Como criticar seu chefe: existe uma maneira ideal?

Em algumas ocasiões, discordar com seu superior pode gerar um estresse intenso. Saber quando e como criticar seu chefe é uma das principais formas de demonstrar sua maturidade profissional. Mesmo com argumentos contrários, certamente fará com que você conquiste a admiração de seus líderes. Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos esse artigo com insights valiosos para você adotar na sua trajetória. Confira.

Tem opiniões diferentes e quer aprender como criticar seu chefe?

Ser criticado é uma situação que praticamente todas as pessoas do mundo irão enfrentar, em pelo menos uma (provavelmente muito mais) área da vida. Em relação ao ambiente profissional, a crítica muitas vezes virá do seu chefe, do seu colega ou do cliente. Apenas com inteligência emocional será possível administrar essa questão.

Um dos pontos mais complexos é entender como criticar seu chefe quando este atua de forma leviana, improdutiva ou até mesmo errônea. Sem dúvidas, a crítica é algo importante para organizar o crescimento e os rumos da organização. Todavia, por se tratar de um tema extremamente delicado, é preciso saber como falar, além de todo o cuidado na escolha das palavras.

Não pense que críticas estão limitadas apenas em relatórios anônimos ou que não gerem confronto. Particularmente, o primeiro passo para desmistificar essa tarefa é trocar o nome: em vez de utilizar o termo “crítica”, troque e utilize “pontos de divergência”. Apenas essa modificação gera uma leveza na hora de compartilhar suas opiniões sobre os fatos. Aliás, essa pode ser uma sugestão adotada para qualquer pessoa com quem for lidar.

Assim, em vez de apresentar críticas, demonstre seus pontos de divergência, argumente com dados, fatos e evidências com seu chefe. Assim, você estará contribuindo para o crescimento pessoal do seu chefe, colega, esposa, marido, filhos ou qualquer outra pessoa. Para aprender a melhor forma de fazer essa exposição de divergência, existem algumas dicas que prometem facilitar todo o processo, quais sejam:

1. Seja claro

Uma das piores formas de criticar é falar “pela metade”, insinuar ou não demonstrar de forma clara e objetiva o que se pretende dizer. Por isso, antes de começar a preparar a melhor forma de falar, reflita se a sua comunicação estará perfeitamente clara e que será plenamente possível se fazer compreender. Muito cuidado para não ser mal interpretado e acabar se prejudicando na empresa e na vida. 

2. Seja gentil

A gentileza é muitas vezes deixada de lado, principalmente em organizações onde a gestão de pessoas não atua de modo positivo. No entanto, você não precisa deixar seus valores de lado para seguir um padrão deficitário da organização. Ao contrário, você pode dizer o que pensa de modo claro, seguro e gentil. Isso certamente abrirá caminhos para que você seja ouvido e não soará ofensivo ou como um problema.

3. Foque no comportamento, nunca na pessoa

Você deve retirar todo juízo de valor a respeito da pessoa do seu chefe. Suas críticas construtivas ou divergências devem estar focadas no comportamento, na atitude ou decisão combatida. Ninguém gosta de críticas sobre si; certamente o seu chefe também não. Se você divergir da atitude, sem mencionar a pessoa, seu chefe tem maiores condições de te ouvir sem se sentir ofendido.

4. Apresente soluções

Não há nada mais cansativo do que uma pessoa que oferece críticas (válidas ou não), sem apresentar soluções ou ideias adequadas para a resolução do problema. No mercado de trabalho também é perturbador a quantidade de “reclamões” vazios de conteúdo útil. Por isso, sempre que divergir de uma atitude do seu chefe, reflita o que poderia ser feito a respeito.

5. Seja discreto

Nunca é visto com bons olhos o chefe que critica seus liderados em público. O contrário não apenas é válido como também merece total atenção. Jamais pense em como criticar seu chefe em público, já que isso não trará nenhum benefício para empresa e certamente vai causar sérios danos para sua carreira. Por isso, ser discreto é uma medida recomendada e indispensável para estabelecer a confiança entre vocês.

6. Esteja em dia com o seu trabalho

Já pensou você elaborar a melhor forma para aprender como criticar seu chefe e, de repente, levar uma bronca ou descobrir que contribuiu ativamente para um problema ou tomada de decisão errada? Para que a situação não seja invertida, não fale nada sem que a sua parte esteja perfeitamente garantida na relação.

Será que agora você já sabe como criticar seu chefe?

Se você não quer conquistar a inimizade de uma das pessoas com quem você precisa lidar todos os dias e que, possivelmente, tem grande influência na hora de te promover ou demitir, o ideal é que você não saia por aí ofertando críticas. Mude a forma de enxergar os fatos e apresente divergências de opinião, já que não existe uma fórmula ideal de como criticar seu chefe