Carta de recomendação profissional: modelos inéditos e como fazer

Você está próximo de alcançar uma excelente oportunidade de trabalho, mas como exigência para confirmar as suas competências profissionais, a empresa contratante solicita uma carta de recomendação profissional do seu último trabalho. E agora? Como fazer isso de forma discreta e sem se mostrar invasivo?

Mais ainda. Como fazer uma carta de recomendação sem ter noção por onde começar? Criamos esse artigo com o intuito de ajudá-lo com informações relevantes para o que você precisa. Saiba o que é uma carta de recomendação profissional, como solicitar e dicas de como fazer. Se tiver dificuldades, escolha um de nossos modelos e faça o seu!

O que é uma carta de recomendação profissional?

É uma carta redigida pelo empregador para falar sobre as qualidades profissionais e recomendar os trabalhos do ex-funcionário. Ela não precisa, obrigatoriamente, ser escrita pelo dono da empresa, mas pelo gestor imediato ou até mesmo pelo departamento pessoal da organização.
O mais importante é que no caso das informações serem checadas, elas possam ser confirmadas por quem escreveu. Mas como solicitar a carta de recomendação para a antiga empresa que você trabalhou? Continue lendo que vamos explicar para você como fazer.

Como solicitar uma carta de recomendação profissional?

Foto: Freepik

A carta de recomendação tem o poder de abrir muitas portas profissionais para você. Será por meio dela que o atual empregador terá a percepção do seu trabalho no emprego anterior. A recomendação do seu ex-chefe mostra para o seu futuro contratante, o bom profissional que você foi e que poderá ser se for contratado.

Como trata-se de um documento valioso por conter informações sobre o trabalho de uma pessoa, é necessário cuidado ao solicitá-lo para o seu antigo gestor. Confira as nossas dicas.

1. Saiba para quem você deve solicitar a carta de recomendação

Dependendo da pessoa que for redigir a sua carta, ela poderá ter informações mais relevantes a respeito do seu trabalho. Se for um gestor que trabalhou com você por muitos anos, provavelmente a carta conterá dados mais específicos. Caso seja preenchida pelo departamento pessoal, será algo mais genérico.

2. Se apresente para ser lembrado

Você imagina o fluxo de pessoas que entram e saem de uma empesa. Não serão todos os colaboradores que serão lembrados somente pelo nome. Caso solicite a carta de recomendação por e-mail, cite algum fato vivido por vocês que lembre quem é você. Se for pessoalmente, será mais fácil reconhecê-lo.

3. Explique sobre a vaga que está se candidatando

Para que a pessoa faça uma carta direcionada com informações relevantes para o seu futuro empregador, é importante que ela saiba mais sobre a vaga que você está se candidatando.

4. Agradeça a disponibilidade

Esse pode ser o ponto mais importante. Agradecer o tempo que a pessoa disponibilizará para fazer a carta de recomendação para você. Mostre-se disponível para entrar em contato com você por telefone ou por e-mail, caso tenha alguma dúvida.

5. Solicite com antecedência

Envie a sua solicitação com bastante antecedência para que a pessoa possa se organizar e escrever uma carta de recomendação com qualidade e sem pressa. Não é interessante ficar pressionando os outros, ainda mais em situações como essas.

6. Envie um modelo

Ao fazer a solicitação é bom enviar junto um modelo de carta de recomendação. Às vezes a pessoa não terá tempo suficiente para elaborar uma carta com as informações necessárias ou nunca fez e pode ter dificuldades.

Nesse caso, é interessante você criar um modelo, onde as informações estejam mais pertinentes à vaga que você está se candidatando. Se tiver dificuldades em elaborar uma carta, acompanhe o nosso próximo tópico que disponibilizamos alguns modelos que podem servir para você.

Como fazer uma carta de recomendação profissional?

Agora chegou o momento de colocar a mão na massa e fazer a sua própria carta de recomendação profissional. Explicamos quais elementos devem estar presentes no conteúdo da carta. Acompanhe:

1. A identificação

Identificar quem escreve a carta é fundamental para dar credibilidade ao documento. Se possível, acrescentar número e e-mail de contato para que a empresa contratante possa fazer confirmações.

2. O conteúdo

Na carta deverá ser informado a função que você exercia, qual o período trabalhado, as atividades realizadas e o desempenho que você obteve nas suas tarefas mais importantes.

