Colação de grau: saiba tudo sobre esta cerimônia acadêmica

A colação de grau é certamente um dos momentos mais esperados da formação de um estudante universitário. Afinal, depois de muito tempo de dedicação para assistir às aulas, enfrentar uma grande carga de leitura, realizar provas e o temido trabalho de conclusão de curso, finalmente chegou a hora de pegar o tão sonhado diploma!

E para te ajudar a aproveitar este momento com mais tranquilidade e muita alegria, trouxemos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a cerimônia!

Mas o que é uma colação de grau?

Outorga ou colação de grau é uma etapa que todos os estudantes universitários precisam passar para tomar posse do grau acadêmico, ou seja, receber o diploma e o título acadêmico correspondente a sua formação.

Isso porque não são só estudantes de cursos de graduação que passam pela colação de grau. Estudantes concluintes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) também colam grau!

Mas, é claro, para participar, é preciso que os estudantes tenham completado todas as etapas obrigatórias da sua formação, como:

  • Ter sido aprovado em todas as disciplinas obrigatórias;
  • Ter sido aprovado no número mínimo de disciplinas eletivas (também conhecidas como optativas);
  • Entregue todas as suas atividades complementares;
  • Cumprido suas estágios obrigatórios (se houver); e também
  • Entregue e apresentado o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC da graduação, dissertação de mestrado ou tese de doutorado)

A colação de grau costuma acontecer duas vezes ao ano, sempre após o término de um semestre letivo.

Saiba quais são os diferentes tipos de outorga de grau

A maioria dos estudantes não sabe, mas não existe só um tipo de outorga de grau. Em casos especiais, a colação também pode ocorrer em um ato interno da instituição, fora do espaço público.

Confira os tipos de outorga de grau a seguir:

a. Solene

Em primeiro lugar, o tipo de outorga mais conhecido: a solene.  Trata-se da cerimônia pública realizada pela instituição de ensino, onde estão presentes o reitor, paraninfos, homenageados, a turma de formandos e seus convidados. Neste caso, os estudantes recebem seus diplomas vestindo a tradicional beca preta de formatura, com uma faixa colorida.

A depender do número de formandos daquele semestre, a solenidade pode ocorrer de diferentes formas:

  • De curso único;
  • De curso único com bacharelado e licenciatura (somente na graduação);
  • Dois ou mais cursos do mesmo campus; ou
  • Cursos de diferentes campus.

A cerimônia solene pode ocorrer no auditório da universidade ou em outro local escolhido pela comissão de formatura. Além disso, é muito comum a presença de fotógrafos profissionais e de empresas produtoras de eventos na preparação e condução da cerimônia.

b. Não-solene

Não são raros os casos de estudantes que, por diversos motivos, não podem comparecer à outorga solene. Para atender estes alunos, é comum que a instituição organize uma outorga não solene ou interna que contemple os formando de diversos cursos.

Nelas, o cerimonial é simplificado e não há uso de becas, nem a indicação de oradores, homenageados ou paraninfos. No entanto, é permitida a presença de convidados, desde que não ultrapassem o limite de pessoas permitidas no local.

c. Gabinete

Este último tipo de outorga de grau ocorre quando os estudantes, por motivo de força maior, não puderam comparecer nas cerimônias anteriores. Ou seja, somente em casos especiais. Mas a solicitação para participar da outorga em gabinete fica submetida à análise da coordenação do curso e pode ou não ser autorizada.

Trata-se de uma cerimônia simplificada, onde não há uso de beca, indicação ou discursos de oradores, homenageados nem paraninfos, nem a presença de convidados. Os estudantes recebem seu diploma (ou certificado de conclusão) em um gabinete do reitor da instituição.

O cerimonial da outorga solene

Como mencionamos anteriormente, a outorga solene é aquela que vem à nossa mente quando pensamos em uma colação de grau.

Quem participa?

Além dos estudantes formandos e dos seus convidados na platéia, a outorga solene também conta com uma mesa de honra, também chamada de mesa de autoridades. Ela é composta pelos seguintes componentes:

  • Reitor da instituição ou, na sua ausência, o vice-reitor;
  • Diretor ou vice-diretor do campus;
  • Paraninfo da turma, ou seja, um professor do curso escolhido pela turma daquele curso para representá-lo;
  • Professor homenageado da turma, um professor do curso que a turma mais se identifica;
  • Técnico-administrativo homenageado da turma;
  • Gerente administrativo do campus;
  • Coordenador da Comissão de Graduação (opcional);
  • Presidente de Centro Acadêmico (opcional); e, por último,
  • Representante de Entidade de Classe (opcional).

