Carta de despedida da empresa: como escrever, dicas e exemplos

Nenhuma despedida é fácil, não importa se você amava ou odiava o seu emprego antigo ou quais são as suas perspectivas para o futuro. Escrever uma carta da despedida para os seus colegas de trabalho pode ser muito mais difícil e sentimental do que parece.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância de escrever uma carta de despedida da empresa, quais são as pessoas que devem recebê-la e te dar algumas dicas para compor o conteúdo da sua carta. Confira:

Por que enviar uma carta de despedida da empresa?

Cartas de despedidas são formas um pouco mais formais e oficiais de anunciar a sua saída da empresa, de desejar ótimos oportunidades para os seus colegas de trabalho, deixar o seu contato e fechar o seu ciclo na empresa de uma forma leve e positiva.

Afinal, o universo do trabalho pode ser muito menor do que imaginávamos e nunca se sabe quando você irá reencontrar um colega de trabalho ou chefe em um evento corporativo. Manter um bom relacionamento profissional é imprescindível e uma boa carta de despedida pode te ajudar a fortalecer estes laços.

Quem deve receber a sua carta de despedida?

O recomendado é que você envie uma carta de despedida a todos aqueles colegas com que você trabalhou de forma regular ao longo da sua passagem pela empresa. Isso vale especialmente se a empresa que você trabalha é grande. Mas caso você trabalhe em uma empresa pequena e teve a chance de conhecer todos os funcionários dela, vale a pena escrever uma carta geral para todos eles falando sobre a sua experiência na empresa.

Como escrever uma carta de despedida da empresa

Confira agora algumas dicas de como elaborar a sua carta de despedida:

1. Expresse sua gratidão pela oportunidade profissional 

Pense na sua carta de despedida como a sua chance de agradecer pelas oportunidades de crescimento profissional, pela ajuda e parceria que os seus colegas de trabalho te ofereceram no período que você passou na empresa. Expresse como foi bom trabalhar ao lado deles e que você deseja que eles tenham um futuro brilhante pela frente.

2. Personalize a sua despedida a cada um

Embora seja uma boa ideia escrever uma carta de despedida geral para a sua equipe inteira de trabalho, algumas pessoas merecem um tratamento individual neste momento sentimental.

Para colegas de trabalho que são na verdade grandes amigos que você irá levar para a vida, algumas formalidades podem ser dispensadas e vale fazer uma breve reflexão sobre a construção dos laços de amizade dentro do ambiente de trabalho.

3. Compartilhe o seu contato profissional 

Outro ponto crucial de uma carta de despedida é fornecer os seus contatos pessoais ou profissionais pelos quais os seus colegas poderão entrar em contato depois da sua saída. Talvez o contato mais importante seja o seu endereço de e-mail pessoal, mas é possível incluir também o endereço do perfil no LinkedIn e o seu número de telefone, a depender da pessoa.

4. Seja conciso

Tente não se alongar muito na sua despedida. Dê preferência por escrever até três parágrafos curtos, por mais que você queria reviver momentos que viveu ao lado dos seus colegas de trabalho.

Lembre-se que o seu objetivo é escrever um breve agradecimento pela parceria no trabalho e apontar por quais caminhos entrar em contato. Você pode também falar quais são os seus planos para o futuro, mas tente não se alongar ou dar muitos detalhes. Este não é o objetivo da carta de despedida.

Sem ideia de por onde começar? Confira exemplos de cartas de despedida da empresa

Exemplo 1:

Prezado/a [nome do/a colega de trabalho],

Gostaria que você soubesse que estou deixando o meu cargo na empresa. Vou assumir uma nova posição na empresa [nome da empresa] nas próximas semanas.

Gostei muito de ter trabalhado aqui e ter tido a oportunidade de trabalhar com você. Obrigado pelo apoio, pela orientação e pelo incentivo que você me forneceu desde que comecei a trabalhar aqui.

Mesmo sentindo saudades de meus colegas e da empresa, estou ansioso por esse novo desafio e por iniciar uma nova fase da minha carreira.

Não vamos perder o contato! Você ainda pode me encontrar através do meu e-mail [inserir endereço de e-mail], pelo LinkedIn [inserir endereço do perfil] ou pelo telefone [inserir número de telefone].

