O que é o colaborador em uma empresa?

O uso de termos para descrever as coisas vai muito além da semântica. Com o tempo, aquela palavra passa a ser carregada de novos significados, e por isso pode ser trocada, para renovar seu entendimento. Isto acontece com palavras de diferentes áreas, inclusive na organizacional. Pensando nisso, trouxemos hoje o tema do termo “colaborador”. Esta palavra vem substituindo os conceitos de funcionário e empregado. O que cada uma delas quer dizer? O que é ser, de fato, um colaborador? Leia este artigo e entenda.

Qual a diferença entre colaborador, funcionário, empregado e trabalhador?

Se olharmos superficialmente, as palavras colaborador, funcionário, empregado e trabalhador possuem o mesmo sentido, ou seja, descrevem a pessoa contratada por uma empresa ou outra pessoa para executar determinado serviço.Contudo, como mencionamos no começo, as palavras, com o tempo de uso, ganham o poder de carregar um significado mais profundo, o que diversas vezes pode ser algo negativo.

A língua não é estática: ela se transforma com o tempo, e por vezes esta transformação é feita intencionalmente, para conceder uma conotação mais positiva à palavra.

Antes de nos aprofundarmos no termo da vez, “colaborador”, vamos falar sobe os significados de suas antecessoras.

Empregado

Ao procurar o significado de empregado no dicionário, encontramos como definição: “pessoa que exerce funções em estabelecimento público ou particular”, “aquele que exerce qualquer, emprego”, sinônimo de funcionário, criado ou doméstico.

É uma palavra antiga, inclusive a usada na Consolidação as Leis Trabalhistas (CLT), lei também antiga, de 1943. Na CLT, o artigo 3º descreve o significado de empregado:

“Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”

Este termo era, portanto, mais utilizado antigamente, e foi preservado apenas em documentos oficiais. No senso comum, o termo soa até como pejorativo, e por isso tem sido substituído na fala para referir-se ao profissional contratado por uma empresa.

Funcionário

De acordo com o dicionário, funcionário é:

  1. Aquele que exerce, desempenha funções.
  2. Aquele que tem ocupação permanente e retribuída; empregado.

A palavra funcionário pode também ser usada para se referir a um servidor público, ou seja, uma pessoa concursada.

O uso do termo funcionário no meio organizacional hoje pode trazer também uma conotação negativa. Ela pode ser usada como sinônimo de alguém que se limita a cumprir o que lhe cabe, sem ir além, sem se desafiar. Ela pode ser interpretada como alguém que não se vê como parte de um time, que não veste a camisa da empresa, que não colabora com os outros e mantém-se na zona de conforto.

Trabalhador

Esta palavra é mais usada no meio industrial, usada como sinônimo de operário. Ela é mais usada em outras áreas que não de Recursos Humanos, como na saúde e segurança: “saúde do trabalhador”, “segurança do trabalhador”.

Significado de colaborador nas empresas

De todos os termos citados aqui para se referir ao profissional, o “colaborador” é o mais inovador e o mais almejado pelos líderes.

Colaborador, no dicionário, significa:

  1. que ou o que colabora ou que ajuda outrem em suas funções.
  2. que ou quem produz com outro(s) qualquer trabalho ou obra; coautor.

Como se pode notar, o significado é mais bonito: o colaborador é aquele coopera, é coautor do trabalho, e não alguém passivo ou simplesmente submisso. Colaborador ésinônimode cooperador, auxiliador, coadjuvante.

A origem da palavra colaboradorno meio organizacional deu-se nos anos 90, e desde então vem sendo cada vez mais aplicada na hora de referir-se ao profissional contratado pela empresa.

Mas qual é, de fato, a diferença entre trabalhador e colaborador? Ou de funcionário, empregado e colaborador? A grande questão é que a palavra empregada diz respeito a uma postura que se espera deste profissional.

Um líder pode dizer que tem colaboradores, mas isso não significa a prática é verdadeira. Da mesma forma, uma pessoa pode referir-se a si mesma como colaborador e não ter uma postura cooperativa dentro da empresa.

Pensar na etimologia da palavra colaborador é dizer o que se espera de um profissional. Diferencia-se, hoje, aquele indivíduo ou aquela equipe que internaliza os valores da empresa, que se enxerga como uma peça fundamental para que o trabalho flua, que busca um diferencial, que pensa “fora da caixa”, que tem “sentimento de dono”, que busca crescer e entende que seu crescimento profissional está atrelado ao crescimento da empresa.

Percebe quanto significado existe por trás do que parece ser uma simples palavra?

Como ser um colaborador?

Agora que você entendeu a diferença entre funcionário, empregado, trabalhador e colaborador, o que fazer para se tornar de fato um colaborador na organização na qual trabalha?

Especialistas na área de Recursos Humanos explicam que o que se espera de um colaborador é um profissional responsável e comprometido. Alguém com iniciativa, que não faz algo apenas por fazer. Ser um colaborador é antecipar o problema e pensar em formas de enfrentá-lo, é estar um passo à frente. É buscar crescimento profissional e não ficar de braços cruzados esperando que alguém lhe diga o que ou como fazer.

O trabalho, nesta geração em que vivemos, não é mais uma mera forma de sustento. Ele é uma forma de auto realização. A postura de um colaborador traz além do sucesso da empresa, um sentimento de crescimento profissional, de que realmente está deixando sua marca na organização e que é parte de seu sucesso. Aliás, o sucesso da empresa é o sucesso do colaborador.

Seja um colaborador

Neste texto, você pode conhecer os significados de empregado, funcionário, trabalhador e colaborador. Apresentamos também as formas de uso destas palavras e explicamos que ser um colaborador é algo a ser conquistado. Explicamos o comportamento que define um colaborador, para que o profissional possa colocar em prática no dia a dia.