Porque aprender a como contratar a pessoa certa é tão importante para o seu negócio

Poder trabalhar com uma equipe motivada, unida e comprometida com os valores da liderança organizacional, faz toda a diferença. Aprender a como contratar a pessoa certa traz resultados numéricos dos mais variados: retorno financeiro, aumento de clientes, aumento de produtividade, redução de turnover e um crescimento vertiginoso do bem-estar diário, que é tão importante para que as atividades fluam da melhor maneira possível.

Sabemos que ser empreendedor no Brasil é custoso. No entanto, poder contar com uma equipe de profissionais que compartilhe dos mesmos conceitos e objetivos é parte essencial para alcançar o êxito e o sucesso empresarial. Por isso, saber como contratar a pessoa certa é tão importante quanto disponibilizar um bom produto ou serviço. Aliás, contar com a equipe certa é, também, fundamental para conseguir agradar os clientes e parceiros.

Sem pretensões de zerar os erros dos recrutadores, esse artigo tem como missão minimizá-los, fornecendo dicas valiosas para que você entenda os principais aspectos a serem analisados e entender, de uma vez por todas, como contratar a pessoa certa. Por isso, continue conosco nessa leitura e fique a par de todas essas dicas valiosas, que podem te poupar de muitas dores de cabeça. Confira.

Afinal, o que é preciso saber para aprender a como contratar a pessoa certa?

Quando você decide empreender em um negócio, você já sabe que precisará contar com pessoas. Ainda que não seja necessário no começo, quando a empresa crescer (que é o esperado por todo empresário), inevitavelmente, será necessário contratar e delegar tarefas a pessoas que o ajudarão a desempenhar suas atividades.

Entretanto, é necessário que essa pessoa seja de confiança e que esteja apta e interessada em se dedicar à elaboração ou continuação de projetos para o crescimento do negócio. Mas, como é possível saber se o candidato escolhido irá corresponder às expectativas e se adaptar à rotina e valores da empresa? A resposta é simples: aprendendo a como contratar a pessoa certa.

Para tanto, o processo seletivo deve ser realizado com atenção. A avaliação dos candidatos que irão concorrer a uma vaga deve ser bem elaborada, bem executada e, principalmente, bem analisada. Para que isso aconteça, o empreendedor não deve contratar pessoas sem qualquer apoio de um profissional qualificado, apenas porque simpatizou com determinado candidato e decidiu apostar em sua intuição.

Essa atitude é temerária e deve ser evitada. As decisões de contratação devem contar, preferencialmente, com um profissional formado na área de Recursos Humanos ou Psicologia. Na impossibilidade, tenha em mente que o comportamento não verbal muitas vezes diz mais a respeito do indivíduo do que suas próprias palavras.

Por isso, quer seja sozinho ou com apoio profissional, antes de iniciar o processo de seleção, tenha em mente quais são as habilidades exigidas desse futuro colaborador. Atente-se que, quando falamos em habilidades, elas incluem as habilidades técnicas e a habilidades interpessoais. Somente a partir dessa análise dessas duas vertentes, será possível aferir se esse candidato será capaz de agregar valor e se adequar à cultura da empresa.

Dicas para aprender a como contratar a pessoa certa

Se você também não tem tempo, e nem dinheiro, para gastar com admissões errôneas, confira essa seleção de dicas essenciais para os momentos de contratação. Elas valem tanto para que você contará com o acompanhamento de um profissional da área realizar as entrevistas iniciais, como para você mesmo elaborar sozinho o processo, desde o início. As dicas são essas:

1. Crie em um processo seletivo eficiente

O primeiro passo é estabelecer quais serão as pautas que constarão no seu processo seletivo. Atualmente, existem uma série de modelos que você até pode utilizar. No entanto, o ideal é criar uma adaptação de processo seletivo exclusiva para sua empresa. Isso porque ele deve ser capaz de avaliar todas as competências e habilidades que serão necessárias para ocupar a vaga que você disponibilizou.

Não existe uma fórmula preexistente capaz de determinar quais são as características indispensáveis ao seu negócio. Por isso, tenha paciência, tanto na criação, quanto no acompanhamento da evolução de todo o processo. A pressa na contratação de um profissional errado pode lhe causar prejuízos de muitas formas. Pode ser pela ausência de produtividade, ausência de comprometimento ou mesmo valores diferentes da cultura de sua empresa.

2. Analise os valores e a personalidade do candidato

Observar com cautela o perfil dos profissionais que concorrem à vaga é fundamental. Por isso, invista tempo em pesquisar as redes sociais. Na internet você pode descobrir muitas coisas a respeito do perfil do entrevistado. Ademais, não tenha medo de entrar nas perguntas pessoais, mas não precisa ser invasivo para descobrir como contratar a pessoa certa.

Questões de cunho pessoal farão você entender um pouco mais sobre a personalidade do candidato. Este aspecto é de extrema importância, pois além do trabalho que ele desempenhará, todos da empresa terão que conviver com o indivíduo. Por isso, conhecer o perfil de comportamento pessoal do candidato importa.

3. Faça perguntas consistentes

Elaborar perguntas consistentes é indispensável. No entanto, procure começar com perguntas “quebra-gelo” e de aproximação, procurando validar algo em comum com o candidato ou algum tema do dia. Passado esse momento inicial, coloque em prática uma boa pauta de perguntas bem elaboradas.

Elas devem servir de base para que o recrutador avalie o perfil do candidato, suas principais qualidades, defeitos, habilidades e os seus valores, na essência. Assim, ao se certificar do comportamento e personalidade do candidato, será possível prospectar o engajamento, a qualidade, o bom trato aos seus clientes e aos demais colegas. Você só conseguirá descobrir avaliando o comportamento do profissional com base em suas respostas verbais e não verbais.

4. Peça aos candidatos para completar as avaliações de personalidade

Solicitar aos candidatos que contem sobre sua rotina pessoal e projetos profissionais são etapas muito importantes no processo para entender como contratar a pessoa certa. Uma ótima dica é observar se o discurso na vida pessoal é coerente com o que a linguagem não verbal está dizendo.

Por exemplo, se o candidato alega ser uma pessoa extremamente organizada, mas compareceu à entrevista desalinhado, o discurso não é verdadeiro. Muitos candidatos têm respostas prontas, que acreditam ser importantes para a função, e não porque possuam aquelas características. Portanto, verificar se o que os candidatos falam estão em consonância com o que demonstram é vital na hora de decidir como contratar a pessoa certa.

Agora que você concluiu a leitura, esperamos que aprenda a como contratar a pessoa certa sem medo!

Como vimos, não há uma ciência exata para descobrir como contratar a pessoa certa. Tudo dependerá de uma série de variáveis: depende do processo, da função, da urgência, do modelo de negócio, do perfil e valores do empreendedor, e uma série de outras coisas. Em linhas gerais, para conseguir boas entrevistas, você deverá descobrir o modelo ideal de processo seletivo que mais se adequa a sua empresa.

Vale a pena ressaltar que os candidatos costumam se preparar para as perguntas técnicas. Por isso, uma análise sobre o comportamento é a parte que você deve dedicar maior atenção. As habilidades funcionais são facilmente ensinadas. Em contrapartida, caráter e comprometimento costumam ser posturas natas dos indivíduos. Gostou do nosso conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco suas considerações nos comentários abaixo.