Descubra como fazer repost no Instagram e engajar os seus seguidores

Desde o seu lançamento em 2010, o aplicativo Instagram se estabeleceu como uma das mídias sociais mais populares do mundo. Inicialmente o app era voltado somente para o compartilhamento de fotos, inspiradas na estética das câmeras polaroid. Mas, atualmente, o Instagram permite que os seus usuários compartilhem fotos, vídeos e outras interações que propiciem ainda mais o engajamento dos criadores de conteúdo com os seus seguidores. 

A interação entre os usuários é também propiciada pela republicação de conteúdos próprios e de terceiros na timeline do Instagram. É o que ficou conhecido como repost, ou seja, repostagem em português. 

Esse tipo de interação não é exclusivo do Instagram, é na verdade um dos principais elementos de sucesso de diversas redes sociais. Para os usuários do Twitter, o repost é mais conhecido como Retweet. Já no Facebook, é o botão Compartilhar que permite que o conteúdo produzido por uma pessoa possa alcançar ainda mais usuários da rede. 

Neste post, vamos mostrar qual a importância dos repost na construção de estratégias de engajamento no Instagram e vamos mostrar como é fácil fazê-lo.

Confira!

Porque o repost é uma estratégia importante para as mídias sociais?

O repost é uma ferramenta que te permite mostrar para os seus seguidores postagens de outras pessoas, criadores de conteúdo ou marcas que você se interessa. Assim, você apresenta outros tipos de conteúdos que tenham relação ao que você produz e/ou gosta de ver no Instagram com os seus seguidores.

Já no caso da conta do Instagram pertencer a uma marca, o repost é uma ótima forma de incorporar menções feitas por clientes satisfeitos com os seus serviços. Isso não só dá respaldo positivo ao trabalho que você está fazendo, independente do produto que venda, mas também humaniza o marketing da marca, mostrando-se mais próximo aos seus consumidores. 

Como fazer repost no Instagram

Embora o repost seja uma estratégia muito importante para engajar ainda mais o seu perfil no Instagram, o aplicativo não oferece opções de repostagem de conteúdos nas suas funções oficiais. Nele, só é possível compartilhar uma publicação de terceiros com um contato, através das mensagens diretas. 

No entanto, existem outros aplicativos disponíveis que conseguem se associar ao Instagram e que permitem que o usuário faça repostagens das suas publicações preferidas e compartilhe novos conteúdos com os seus seguidores. 

O Repost for Instagram é o app mais famoso entre os apps com esta funcionalidade. Nele, é possível compartilhar fotos e vídeos como uma publicação no feed ou no Stories. O app está disponível tanto para os dispositivos Android quanto para iOS para download de forma gratuita. Confira como fazer repost no Instagram utilizando o app a seguir:

1. Baixe o app Repost for Instagram na Google Play (Android) ou na Apple Play (iOS). 

2. Abra o app e clique no ícone do Instagram, localizado na parte superior direta da tela. Você será direcionado para o feed do seu Instagram automaticamente. 

3. No seu feed, escolha a publicação que gostaria de repostar. Para prosseguir, clique no ícone de reticências que aparece acima de todas as publicações do Instagram. 

4. Uma guia com várias opções irá se abrir. Clique em Copiar Link. Caso não exista esta opção, a publicação não está disponível para o compartilhamento.

5. Em seguida, retorne ao Repost for Instagram.

6. No app, a postagem que foi copiada aparecerá automaticamente na sua tela. Selecione-a para prosseguir.

7. Na próxima tela, selecione o posicionamento da imagem e a cor dos créditos desejada para o seu repost. Depois, clique em Repost.

8. A partir desta etapa, o passo-a-passo da versão Android e da versão iOS tem algumas mudanças no app. Confira: 

No Android

Clique em Open Instagram. Você será direcionado para a página de postagem no seu Instagram. Cole a legenda copiada do conteúdo original no campo de texto. Você também pode adicionar uma legenda própria acima do conteúdo colado no campo, se quiser. Em seguida, clique em Compartilhar para publicar o repost com os seus seguidores. 

No iOS

Clique em Copy & Open Instagram e, sem seguida, o app irá te dar a opção de compartilhamento no feed ou no Stories. Selecione a forma de publicação que preferir e continue com a edição e compartilhamento do repost. 

Pronto, agora você já pode compartilhar as suas publicações favoritas com todos os seus seguidores!

Atenção na hora de repostar!

Para retirar o máximo do potencial da sua estratégia nas mídias sociais e produzir um bom conteúdo, é preciso tomar alguns cuidados ao realizar repost no Instagram. Confira algumas delas:

Não esqueça de dar créditos ao autor da publicação original!

Diversas pessoas passaram a se dedicar à produção de conteúdo de forma individual ou coletiva nos últimos anos e aos poucos foram ganhando o seu espaço de destaque nesta rede social. E embora não exista uma regra estabelecida no momento de fazer uma repostagem, o bom senso deve imperar sempre! 

Por isso, ao replicar uma publicação para os seus seguidores, não se esqueça de dar os devidos créditos para o criador original. Utilize a função de marcação para mostrar para o @ em questão que você está repostando o seu conteúdo e também criar uma ponte entre os seus seguidores e o criador da postagem. 

Peça permissão antes de repostar

Outro ponto a ser considerado ao fazer uma repostagem no seu Instagram é a permissão do criador do conteúdo, especialmente quando se tratar de um seguidor seu ou de um perfil com menos expressividade na rede. Pratique sempre a política de boa vizinhança e você não terá surpresas no futuro, como um perfil incomodado e um pedido de exclusão da repostagem.

3000