Quais são as etapas da cerimônia?

A cerimônia de colação de grau é, sobretudo, um ato oficial e jurídico da instituição de ensino. Assim, para que ele tenha validade legal, é preciso cumprir uma série de formalidades e seguir um ritual pré-estabelecido.

Abaixo, apresentamos todas as etapas da cerimônia. Confira quais são:

  • Abertura da solenidade

O início da cerimônia é decretada pela maior autoridade da instituição presente, no caso o reitor ou o vice-reitor. Em seguida, são apresentados outros componentes da mesa. Por último, entram os paraninfos e os formandos do curso.

  • Execução do hino nacional brasileiro

Uma vez que todos os participantes da cerimônia estejam alocados nos seus devidos lugares, chega a hora do canto do hino nacional brasileiro. Caso a instituição possua um hino próprio, ele vem em seguida.

  • Juramento

Com a condução de um formando previamente designado, todos os formando do curso repetem o juramento solene do curso em pé, com o braço estendido.

  • Colação de grau

Finalmente, o momento da colação de grau em si. Neste momento, cada aluno é chamado nominalmente, em ordem alfabética e de acordo com o seu curso, para dirigir-se à mesa oficial no palco. Lá, ele recebe o seu grau, representado pelo canudo, das mãos do paraninfo da turma.

  • Outorga do grau

Após todos os estudantes receberem  seu canudo, o reitor ou vice-reitor realiza a outorga do grau. Em outras palavras, ele torna oficial a titulação daqueles formandos como graduados ou pós-graduados.

  • Discurso do orador da turma

Um formando previamente escolhido como representante da turma realiza o seu discurso, elaborado em conjunto à comissão de formatura.

  • Discurso do paraninfo

Em seguida, o professor designado como paraninfo da turma realiza um discurso elaborado especialmente para os formandos.

  • Entrega de placas para paraninfo e homenageado

  • Encerramento da solenidade

Ah, vale ressaltar que, embora todas as etapas estejam descritas abaixo, a sua ordem pode variar de acordo com os protocolos da instituição. Em alguns casos, por exemplo, o discurso do orador, paraninfo ocorrem antes da colação propriamente dia.

Qual tipo de roupas usar?

Por causa do uso da beca tradicional, muitas pessoas podem achar que não existe um dress code para os formandos na colação de grau, mas existe sim! Por debaixo da beca, é importante que os estudantes estejam em trajes mais sociais. Atualmente, o esporte fino é a melhor opção para garantir um visual com muita elegância e conforto para colação. Assim, não precisa se preocupar com o uso de gravatas, paletós, vestidos longos ou salto alto. O importante é manter a vestimenta apropriada para esta ocasião e ao mesmo tempo manter-se confortável.

Qual a cor da faixa do meu curso?

Por cima da beca preta, os formandos utilizam uma faixa colorida. Não há uma norma nacional que define qual a cor da faixa de cada curso. Então ela pode variar de uma instituição de ensino para outra.

Mas, o que nunca pode acontecer é os formandos do mesmo curso usarem faixas de cores diferentes. Afinal, a faixa é uma forma de identificar os estudantes.

Quanto tempo dura uma outorga solene?

Como você pode perceber, a cerimônia possui diversas etapas, o que faz com que ela também seja a mais demorada. Para que cada etapa não se estendam por muito tempo e a colação se alongue demais, as instituições costumam limitar a duração dos discursos de acordo com a quantidade de formandos.

Em colação de grau de uma única turma, é comum que os discursos e homenagens durem até 10 minutos. Mas em colações com mais de uma turma, o tempo máximo diminui cai para 5 minutos.

Dessa forma, a cerimônia como um todo não se estende por mais de duas horas de duração.

Após a colação de grau começa a festa de formatura?

Não necessariamente! A festa de formatura geralmente não fica a cargo da instituição de ensino. Então, tudo depende da comissão de formatura, que é formada pelos próprios formandos.

Mas é muito comum que a colação aconteça em uma data e a festa de formatura em outra, inclusive em um local diferente.

E aí, gostou de saber tudo sobre a colação de grau? Está ansioso(a) pela sua? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre esta cerimônia tão importante na formação de um estudante universitário. Para saber mais sobre vida acadêmica e profissional, continue acompanhando nossos conteúdos!