Como colocar no currículo que já foi empresário e se destacar

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, seis a cada dez empresas fecham antes de completarem 5 anos de atividade. Esse cenário, que vem piorando nos últimos anos, tem feito com que muitos empreendedores refaçam seus planos de carreira e busquem novas posições no mercado de trabalho. 

No entanto, muitas pessoas que se encontram nessa situação se perguntam como inserir essa informação no currículo. E também de que forma ela é interpretada pelos recrutadores em um processo seletivo. 

Isso acontece especialmente porque o fechamento de um negócio próprio pode trazer muita frustração, e medo em mostrar um “fracasso” enquanto empreendedor. 

Mas existem diversos motivos pelos quais um negócio pode fechar suas portas, e nem todos eles dizem respeito à gestão. Além disso, é preciso levar em consideração que toda experiência gera algum tipo de aprendizado para o futuro. Neste sentido, a forma como essa informação aparece faz a diferença na forma como os recrutadores irão entendê-la.

Neste artigo, te mostramos quando e como colocar no currículo que já foi empresário. 

Primeiramente, essa informação é relevante para o seu currículo no momento?

Um bom currículo tem duas características básicas: 1) é conciso; e 2) é direcionado. Ou seja, trata-se de um documento curto e objetivo, que ressalta os pontos altos da sua trajetória profissional em relação ao cargo que você se candidatou. 

Assim, não dá para incluir todos os detalhes sobre a sua formação ou suas experiências profissionais. É preciso filtrar informações irrelevantes àquele processo seletivo. 

Por isso, ao escrever o seu currículo, tente responder às seguintes questões: 

  1. A área da minha empresa tem relação com a empresa que estou me candidatando?; e 
  2. A experiência que tive administrando aquela empresa e as habilidades que desenvolvi neste período contribuirão para o bom desempenho deste novo cargo?

Se suas respostas forem afirmativas, a informação de que você já foi empresário será um diferencial benéfico para o seu currículo.

Entretanto, se você respondeu sim somente para a segunda questão, nossa dica é que você inclua no currículo as conquistas da sua empresa. A ideia é justamente mostrar o bom trabalho realizado, como o gerenciamento de equipe, o nível de satisfação dos clientes, o crescimento financeiro da empresa, etc.

Mas se a suas respostas foram negativas, talvez seja melhor que essa informação fique de fora do seu currículo. A presença de informações irrelevantes para o cargo em um processo seletivo faz com que os recrutadores interpretem que você não soube filtrar informações ao se apresentar como um profissional capacitado.

Como e onde colocar que já foi empresário no currículo?

Abrir e gerir uma empresa é uma experiência profissional, assim como cargos que você já ocupou em outras empresas. Portanto, sempre que a informação de que já foi empresário no seu currículo, insira no campo de experiência profissional

Assim, você deve seguir a mesma estrutura na apresentação, com o nome da empresa, cargo e período em que você trabalhou nele. Além disso, é interessante incluir informações complementares, que ilustram melhor os desafios que você enfrentou e também as conquistas da empresa. Para isso, lembre-se de usar verbos de ação. Neste caso, os projetos realizados por você e a sua equipe (se houver), também são informações que ajudam a destacar o seu progresso na empresa.

Mas não se esqueça de sempre levar em consideração o cargo e a empresa a que você está se candidatando. Pense em quais são as informações que fazem sentido, tendo em vista a nova experiência profissional que você busca. 

Confira como colocar sua experiência profissional na própria empresa:

  • O nome da empresa;
  • Cargo;
  • Período;
  • Principais atividades; e
  • Informações complementares (opcional).

Confira um exemplo:

Agência XYZ

Co-fundador e Gerente de conteúdo (fevereiro de 2014 a novembro de 2020)

Principais atividades: Responsável pela comunicação, posicionamento de marca, estratégias de marketing, gerenciamento de P&L, ROI, através do budget estimado e investimento em ações promocionais.

  • Administrou uma empresa com receita anual de R$265 mil durante quatro anos.
  • Treinou uma equipe com 3 redatores com o objetivo de aumentar o tráfego orgânico de clientes através do marketing de conteúdo.
  • Responsável pelo lançamento dos produtos 123 e 456 da marca ABC. 

Habilidades: Proatividade e capacidade de resposta; Visão sistêmica; Visão de melhoria de processos;  Trabalho em equipe; Liderança persuasiva e resiliência.

Por fim, não tenha receio de falar sobre a sua experiência como empreendedor

Durante um processo seletivo, é de praxe que os recrutadores queiram saber mais sobre as experiências passadas dos seus candidatos. 

Mas quando se trata de uma experiência empreendedora, é normal que eles queiram mais detalhes. Como quais eram os seus objetivos, quais foram as suas conquistas e o que levou ao fechamento da empresa, por exemplo. Não tenha receio de falar sobre esse assunto nem minta. 

Se a sua empresa não deu certo, fale o motivo e o que essa experiência significou para você como profissional. Inventar uma história de sucesso certamente fará com que os recrutadores desconfiem que algo não está certo. Consequentemente, isso irá prejudicar sua imagem no processo seletivo.