6 coisas que você não deve dizer no ambiente de trabalho

Por mais descontraído que o seu ambiente de trabalho seja, existem palavras ou frases que devem ficar de fora do seu vocabulário. Isso porque a escolha das palavras certas é a chave para uma boa comunicação profissional. Embora algumas palavras pareçam inofensivas ou comuns, elas geram interpretações negativas, que influenciam diretamente a sua reputação como profissional.

Para que isso não aconteça, a melhor coisa a se fazer é simplesmente não dizer essas frases no ambiente de trabalho. Neste artigo, te mostramos como mudar a forma como você se expressa em diferentes situações e substituir 6 frases que você já pode ter usado no ambiente de trabalho. Confira!

1. “Nós sempre fizemos deste jeito.”

Não é porque uma coisa é feita de determinada forma há algum tempo que ela não pode mudar. Afinal, uma empresa está sempre buscando o melhor desempenho dos seus processos. Atualizações de técnicas ou de softwares podem facilitar o trabalho, tornando-os mais rápidos e menos estressantes. Mas para isso, é preciso incentivar e não ter medo de testar as inovações do mercado e também as sugestões de outros profissionais. 

A frase “Nós sempre fizemos desse jeito” mostra uma atitude oposta à inovação, ao pensamento criativo e à habilidade de resolução de problemas. Isso porque ela demarca uma inflexibilidade e até mesmo certo um conformismo, que, no fundo, diz que as coisas não podem melhorar.

Se você não tem a intenção de expressar esses pensamentos, prefira responder às propostas de inovação com: “Que ideia interessante. Como ela funcionaria?” ou “Essa é uma abordagem diferente da que adotamos atualmente. Vamos estudar os prós e contras da sua implementação?”.

2. “Isso só vai levar um minuto.”

Às vezes, uma tarefa aparentemente simples acaba se revelando uma verdadeira dor de cabeça que pode levar um dia de trabalho inteiro para ser resolvida. Dizer que algo leva “só um minutinho” cria uma expectativa dupla, tanto para a pessoa que irá fazer o trabalho quanto para quem espera recebê-lo logo. 

Afinal, todo mundo possui prazos e atrasos indesejados têm impacto direto sobre a agenda e também à imagem dos profissionais envolvidos. Dizer que vai demorar só um minutinho e acabar levando 30 minutos ou até mesmo um dia inteiro é um claro erro de análise. 

Então, a menos que você tenha certeza que irá concluir a tarefa em até 60 segundos, evite dizer que “só vai levar um minuto”. Prefiro, ao invés disso, dizer “irei entregar o mais rápido possível” ou “até o final do dia”. Caso você peça para um funcionário fazer uma correção no trabalho, use “Você pode avaliar se é possível fazer isso agora?”. E, quando se tratar de uma reunião ou conversa rápida com chefe ou colega de trabalho, diga “Avise-me quando tiver alguns minutos para conversarmos. Quero te mostrar algo”.

3. “Esta não é minha função.” ou “Não fui contratado para isso.”

A maioria dos profissionais já teve que lidar com uma solicitação inusitada ou inconveniente de um colega de trabalho ou de um chefe, que fugia às suas atribuições. No entanto, responder estas solicitações com “Esta não é minha função” ou “Não fui contratado para isso” pode prejudicar sua imagem profissional como um membro daquela equipe. 

Isso não significa, no entanto, que você é obrigado a dizer sim sempre que te pedirem algo no trabalho. Na verdade, você pode falar não, a diferença está na maneira como você articula a sua resposta. 

Então, se o seu colega pedir para que você o ajude a finalizar uma tarefa, mas você estiver sobrecarregado com as próprias funções, explique a situação para ele. Diga: “Desculpe, mas preciso finalizar as tarefas x, y e z com urgência antes”. 

E se o seu chefe pedir para que você faça algo que não está nas suas atribuições, uma boa estratégia é falar sobre a sua disponibilidade. Isso irá lembrá-lo de que você tem um planejamento de trabalho e que, encaixar uma tarefa a mais pode causar atrasos indesejados. Assim, diga: “Estou no meio da execução da tarefa x e em seguida fazei y e z. Qual delas devo colocar em espera enquanto trabalho nesta nova tarefa?”. 

4. “Eu não tive tempo.”

A organização e o planejamento são essenciais para qualquer profissional, independente da posição que ocupe. Afinal, cada cargo vem acompanhado de funções específicas e, na maioria dos casos, acompanham entregas diárias, semanais e mensais. Para isso, é importantíssimo uma divisão de tempo certeira para ter um bom desempenho em todas as tarefas que realizar. 

Assim, ao dizer que não teve tempo para fazer algo da sua lista de tarefas é entendido que você possui um claro problema de organização e planejamento. Neste sentido, a melhor opção é encontrar um sistema que se adeque melhor ao seu dia-a-dia de trabalho, não te deixando esquecer nenhuma tarefa. Mas, quando for preciso explicar este tipo de problema, evite dizer que não teve tempo. Explique a situação e mostre as providências que está tomando para que ela não se repita no futuro. 

5. “Posso estar errado, mas…”

Ao dar uma sugestão para melhorar os processos de trabalho, seja para um colega, para o chefe ou para toda a equipe, evite começar com a expressão “Eu posso estar errado…”. Muitas pessoas acreditam que ela é uma boa forma de expressar humildade. Mas na verdade ela mina a sua credibilidade como profissional. Quando você diz isso, parece que não está baseando sua fala no seu conhecimento da área e nos dados que a empresa apresentou.  

Assim, demonstra que você não tem confiança no que está dizendo. Como consequência, seu chefe e colegas de trabalho também não devem ter. Então, ao dar uma sugestão, retire qualquer palavra ou expressão que possa diminuir a importância da sua contribuição profissional. Prefira falar “Com base em a, b e c, recomendo que adotemos as medidas x, y e z” ou “Em minha análise, os caminhos que apresentarão resultados satisfatórios são…”. 

6. “Ouvi dizer que…”

Dentro ou fora do escritório, todo mundo sabe que essas duas palavras definem o início clássico de uma fofoca. Por mais que possa parecer inofensiva no início, as fofocas rapidamente ganham uma proporção muito maior, tendo impactos negativos sobre a reputação e a autoestima daquele que é alvo dos comentários dos colegas. Como consequência, diminui a confiança, credibilidade e até mesmo o desempenho da equipe de trabalho. 

Assim, a melhor forma de evitar tudo isso é justamente evitando a fofoca no trabalho (e também em outros locais).