Não esqueça de abrir espaço para que seja falado sobre os seus pontos fortes e porque a empresa contratante deveria escolher você.

3. A formatação

Deve-se priorizar a linguagem formal, pois trata-se de relacionamento profissional, mas precisa ser clara e objetiva, sem enrolação. Priorize as cartas digitadas, ao invés de escritas à mão, pois nem sempre a pessoa tem uma caligrafia fácil de ser entendida.

Modelos de cartas de recomendação

Seguem alguns modelos para servir como base para fazer a sua carta. Lembrando que você pode fazer qualquer alteração para adequar a sua realidade.

Modelo ideal de carta de recomendação

Caro [pessoa da empresa contratante],

Tenho imenso prazer em recomendar [nome] para [cargo] na [nome da empresa]. [Nome] e eu trabalhamos juntos na [empresa] por [período de tempo].Foi gratificante trabalhar ao lado do [nome], pois descobri que [ele/ela] é uma pessoa que faz a diferença em qualquer equipe.

A sua honestidade é admirável. [Ele/Ela] sempre foi uma pessoa segura do que quer e incrivelmente dedicada a fazer o melhor.[Ele/Ela] fez um impressionante trabalho [incluir uma “soft skill”, como líder], conquistando grandes resultados como [incluir um resultado dessa “soft skill”].

Seu conhecimento de [assunto específico] e experiência em [assunto específico] agregaram bastante para todo o escritório. [Ele/Ela] desenvolveu as suas habilidades para alcançar [objetivo específico]. Com uma inteligência emocional evoluída, sempre soube contornar todas as situações sem beneficiar ou prejudicar alguém. Procurou manter um bom relacionamento interpessoal, onde fomentava discussões positivas e revelava o melhor de cada um de seus funcionários.

Trabalhar ao seu lado era realmente muito prazerosoSem dúvida alguma, eu o recomendo para a sua equipe na [empresa]. Você não ganhará apenas um colaborador[a], mas alguém extremamente comprometido[a] e conhecedor[a] da função, além de ser uma grande pessoa. Eu sei que [ele/ela] será uma contratação positiva para a sua empresa.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato por meio do e-mail [endereço] ou telefone [incluir número], caso queira conversar comigo sobre as competências profissionais de [nome]. Ficarei feliz em confirmar minha recomendação.

Atenciosamente, [seu nome]

Modelo de carta de recomendação genérico

Pela presente carta, declaro para os devidos fins que [Sr. ou Sra + nome do funcionário] trabalhou nesta empresa no período de [colocar a data inicial e final]. Durante esse tempo, trabalhou inicialmente como [colocar o cargo], foi promovido ou transferido e passou a trabalhar como [colocar o cargo].O colaborador sempre foi muito organizado, simpático no atendimento e demonstrou facilidade em aprender os processos internos de nossa organização.

Demonstrou durante todo esse tempo, ser uma pessoa idônea e com forte potencial de crescimento. O desligamento do [nome] se dá por restrições orçamentárias e não há nada que desabone a sua competência e honestidade.

Atenciosamente,
[nome do gestor e função] [cidade e data].
[informar o número do telefone].

Modelo de carta de recomendação formal

De: [Nome do antigo empregador] Para: [Nome do novo empregador]ESTA CARTA TEM O OBJETIVO DE PASSAR REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS DE [NOME DO FUNCIONÁRIO]

Prezado Senhor [nome do novo empregador]:

O Sr.(a) [nome do funcionário], inscrito no CPF sob o no [colocar o número do CPF] e no RG no [colocar o no do RG], tendo trabalhado em nossa empresa no período compreendido entre [data de entrada e saída], na função de [área profissional que trabalhou], é pessoa de meu conhecimento e desempenhou durante este tempo todas as suas atividades de maneira eficiente, demonstrando sua competência profissional, bem como facilidade no aprendizado de novas tarefas e na transmissão dos seus conhecimentos a outros. Não consta em nossos registros nada que o(a) desabone.

Portanto, viemos por meio desta reafirmar nosso entendimento de que são qualidades suas: competência, honestidade, capacidade e idoneidade, pelo que entendemos ser nossa obrigação recomendá-lo como ótima nova contratação de sua empresa, na qual certamente terá muito a acrescentar.

