Aprenda como citar artigo em seu TCC passo a passo

Se você é estudante e está desenvolvendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), já deve ter descoberto uma série de detalhes aos quais se atentar na hora de formatá-lo. A maioria das instituições de ensino adota o modelo normatizado pela ABNT para a produção de trabalhos acadêmicos. Uma das regulamentações da ABNT que precisa ser conhecida para a aplicação em seu TCC diz respeito às citações de produções de outros autores. Mas você sabe o que é citação? Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, acompanhe a leitura a seguir e descubra tudo o que precisa saber para citar artigo em seu TCC.

Embasamento para seu TCC

Qualquer produção acadêmica deve ser baseada em estudos prévios. Ou seja, para sustentar sua teoria, o autor deve estudar o que já foi pesquisado acerca do tema e quais conclusões foram tiradas por outros autores. Aspectos como estes é que dão a credibilidade a uma produção escrita e que podem caracterizá-la como científica. A partir de sua pesquisa, você pode concordar com os outros autores ou refutar suas teorias, se sustentando em evidências e argumentos.

Porém, para fazer isso, é necessário registrar as obras nas quais você se baseou para argumentar. Isto significa mencionar os autores e suas produções escritas que você consultou para construir sua teoria. O assunto é sério: a apropriação dos conceitos de outro autor e omissão de fontes pesquisadas se caracteriza como crime de plágio. O autor do TCC sem as devidas fontes poderá ter seu trabalho invalidado e reprovado.

Por isso é tão importante registrar cuidadosamente todas as obras pesquisadas durante o processo de construção do seu TCC. Isto não significa que você deva listar todos; apenas aqueles cujas teorias serviram de base para sua argumentação. Mas como fazer isso?

Citação e referências

A menção aos autores estudados no trabalho acadêmico deve ser feita de duas maneiras: através das citações e das referências.

As citações são apresentadas ao longo do trabalho e podem ser diretas ou indiretas. Citações diretas são reproduções literais de trechos do autor pesquisado. Já as citações indiretas são feitas com suas palavras, mas ainda precisam deixar explícito de onde vieram. Este tipo de citação é também conhecido como paráfrase.

Há diferentes peculiaridades para cada tipo de citação, que vai variar de acordo com seu tamanho e tipo (direta ou indireta).

Já a segunda maneira de mencionar as obras e autores estudados é através das referências. Antigamente, as referências eram conhecidas como referências bibliográficas, pois se baseavam em livros pesquisados. Mas hoje em dia, diversas fontes de mídia podem ser utilizadas como base de estudo, em especial os artigos científicos, que trataremos mais adiante.

veja também:
Dedicatória de TCC: saiba como fazer e modelos prontos

As referências são apresentadas no final do TCC e também devem seguir modelo específico. Ambos tipos de menção a autores e obras devem estar presentes em seu trabalho: tanto citações quanto referências.

Citações indiretas de artigos no TCC

Neste artigo, vamos tratar da maneira correta de citar artigos no seu TCC. Vamos começar esclarecendo como fazer as citações indiretas. Os dados apresentados aqui se baseiam na NBR 10520 da ABNT, que regulamenta as citações em produções acadêmicas.

Para citações indiretas, a fonte deve respeitar a mesma utilizada no restante do trabalho. Para se referir à obra, é necessário utilizar o sobrenome e o ano da obra. Isto pode ser feito de duas maneiras, veja:

De acordo com Cardoso e Galera (2009), para haver sucesso na desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, o apoio familiar e comunitário são fundamentais.

Veja que, neste caso, trata-se de um artigo produzido por duas autoras diferentes. Portanto, dois sobrenomes são apresentados. A mesma citação indireta pode ser apresentada desta forma:

Para haver sucesso na desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, o apoio familiar e comunitário são fundamentais (CARDOSO; GALERA, 2009).

Repare que, quando os sobrenomes entram nos parênteses, eles devem ser digitados em caixa alta.

Quando o artigo foi produzido por três autores ou mais, deve ser apresentada a expressão et.al., em itálico:

De acordo com Cardoso et al.(2009), para haver sucesso na desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, o apoio familiar e comunitário são fundamentais.

Ou então:

Para haver sucesso na desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, o apoio familiar e comunitário são fundamentais (CARDOSO et. al, 2009).

Citação direta

A citação direta deve ser feita de diferentes maneiras, de acordo com o tamanho do trecho citado. Para citações diretas de até três linhas, basta escrever o trecho entre aspas e seguí-lo do sobrenome do autor, ano de produção e página:

“Assim, a desinstitucionalização da assistência em saúde mental conclama uma parceria direta entre profissionais de saúde, familiares e pacientes para a manutenção do tratamento em serviços comunitários.” (CARDOSO; GALERA, 2009, p. 690).

Ou ainda:

De acordo com Cardoso e Galera (2009, p. 690), “Assim, a desinstitucionalização da assistência em saúde mental conclama uma parceria direta entre profissionais de saúde, familiares e pacientes para a manutenção do tratamento em serviços comunitários.”

Porém, quando a citação possuir quatro linhas ou mais, haverá algumas mudanças de formatação. Neste caso, é necessário adotar o recuo de 4 cm da margem esquerda, retirar as aspas e diminuir a fonte para tamanho 10. Veja como fazer isso no Word:

  1. Selecione o trecho da citação direta e clique com o botão direito do mouse;
  2. Em seguida, altere o recuo do parágrafo à esquerda para 4 cm e clique em ok;
  3. Agora, acerte o formato da fonte e justifique o texto;
  4. Assim, como no trecho mais curto, lembre-se de acrescentar o sobrenome do autor, ano e página.
veja também:
Pesquisa exploratória: o que é? qual o seu uso e dicas sobre o assunto

A citação de artigo, seja ela direta ou indireta, será a mesma que de outros tipos de obras, como livros. O que irá mudar será a referência.

Referências de artigo no TCC

De acordo com a NBR 6023, a referência de artigo impresso no TCC deve seguir este formato:

SOBRENOME, A.B. Título do artigo: Subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico em negrito ou itálico, Local, Volume, Número, Páginas, mês. Ano.

Atenção para as maiúsculas, pontuações e negrito. Já se tratar-se de artigo consultado online, é preciso incluir o link e data de pesquisa. Veja:

CARDOSO, L.; GALERA, S. A. F. O cuidado em saúde mental na atualidade. Revista da Escola de Enfermagem da USP, Ribeirão Preto, v. 45, n. 3, p. 687-91, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n3/v45n3a20.pdf>. Acesso em 26 ago. 2019.

Escolha a fonte de confiança

Como você pode ver, é possível encontrar trabalhos acadêmicos pela internet. Porém, é preciso tomar muito cuidado para buscar fontes de confiança. Em geral, o próprio orientador já direciona para quais sites o aluno pode pesquisar. Prefira sites próprios de artigos científicos, como o Scielo. Sites de universidades e artigos publicados por entidades de classe, como OAB e CRM, também podem ser usados.

Como citar artigo em TCC

Adote as dicas apresentadas aqui e garanta a apresentação de citações e referências de artigos de forma adequada em seu TCC. Espero que este conteúdo poupe você de perder horas corrigindo a formatação de seu trabalho.

Caso este artigo tenha te ajudado, compartilhe-o em suas redes sociais! Para mais dicas sobre a vida acadêmica, profissional e carreira, continue em nossa página. Você encontrará outros artigos que serão muito úteis para você. Acompanhe-nos para novidades. Até a próxima e sucesso!