Veja a melhor forma de como enviar currículo por e-mail e ser notado pelos recrutadores

Para participar de qualquer processo seletivo, você certamente precisou de um currículo. A importância desse documento tem um grau muito elevado e decisivo na hora da convocação para entrevistas e também para contratação. É por meio desse arquivo que as empresas têm o contato inicial com o candidato, com suas experiências e objetivos profissionais. Entretanto, abordaremos nesse artigo a importância de como enviar currículo por e-mail.

Desde a popularização da internet, os currículos são enviados e recepcionados majoritariamente na forma eletrônica, estando obsoleto o envio por outros meios. Por isso, para que um candidato já saia na frente na hora de enviar o currículo, é essencial estar bem preparado para impressionar positivamente o recrutador nesse primeiro contato. Confira essa leitura e comece agora mesmo a praticar todas as nossas dicas.

O que preciso saber sobre como enviar currículo por e-mail?

Na busca por um novo emprego ou uma recolocação, muitos profissionais acabam anexando o currículo e enviando o e-mail sem qualquer apresentação. Entretanto, a maioria dessas mensagens acabam no lixo eletrônico antes mesmo de ser visualizado pelo recrutador. Aquela frase velha e clássica: “segue anexo meu currículo para a vaga” já não pode mais ser utilizada, sob pena de fazer com que você se torne invisível e desinteressante para as empresas.

Assim, para fazer com que seu currículo se destaque no meio de tantos outros, você deve enviá-lo de maneira adequada, levando em consideração os pequenos detalhes que aumentam suas chances de ser selecionado. Para te ajudar nessa missão de como enviar currículo por e-mail da forma ideal, separamos as dicas mais importantes para você seguir e ser notado pelos recrutadores. Tome nota.

1. Utilize um e-mail sério para fins profissionais

Se você enviará currículos através do e-mail, tenha muita atenção para nunca utilizar e-mails formados por apelidos, nomes engraçados ou de personagens. Por exemplo diminutivos, ou gracejos de qualquer natureza. Um bom modelo de endereço de e-mail é utilizar o primeiro e o último nome. Na impossibilidade de criar o e-mail desta maneira, acrescente as iniciais dos outros sobrenomes, se houverem, ou utilize hífen, underline ou números.

2. Atenção ao campo “Assunto”

A maioria das empresas solicitam que o campo assunto seja preenchido com alguma informação no assunto do e-mail. As mais comuns são a menção da palavra currículo, o seu nome e o cargo para o qual pretende se candidatar. Assim, procure se atentar a esse detalhe, para não parecer distraído ou absolutamente insubordinado. Caso a empresa não tenha nenhuma especificação, você pode manter apenas o seu nome e a vaga pretendida.

3. Dedique tempo na elaboração do conteúdo do e-mail

Essa é a parte mais importante, por isso, elabore-a com cuidado e atenção. Como fase introdutória, se você souber o nome do recrutador, comece com um cumprimento do tipo “Caro Pedro” ou “Prezada Maria”. Caso você não saiba quem é a pessoa responsável pela seleção, utilize apenas os pronomes “Caro (a) Senhor (a)”, “Prezado (a) Senhor (a)” ou simplesmente inicie com um “Olá”.

Uma dica para evitar no corpo do seu e-mail é evitar o uso das saudações como “Bom dia”, “Boa tarde”. Elas são mais adequadas para contatos pessoais. Embora haja boa intenção e educação na saudação, você não tem certeza se o destinatário irá ler o e-mail dentro do mesmo período, o que pode causar um pequeno desconforto. Se puder, evite.

A seguir, no primeiro parágrafo, você pode fazer uma breve apresentação sobre quem é você. Apresente-se informando o seu nome e posição profissional atual. Também é importante mencionar acerca do seu tempo de experiência e última formação acadêmica. Tudo de maneira sucinta e resumida, sob pena de se tornar a transcrição do seu currículo.

É importante citar também porque você se interessou pela vaga em questão e onde você viu o anúncio. Por fim, procure demonstrar, de modo cortês, as suas expectativas por um futuro contato e coloque-se à disposição para maiores esclarecimentos. Somente agora, ao final, indique que seu currículo seguirá anexo.

Finalize agradecendo pela oportunidade de concorrer pela vaga e se despeça de forma gentil. Você pode usar: “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Grato(a)” ou “Saudações”.

Anexe o arquivo do currículo no e-mail

Após dedicar tanta atenção na elaboração do texto de seu e-mail, não cometa o erro de se esquecer de anexar o arquivo do seu currículo. Aliás, o arquivo deve estar em formato PDF, que não permita alterações. Se você utiliza o programa do Word para a criação do seu currículo, para transforma-lo em PDF é muito simples, veja o passo a passo:

  • Clique em “Arquivo”;
  • Em seguida em “Salvar como”;
  • Renomeie o arquivo, dando um nome de fácil identificação, como por exemplo “Currículo José dos Santos”;
  • Selecione para “salvar em PDF”;
  • Salve-o em um local acessível, e mantenha uma cópia em um pendrive.

Nunca envie seu currículo digitado no corpo do e-mail (a menos que seja uma solicitação expressa do recrutador), pois isso dificulta a leitura e o arquivamento pelo setor de recursos humanos, além de ser feio e demonstrar desorganização.

Agora que você aprendeu como enviar currículo por e-mail, planeje o acompanhamento

Após essa leitura, você já está por dentro de todas as melhores dicas de como enviar currículo por e-mail. Assim, depois de encaminha-lo para as empresas, agende em seu calendário o prazo de uma semana para solicitar um feedback, caso ainda não tenha recebido resposta por parte do recrutador dentro deste período. Pergunte do modo mais educado possível se seu e-mail foi recebido e se o processo de seleção ainda está em andamento.

Porém, tenha muito cuidado para não ser invasivo ou incômodo. Se não receber respostas em duas tentativas, pode ligar para a empresa. Na impossibilidade, siga em frente em suas buscas e boa sorte. Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas aprendam como enviar currículo por e-mail. Se você ficou com alguma dúvida acerca deste tema, nós estamos à disposição para te ajudar a resolve-la.

3000