Como começar um TCC: 5 dicas para obter bons resultados

Chegar mais perto do final de uma graduação é um grande alívio. Depois de anos de estudos, receber o diploma e começar uma carreira na área que escolheu é um sonho. Mas para isso, é preciso antes entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O TCC é uma forma de avaliar se o aluno consegue elaborar um trabalho acadêmico sobre um tema escolhido, que contemple diversos aspectos da sua formação. Como um trabalho mais complexo do que os demais realizados ao longo do curso, o TCC exige muita pesquisa, leitura, escrita e energia. Por isso, ele é um trabalho muito temido pelos alunos, que o veem como um grande obstáculo no caminho até a entrega do diploma. 

Como os temores são muitos e as dúvidas também, separamos algumas dicas sobre como começar um TCC. 

1. Escolha um tema e um orientador que você goste 

Às vezes é difícil entender se escolhemos o orientador por causa do tema ou o tema por causa do orientador. Durante a graduação, você conhece professores com metodologias e especializações completamente diferentes dentro de uma mesma área de conhecimento. É normal que alguns te interessem mais do que os outros. Pense nisso quando for avaliar qual tema e qual orientador você irá escolher para realizar o seu TCC. Esse pode ser um ótimo caminho para escolher o tema que mais tem a ver com os seus interesses acadêmicos e tornar o TCC uma experiência mais proveitosa. 

2. Confira o trabalho de ex-alunos do seu curso

Ao finalizar uma monografia, todos os alunos da universidade precisam enviar os seus trabalhos para serem catalogados na biblioteca e disponibilizados para a comunidade acadêmica. Consultar estes trabalhos anteriores pode te dar uma boa noção do que é esperado de você para os próximos meses. 

Nossa dica é aproveitar a chance e ver algumas monografias do seu curso para entender os caminhos que você pode seguir com a sua. Busque os TCCs que possuem temas relacionados ao que você gostaria de fazer e aproveite para dar uma espiada na bibliografia! Outro ponto é buscar trabalhos que tiveram orientação do professor que você gostaria que te orientasse. 

3. Não pule a etapa do projeto de pesquisa

Na correria da escrita de um TCC, ter um planejamento é fundamental. E não só um planejamento de tempo, mas também do que você irá realizar com o seu trabalho. Neste sentido, um projeto de pesquisa não é uma etapa que pode ser pulada. 

É no projeto de pesquisa que você define todos os passos e objetivos que você quer alcançar com o seu TCC. Nele, você irá descrever o tema escolhido e o problema que será abordado por você; os seus objetivos ao abordar este tema; a justificativa da sua escolha; o referencial teórico; a metodologia a ser seguida; além de elaborar um cronograma de trabalho. Todos estes passos do projeto te ajudam a manter-se focado no que você irá realizar na sua monografia, como fará isso e em que momento. 

4. Conheça as normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é aquela que estabelece normas para a padronização e o rigor técnico para todo o território nacional.  O objetivo é estabelecer consensos a fim de melhorar a segurança e garantindo o entendimento de todas as partes interessadas. Embora sempre seja lembrada em trabalhos acadêmicos, a ABNT estabelece normas em outras áreas, como a saúde, segurança e legislação ambiental. 

E mesmo que as normas da ABNT sejam exigidas dos alunos nos trabalhos ao longo de toda a graduação, é comum ainda tenham dificuldade em formatar seus trabalhos. Por isso, é interessante para o andamento da monografia ter as normas da ABNT em mente. Isso economiza bastante tempo na etapa de revisão e formatação e bastante dor de cabeça! 

5. Pesquise, leia muito e anote

Ao fazer o seu TCC, você irá ler muito. É com a leitura de textos acadêmicos que você irá fundamentar a sua monografia. Seja ela no formato de compilação, pesquisa de campo ou científica, lembre-se que toda monografia precisa de uma fundamentação teórica. 

Por isso, busque referências na biblioteca da sua universidade, em acervos acadêmicos digitais e não se esqueça de listar tudo o que você coletou que pode ser interessante para o seu trabalho. Mesmo que alguns itens não entrem como material de pesquisa no seu texto final, anotar suas referências antes de iniciar o projeto te ajuda a organizar o material que você está trabalhando. Ah, e economiza um tempão depois, quando você precisar finalizar a monografia!

Esperamos que estas dicas te ajudem a ficar mais tranquilo e a se planejar bem para fazer um ótimo TCC!