[assinatura de quem escreveu]:
[Local, data e ano]:
[Nome e assinatura do Antigo Empregador]:

Modelo de recomendação profissional feito por um colega

Exmo. Sr. / Sra. Me chamo [nome] e trabalho como [cargo] na [nome da empresa]. Conheci [nome do funcionário] na [nome da empresa] e trabalhamos juntos durante [X anos ou meses]. De [data inicial e final] estivemos à frente em diversos projetos e pude confirmar o quanto [nome do funcionário] é profissional e competente em tudo o que faz.

Como um profissional diversificado, considero as suas habilidades [informar quais] primordiais para exercer qualquer trabalho.

Me sinto satisfeito em colaborar com o sucesso profissional do [nome do funcionário], uma vez que sempre mostrou-se competente em suas atividades diárias, assim como procurou manter um bom relacionamento com todos os colegas de trabalho.

Recomendo fortemente a contratação do [nome do funcionário]. Atenciosamente,
[nome e cargo] [local e data]

Modelo de recomendação profissional feito pelo gestor

Exmo. Sr. / Sra. Venho por meio desta recomendar o colaborador [nome do funcionário] para o [informar cargo] na sua empresa. O [nome do funcionário] demonstrou durante o tempo em que fui seu gestor, muitas qualidades profissionais. No período [informar inicio e fim] trabalhei como seu líder imediato, supervisionando o seu trabalho enquanto desempenhava as funções de [cargo].

Pude constatar durante todo esse período de tempo em que fui seu gestor o quanto o [nome do funcionário] é um profissional competente e esforçado. Todas as tarefas atribuídas à ele foram executadas dentro do prazo e com muita habilidade. Reitero ainda que foi um profissional que sempre demonstrou prazer no que faz e respeito com todos da sua equipe.

Entre as suas qualidade, destacaria [informar as qualidades] como principais atributos que fizeram a diferença em seu trabalho. Tenho certeza de que o excelente trabalho do [nome do funcionário] será de extrema importância para a sua empresa.

Deixo aqui os meus contatos para confirmação das informações relatadas por mim nesta carta.

Atentamente, [nome e cargo] [local e data] [informar telefone] [informar e-mail]

Modelo de recomendação acadêmica para mestrado ou estágio de aluno

Caro Sr. / Sra.Como solicitação de [nome do aluno], escrevo esta carta de referência para reiterar as suas competências para se candidatar ao curso ou estágio [informar o nome do curso] nesta instituição.

Fiz parte da vida acadêmica do aluno [nome do aluno] durante [informar o período], no desempenho da minha função de professor [informar a disciplina] na [informar o nome da Universidade ou Faculdade].

Durante todo o período do curso, o aluno participou em cadeiras de [informar a disciplina] e obteve notas [informar qual o conceito da nota].

Tomando como base as suas notas, a sua assiduidade, sua participação em sala de aula e a dedicação e esforço colocados durante todo o período do curso, classifico o seu desempenho académico como [informar a classificação].

Para tanto, o aluno merece uma oportunidade nesta instituição e estou certo que [nome do aluno] conseguirá acrescentar valor à sua instituição, razão pela qual recomendo este aluno com prazer e sem ressalvas.

Atenciosamente, [nome do professor] [local e data]

Modelo informal de carta de recomendação

Prezado Sr. [NOVO EMPREGADOR], O [nome] iniciou em nossa empresa [informar data], quando tive o prazer de conhecê-lo. Seus primeiros trabalhos foram como eletricista em unidades de nossa rede de lanchonetes. Durante todo o período em que trabalhou conosco, ele se mostrou um profissional íntegro e responsável, comprometido com os horários e nunca chegava atrasado. Sempre foi muito preocupado com desperdício de material e procurava executar seu trabalho sem que isso ocorresse.

Seu senso de humor e carisma conquistava à todos. Apesar de ser extrovertido, procurava não exagerar e se mostrava muito responsável. A convivência com [nome] tornava o ambiente de trabalho mais leve e divertido.

Acredito em sua capacidade e recomendo fortemente seus serviços, mesmo nas situações mais complicadas em que ele sabe contornar dignamente. Fico à disposição para contato pelo telefone [informar o número]

Atenciosamente, [nome], [cargo]. [cidade] e [data].

Fazer uma carta de recomendação profissional é algo simples, porém este é um documento poderoso nas mãos das organizações. Com ela, a empresa contratante consegue ter uma percepção sobre o profissional que pretende contratar. Portanto, tenha cuidado na hora de criá-la para não colocar informações que desabone o seu trabalho. Lembre-se em usá-la a seu favor!