Como identificar e lidar com um colega de trabalho falso

No ambiente de trabalho, ter um bom relacionamento com os seus colegas é fundamental para um clima harmonioso e agradável. Mas nem sempre isso é uma tarefa fácil. No trabalho, encontramos os mais diversos perfis de pessoas e nem sempre nos damos bem com todos eles. Um dos perfis que mais criam situações incômodas num ambiente corporativo é um colega de trabalho falso. 

Lidar com ele pode ser bastante desafiador e desgastante. Um colega de trabalho falso, basicamente, se comporta de maneiras distintas quando se relacionam com diferentes pessoas da equipe e até mesmo com o chefe. Ele chama a atenção por ser um vetor que causa situações desagradáveis, afetando a equipe de forma negativa. Esse tipo de ação pode ter como consequência a queda do desempenho da equipe. 

Saiba como identificar um colega de trabalho falso e como transformar o seu ambiente de trabalho num local agradável novamente com as nossas dicas abaixo:

Como identificar um colega de trabalho falso

Mesmo sendo uma figura que geralmente se destaca, não podemos nos ater somente a estereótipos das pessoas. Por isso, é preciso estar atento aos sinais que possam indicar e confirmar as suas suspeitas que se trata de um colega de trabalho falso. 

A dica é, portanto, observar. Você vê alguma divergência ou incoerência entre as falas e os atos dele? Ele se comporta de forma manipuladora com algum colega? O teor das suas conversas é sempre de julgamento sobre os atos de outras pessoas? Na presença do chefe é solícito, bem humorado e disposto a ajudar todos ao seu redor, mas age completamente diferente quando está só entre os colegas? Se você respondeu sim à essas questões, você pode estar lidando com um colega de trabalho falso. 

É claro que essas não são as únicas perguntas a se fazer quando lidamos com esta situação. Continue observando!

Como lidar com um colega de trabalho falso

Quando identificamos um potencial colega de trabalho falso, fica a dúvida: o que fazer? A resposta nem sempre é simples, mas uma coisa é certa: jamais envolve conflitos diretos. Desentendimentos tendem a elevar o nível de estresse e apreensão entre os outros colegas da equipe de trabalho. Separamos algumas dicas para você conseguir lidar com este colega falso de forma inteligente e segura, a fim de garantir um ambiente de trabalho mais agradável para todos. 

1. Entenda a lógica do seu comportamento

Cada indivíduo se comporta de uma maneira única, não importa em quais padrões elas se encaixem. É por isso que a observação é fundamental: não só para perceber quando a pessoa se revela falsa, mas para entender como ela se revela. 

Entendendo como a pessoa se comporta pode te ajudar a prever comportamentos futuros. Você e os demais colegas de trabalho vão saber como agir (ou reagir) nestes casos e lidar com a situação. 

2. Não entre em conflitos

Quando detectamos uma pessoa falsa que nos prejudica diretamente, é normal querer desmascará-la na frente do chefe ou até mesmo querer confrontá-la. Mas o conflito nunca deve ser uma opção válida, especialmente tratando-se de um ambiente de trabalho. 

A situação pode escalar de uma forma muito imprevista e reverter-se para você. O chefe pode acabar achando que a pessoa falsa e encrenqueira da situação é você! Tenha paciência e, eventualmente, as pessoas perceberão que aquele colega não é o que ele diz que é.

3. Converse com seus outros colegas de trabalho sobre o assunto

Identifique os colegas de trabalho que também aparentam estar incomodados com a situação. Conversar com outras pessoas pode te ajudar a confirmar suas suspeitas (e a deles também!) ou até mesmo negá-las. Leve em consideração de que você pode ter tido uma má-impressão por conta de um comportamento isolado. Certificar-se disso certamente pode te livrar de uma situação constrangedora! No caso de ser um colega falso, confirmado por seus colegas de trabalho, vocês podem decidir em conjunto como lidar com isso. 

Um detalhe importante: tente conversar com seus colegas da forma mais discreta possível e tenha certeza de que nenhuma informação irá “vazar”.

4. Posicione-se pacificamente

O diálogo é sempre a melhor forma de resolver um problema de forma pacífica. Por isso, nossa dica é falar com o seu colega falso sobre o que está acontecendo no ambiente de trabalho. Não precisa ser uma reunião formal. Em geral, uma conversa informal é o suficiente para resolver a situação.

Mostre a ele que há algo de errado incomodando a equipe, deixando o clima pesado e mostre-se disposto a mudar isso. Isso indica que você é uma pessoa aberta ao diálogo e quer integrá-lo mais à equipe. 

5. Caso a situação esteja interferindo no rendimento da equipe, converse com o seu gestor

Conversar com o chefe ou gestor da equipe deve ser sempre considerada como última opção, no caso do mal estar ter afetado todo o ambiente de trabalho. Em situações de incômodo geral com o comportamento de um membro da equipe, cabe ao gestor tomar as medidas cabíveis para resolver o caso. 

Mas é preciso ressaltar que este tipo de conversa não é simples nem fácil e deve ser feita em conjunto com os seus colegas de trabalho. Ressalte que a situação é algo que diz respeito a toda a equipe de trabalho e não se trata de um problema pessoal. 

Fale sobre situações específicas e gerais que têm ocorrido e os efeitos delas na rotina de trabalho da equipe. Conduza seus relatos de forma profissional e séria, se mostrando preocupado e comprometido com um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos. 

Você tem um colega de trabalho falso? Esperamos que nossas dicas te ajudem a lidar com esta situação! Se você curtiu, compartilhe com outras pessoas este post e continue acompanhando nossos artigos!