Carta de intenção de mestrado: prepare a sua e consiga a sua aprovação

Ao elaborar uma carta de intenção de mestrado, o candidato pretende convencer o responsável sobre a vaga de que o remetente da carta de intenção é o melhor candidato para ocupá-la, bem como a confirmação de que está apto para a função, pois, além de cumprir todos os requisitos, realmente está interessado em cursar o mestrado. Confira neste artigo as principais questões que não podem faltar na sua carta de intenção de mestrado. Acompanhe.

Como elaborar uma carta de intenção de mestrado?

O começo da tarefa pode parecer difícil. No entanto, iremos desmistificar essa crença. Pode parecer “clichê” ou redundante, mas você deve começar pelo local e data do envio. Sempre que possível, direcione a carta de intenção de mestrado ao responsável pela seleção das vagas. Além disso inclua o nome da instituição e o departamento logo no início.

Siga uma estrutura que esteja de acordo com as instruções fornecidas pela instituição que está oferecendo o curso. Após as informações introdutórias, comece descrevendo, como o próprio nome sugere, qual é a sua intenção ao ingressar no projeto. Ou seja, apresente as razões pelas quais o curso que pretende cursar á importante para você, quais são os seus projetos a partir deste estudo dirigido e o que mais lhe chama a atenção sobre a área escolhida.

Em seguida, destaque seu conhecimento sobre a instituição. Pesquise se algum professor da casa é autor de um livro na área ou, ainda, se algum diretor de uma grande organização, no Brasil ou no exterior, já foi aluno, por exemplo. Em caso positivo, cite-os em sua carta. É altamente indicado realizar uma investigação a respeito da instituição. Desta maneira você pode criar um rapport assertivo com o recrutador.

Agora, é hora de citar suas principais qualidades e habilidades mais relevantes para o curso pleiteado. Descreva-as de forma íntegra, concisa e interessante.

Principais dicas ao elaborar uma carta de intenção de mestrado

A partir desta leitura, você já aprendeu a formatação geral para a elaboração da carta de intenção de mestrado. Confira agora dicas valiosas que o ajudarão a elaborar uma carta perfeita, que agrade o recrutador na hora de fazer a escolha e que te coloque à frente na busca pela tão sonhada vaga no mestrado:

1. Sua carta de intenção não é a repetição do seu currículo

Tenha muito cuidado para não tornar carta de intenção de mestrado um currículo com uma nomenclatura diferente. Cartas com esse padrão são comumente descartadas do processo de avaliação. Isso porque além de cansativas, demonstram total ausência de repertório, ausência de criatividade e, principalmente, desconhecimento total do que é e para que serve uma carta de intenção de mestrado.

2. Seja honesto

Pode parecer óbvio, mas ser autêntico na carta de intenção de mestrado é imprescindível. Comumente os candidatos tendem a exagerar nas referências, mas não caia nessa. A honestidade conta muitos pontos em todos os aspectos e momentos da vida. Ao que se refere ao seu currículo, teses ou artigos publicados não é diferente. Não minta, pois todas as informações serão checadas e, confie: ninguém quer um admitir um mentiroso.

3. Não envie a mesma carta para várias instituições

Sim. É necessário elaborar uma carta de intenção de mestrado para cada uma das instituições que oferecem o curso pretendido. Você não deve enviar a mesma carta padrão para todas as instituições de ensino. Ao contrário, deve elaborar uma carta de intenção de mestrado personalizada para cada instituição, tendo em vista que a cultura presente em cada uma delas é diferente e específica, em vários aspectos e tornando sua carta interessante e exclusiva.

4. Especifique suas intenções

Conforme alinhado neste artigo, a instituição tem muito interesse em saber quais são seus projetos pessoais. Por isso, capriche neste tópico. Quanto mais relevante for a sua tese, mais chances você terá de ser aprovado. Se você ainda não tem nenhum projeto em mente, descreva o quanto o curso agregará em sua vida e carreira.

5. Utilizando o poder de síntese

O maior desafio para a elaboração de uma boa carta de intenção de mestrado é justamente o poder de sintetizar as informações. Ou seja, demonstrar com riqueza de detalhes suas intenções, suas qualificações e objetivos, sem ser cansativo, repetitivo ou redundante. Mantenha as formalidades e exigências presentes no texto. No entanto, quanto ao conteúdo, vá direto ao ponto ao se expressar.

Isso porque uma das qualidades mais necessárias aos aspirantes às concorridas vagas de mestrado é uma boa capacidade de síntese. Ou seja, são melhor avaliados àqueles que sabem transmitir em seu texto a quantidade de informações necessárias para ser compreendida, sem perda de tempo. Não existe uma fórmula pronta para isso.

Aqui, o que mais importa é que a carta de intenção de mestrado contenha todos os elementos necessários para transmitir seus pensamentos de forma clara e objetiva. Acredite: sintetizar as ideias pode ser muito mais complexo do que elaborar uma carta de intenção repleta de informações, mas é fundamental para que seu interlocutor compreenda melhor o que você está tentando transmitir, sem o fazer ler 10 laudas com informações vazias e irrelevantes.

Tenha confiança naquilo que escreveu e prepare-se para a aprovação

Todos nós gostamos de nos relacionar com pessoas com quem nos parecemos ou com quem admiramos. Por isso, através da carta de intenção é possível criar uma conexão com o recrutador e, também, fazer com que ele se conecte com você. Seja um candidato que inspire admiração, quer seja pelos seus feitos já realizados, quer seja pelos projetos que ainda pretende realizar.

Por fim, tenha especial atenção com a formatação e com os erros de português. Se a instituição não fornecer as especificações sobre como deve ser o texto, procure mantê-lo em uma página, utilizando as fontes mais clássicas como Times New Roman, Arial ou Calibri.

Com todas essas dicas preciosas, com certeza você estará apto a elaborar uma carta de intenção de mestrado com excelência e, então, concorrer entre os principais candidatos à tão almejada vaga. Se você gostou do nosso artigo sobre elaboração de carta de intenção de mestrado ou, ainda, se ainda ficou com alguma dúvida, escreva para nós aqui embaixo. Teremos prazer em te ajudar nessa fase e te ajudar a ingressar no seu curso de mestrado.