Cometo erros no trabalho: aprenda como lidar com isso, sem crise!

Por ninguém ser perfeito, a conclusão é muito simples: todos nós estamos sujeitos a errar. Porém, quando se trata de trabalho, erros cometidos envolvem consequências e a insegurança de errar pode piorar o quadro. Alguns, inclusive, podem ter um impacto maior do que outros, dependendo do grau do erro.

Mas mais do que ficar pensando sobre “cometo erros no trabalho”, é importante estar atento e evitar que estes aconteçam. Uma vez ciente do deslize cometido, leia com atenção algumas das dicas que separamos para que você possa lidar com os erros e saber como solucioná-los da melhor maneira possível. Acompanhe o conteúdo!

Regras de ouro para lidar com o medo de errar no trabalho

Ter a consciência de que “eu cometo erros no trabalho” é muito importante. Afinal, reconhecer os erros e buscar alternativas para solucioná-los é, sem dúvidas, o que as empresas esperam dos bons profissionais.

Perceber que cometeu um erro e não admitir ou não se posicionar para resolver a situação, é uma atitude de má fé que pode, inclusive, prejudicar o seu futuro na carreira profissional. Confira então as dicas que trouxemos aqui para te ajudar a lidar com seus erros no trabalho:

1. Admitir

Uma vez que você assume que comete erro(s) no trabalho, sabe que a questão existe e necessita de solução.

Percebendo que houve um erro grave no trabalho, informe seu superior e assuma a culpa. Aliás, é importante ressaltar que ficar se justificando só poderá agravar a situação. Então, a regra de ouro para não reduzir a sua responsabilidade é: admita que errou e ponto.

2. Compreender as consequências

Dependendo do tamanho e gravidade, tente pedir ajuda a seus colegas da mesma hierarquia para solucionar o erro. Nem sempre, o erro cometido no trabalho precisa de um alarde. Compreenda sempre ‘o que’ e ‘a quem’ este tropeço irá afetar e, contate às pessoas corretas.

3. Solução

Já sabendo do erro cometido no trabalho, tente procurar uma solução prévia. Chegar de “mãos abanando” com um assunto de cunho profissional, só demonstra a sua equipe que você não se importa. É como dizem: “não exponha o problema somente, mas leve a solução junto”. Afinal, ao ter uma “carta na manga”, você faz com que os outros profissionais notem que a falha foi cometida por mal e que nem tudo está perdido.

4. Lide com as consequências

O resultado de um erro cometido no trabalho pode variar de acordo com a situação e perfil da empresa. De qualquer forma, esteja preparado até para uma resposta negativa. Se sua atitude pode significar uma demissão, esteja preparado para o momento.

Caso de fato ocorra esse fato, tenha firmeza e não se sinta culpado. Não esqueça que há muitas empresas no mercado e leve como um grande aprendizado o erro que foi cometido para que não se repita.

5. Aprenda com seus erros

Esse é o ápice do clichê, mas muito verdadeiro. Poucas pessoas entendem a máxima sobre aprender com seus erros. Quando você cometer erros no trabalho, procure compreender o motivo e tentar evitar que o mesmo possa se repetir. Isso ajudará a torná-lo um profissional mais competente e experiente para lidar com outras situações.

Contudo, não fique preso ao passado. Já a “neura” poderá te deixar mais inseguro em seus próximos atos e potencializar mais erros ao invés de evitá-los.

Fatores que contribuem para o aumento dos erros

Um ambiente tóxico, comunicação falha entre gestor e time, falta de treinamento e monitoramento dos profissionais, etc.: todos estes fatores podem também alavancar o número de erros cometidos no trabalho.

O aspecto psicológico atrelado à pressão causada por conta das dificuldades em se arrumar um emprego com bons benefícios e salário condizente a situação econômica, também podem acentuar a insegurança, possibilitando a incidência de erros cometidos no trabalho.

1. Ambientes tóxicos

Qualquer ponto fora de um contexto já pode ser considerado um erro. Por isso, em um ambiente tóxico, qualquer deslize tende a ser considerado um erro. É importante então que você repense se é esse tipo de emprego que você quer para sua vida profissional.

2. Falha na comunicação e em treinamentos

Por conta da recessão econômica, muitas empresas diminuíram seus investimentos com treinamentos de qualidade e, também, a pressão do dia a dia tem prejudicado os relacionamentos interpessoais no trabalho. Sempre procure conversar ao máximo com seu gestor sobre todas suas inseguranças e eventuais dúvidas sobre sua função e atividades futuras. Não tenha receio de expor seus medos, já que a boa comunicação ainda garante a diminuição de erros no trabalho.

3. Recessão na economia

A pressão interna e externa por conta das dificuldades de se ter um trabalho, com certeza, são aliadas negativas para o aumento de erros cometidos no trabalho. Porém, procure estar sempre atualizado, recorrendo a todo tipo de material de fácil acesso e gratuito a sua disposição. Troque ideia com colegas profissionais de sua área.

Sempre que for possível, procure fazer cursos de aperfeiçoamento, extensão ou até mesmo MBAs. Leitura e concentração são outros dois trunfos para ajudar a evitar erros cometidos no trabalho. E acima de tudo, esteja aberto para informações novas que possam contribuir com a sua melhoria contínua.

Cometo erros no trabalho, e agora? Siga em frente!

Por não sermos perfeitos, estamos todos sujeitos a cometer deslizes, especialmente no ambiente de trabalho. Acabamos nos apegamos a muitas atividades automáticas e precisamos lidar com pressões.

Enquanto estiver fazendo sua atividade, procure manter o foco, sem ficar tenso. Procure criar um ambiente tranquilo para que você consiga desempenhar sua atividade da melhor forma possível. Gostou das dicas? Comente aí embaixo como você faz para evitar erros no trabalho e caso haja dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, compartilhe aqui!