), obedecendo aos critérios da lei.
________, ___ de ______ de _______ (coloque o local e data)
(Coloque sua assinatura)
(Coloque seu nome por extenso)”
Depois de aprender a fazer uma carta de demissão, o documento não será mais nenhum mistério para você. Basta conversar com seu chefe e colocar a mão na massa para fazer a carta de demissão que seja mais adequada para você.