Colega de trabalho que se acha chefe: o que fazer?

Se você acabou de entrar para uma equipe de trabalho, é comum que um membro da equipe com mais experiência se disponibilize (ou seja indicado) para auxiliá-lo nos pormenores do trabalho e da empresa. No entanto, esta diferença de experiências na empresa não deve significar que o colega tenha a liberdade de dar ordens ou assumir um papel de chefia para o funcionário mais novo.

A situação que descrevemos acima é só um exemplo de um colega de trabalho que se comporta como chefe. Isso porque, infelizmente, ter um colega de trabalho que se acha chefe é mais comum do que gostaríamos. O comportamento dele, se agravado, pode ter impactos muito negativos no trabalho de um funcionário ou da equipe inteira.

A distorção do poder de um chefe

Alguns comportamentos comuns de um colega de trabalho que se acha chefe são: ele impõe sua opinião ou forma de proceder com situações profissionais sem se importar com as ideias dos outros membros da equipe; faz cobranças indevidas; dá feedbacks não solicitados; assume as conquistas do trabalho dos outros para si e até mesmo tenta se mostrar melhor do que os seus colegas de equipe.

Este colega mandão tem claramente uma visão distorcida sobre o comportamento que uma pessoa em posição de poder tem que assumir diante dos demais. Assim, ele está se tornando a pior versão de um chefe, sem nem ao menos estar na posição de um.

Se você sente que o seu colega de trabalho pode estar se achando o chefe da equipe, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a mudar esta situação delicada. Confira!

1. Será que é pessoal?

Você já notou como o seu colega se comporta com os outros membros da equipe, de outros setores da empresa ou até mesmo do chefe? Fazer estas observações pode te ajudar a entender a razão deste comportamento controlador dele em relação a você e/ou a equipe e como você poderá agir para melhorar a situação.

Talvez ele se sinta ameaçado pelos novos funcionários e tente se provar para o chefe; ou talvez seja o completo oposto: talvez por ser um funcionário novo ele sinta a necessidade de se destacar. Ou talvez ele tenha uma personalidade expansiva, que causa um bloqueio nos outros funcionários, impedindo-os de expressar suas ideias.

Além de observar, converse também com os seus outros colegas de trabalho, escute a opinião deles sobre a situação e como lidar com ela.

2. Tente estabelecer uma relação de cooperação 

Como falamos anteriormente, um colega de trabalho começa a agir como chefe muitas vezes justamente para se destacar para o chefe real. Como resultado, ele cria não só um ambiente de trabalho desconfortável e estressante, mas um clima de competição entre os membros da equipe.

Uma boa forma de agir nesta situação, então, é tentar neutralizá-lo criando uma relação de cooperação entre os funcionários da empresa. Mostre que você não está ali para prejudicá-lo profissionalmente e que o trabalho de ambos pode ganhar muito mais qualidade se vocês se ajudarem. De que envolver toda a equipe na tomada de decisão pode ser ainda mais proveitoso, respeitoso e estimulante do que ele tomar todas as decisões sozinho.

3. Tenha uma conversa franca com o seu colega

O diálogo é a melhor ferramenta para esclarecer dúvidas e solucionar problemas de forma diplomática, especialmente quando falamos em ambientes de trabalho. Então, no caso da cooperação não ter surtido efeito, chame o seu colega para uma conversa franca.

Procure um ambiente tranquilo e agradável para fazer isso, onde os dois se sintam confortáveis. Chamá-lo para um café é uma boa opção. Assim você mostra que não está tentando atacá-lo, mas expondo como o comportamento dele pode influenciar negativamente as pessoas. Talvez seja neste momento em que ele perceba o quanto as suas atitudes podem parecer impositivas ou agressivas para as pessoas e tente mudá-las.

4. Se nada surtir efeito, busque ajuda do seu chefe de verdade

Não são todas as situações onde um colega de trabalho se comporta como o chefe que conseguem ser solucionadas facilmente. Mas caso chegue a circunstâncias onde o comportamento do colega se agrave e se torne insustentável, recorrer ao chefe é fundamental para sair desta situação abusiva.

Exponha o que está acontecendo, conte sobre as atitudes que você tomou anteriormente para tentar minimizar o problema antes de recorrer ao chefe. É importante reforçar que você já tentou lidar com o problema sozinho ou com o resto da equipe. Assim você não passar a impressão de que está tentando prejudicar o seu colega de trabalho ou até mesmo que está tentando tomar o lugar dele.

Reforce também o impacto que o comportamento do seu colega tem surtido em você e na sua equipe (se for o caso). Sobre a queda qualitativa e quantitativa da produtividade  e da harmonia do ambiente. Uma boa ideia é também reunir os relatos dos seus outros colegas de trabalho que são impactados pelo comportamento para apresentar ao seu chefe. Ao perceber os os malefícios que este comportamento está causando no escritório, ele poderá escolher a melhor forma de agir para resolver o problema.

Esperamos que estas dicas tenham te ajudem a lidar com o seu colega de trabalho que se acha chefe. Compartilhe este artigo com mais pessoas e continue acompanhando nossos conteúdos!

3000