Mais uma vez obrigado por tudo. Desejo a todos o melhor.

Atenciosamente,

[sua assinatura]

Exemplo 2:

Prezado/a [insira nome do/a colega]

Estou te escrevendo para informar que estou me aposentando no final deste mês.

Gostei muito de trabalhar aqui nestes últimos anos e sou muito grato por ter tido a chance de trabalhar ao seu lado. Nunca esquecerei sua gentileza e profissionalismo sempre que trabalhamos juntos em projetos de equipe.

No entanto, espero que possamos manter contato. Você pode entrar em contato comigo no meu endereço de e-mail [inserir endereço de e-mail] ou no meu telefone celular, [inserir número de telefone].

Obrigado novamente pelo companheirismo nestes anos trabalhando juntos. Desejo-lhe as maiores felicidades e espero manter contato.

Atenciosamente,

[sua assinatura]

Exemplo 3:

Olá [inserir o nome do/a colega]

Como você deve saber, estou saindo da empresa.

Mas antes, quero deixar minha gratidão por ter te conhecido e trabalhado com você nestes anos. Sem sua amizade, apoio e colaboração, o trabalho aqui não seria o mesmo. Tenho certeza de que o vejo antes de partir, mas, se não, meu último dia é [inserir data].

Para o futuro, meus planos são [inserir planos]. Estou muito empolgado para começar esta nova etapa da minha vida, mas saiba que sempre irei valorizar todos os momentos e aprendizados que tivemos juntos nestes anos. Os meus contatos são: [inserir e-mail, telefone, LinkedIn]

Não hesite em entrar em contato se precisar de algo ou quiser conversar.

Desejo a você tudo de melhor para o futuro,

[sua assinatura]

Exemplo 4:

Bom dia,

Você deve ter ouvido falar que deixarei minha posição na empresa nos próximos dias. Desejo a você tudo de bom para seu futuro e que tenham um bom relacionamento com o meu sucessor.

Gostaria de oferecer meu e-mail e o LinkedIn, caso tenham interesse e entrar em contato no futuro.

[inserir e-mail e LinkedIn]

Obrigado por tudo,

[sua assinatura]

Exemplo 5:

Oi [inserir o nome do/a colega],

O dia está chegando. Nossa formidável parceria está chegando ao fim (pelo menos no escritório). Gostaria de agradecer por tudo o que você fez por mim aqui, você tornou esse trabalho muito melhor do que eu imaginava que fosse.

Eu sempre lembrarei de como construímos nossa amizade e parceria. Então, espero que quem me substitua seja tão produtivo e eficiente quanto eu fui, mas não mais do que eu, é claro.

Não deixe de entrar em contato. Caso tenha esquecido, você pode me encontrar no número [inserir número de telefone]ou no e-mail [inserir endereço de e-mail].

Espero te ver no meu último dia aqui e em vários encontros que teremos fora daqui. Te desejo muito sucesso,

[sua assinatura]

Exemplo 6:

Olá [inserir o nome do/a colega],

Como você sabe, estou saindo da empresa no dia [inserir data]. Queria agradecer pessoalmente por seu apoio e orientação ao longo de todo o tempo em que trabalhei aqui. Sinto cresci como profissional graças à sua mentoria, pela qual sou muito grato. Espero que possamos continuar em contato mesmo após a minha saída.

Abaixo estão meus contatos:

[inserir e-mail e LinkedIn].

Nos próximos meses, irei assumir uma posição na empresa [inserir nome da empresa] e espero que você saiba que teve um papel importante em me levar até lá. Então, mais uma vez, obrigado.

Boa sorte no futuro,

[sua assinatura]

Exemplo 7:

Prezado/a [inserir o nome do/a colega],

Escrevo para informar que não vou mais trabalhar para a [inserir nome da empresa] a partir da próxima semana. Me ofereceram uma vaga em outra empresa que me deu a oportunidade de avançar em minha carreira.

Gostei muito de trabalhar com você nesses últimos anos. Fizemos um ótimo trabalho juntos e tivemos ótimos resultados. Você tem sido um amigo e colega maravilhoso.

Espero que nossos caminhos se cruzem novamente, e aqui está o meu email, caso você queira entrar em contato: [email X].

Desejo a você o melhor para o futuro,

[sua assinatura]