Como ficar invisível no whatsapp: confira dicas para não ser detectado

O Whatsapp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo. Lançado com a proposta de facilitar a comunicação entre as pessoas e eliminando as barreiras da distância entre elas através da tecnologia e da internet. No entanto, há alguns momentos em que simplesmente não queremos ser detectados quando visualizamos uma mensagem sem ser denunciados pelo app. 

Para quem utilizava o MSN Messenger, mensageiro online famoso nos anos 2000, lembra do recurso Aparecer Offline que permitia aos usuários utilizarem o recurso sem ser detectado pelos outros usuários. Outro mensageiro que com um recurso parecido é o Skype. Nele, é possível selecionar o status Invisível e permanecer online no app sem ser detectado pelos contatos. 

Mas ficar invisível no Whatsapp não é algo tão simples. O app possui diversos recursos que não só mostram que o usuário está online no momento (ou qual foi o último momento em que estava online); mas também que já visualizaram determinadas mensagens, vídeos ou áudios recebidos; além de marcar o momento em que o usuário está escrevendo uma nova mensagem. 

Apesar das dificuldades que o app coloca, é possível diminuir os rastros, não aparecer online no Whatsapp e conseguir mandar e receber mensagens normalmente. Confira como fazer isso: 

Comece removendo o Visto por último

A primeira coisa a se fazer é tirar 

Mas importante lembrar: ao remover o visto por último da sua conta, você também não poderá ver a informação correspondente dos seus contatos!

1. Na tela inicial do Whatsapp, clique no ícone do menu, representado por três pontos, que fica na parte superior direita da tela. Selecione a opção Configurações.

2. Na guia configurações, clique em Conta e, em seguida, Privacidade

3. Selecione Visto por último e escolha como prefere ser visto. 

 

Depois remova a confirmação de visualização

Em 2015, uma atualização do Whatsapp inseriu a visualização de mensagem, os famosos dois checks que se tornam azuis quando o usuário visualizou a mensagem enviada. Ele ficou conhecido como um tipo de dedo-duro, especialmente para as pessoas que deixam para responder os amigos mais tarde, mesmo depois de ler a mensagem. 

Muitas pessoas não sabem que é possível remover a confirmação de visualização. Para isso, é só fazer o seguinte:

1. Ainda na seção Privacidade, desmarque a opção Confirmações de leitura. Para fazer isso é só dar um clique na opção. 

Com isso, você poderá confirmar que os dois checks não se tornam mais azuis ao você visualizar as mensagens trocadas com os seus contatos. 

Mas vale ressaltar que este recurso não funciona para mensagens trocadas em grupos. Mesmo desativado, as suas mensagens ainda receberão o check azul quando você visualizá-las. 

O que pode ser feito, nestes casos é a visualização da mensagem de forma offline. Ou seja: fora da internet. Para isso, desligue os seus Dados Móveis ou WIFI (o que você estiver utilizando) ou simplesmente clique em Modo Avião no seu celular. Visualize a mensagem normalmente e só depois de fechar o app do Whatsapp, volte a ligar a sua internet.

E oculte a reprodução de áudios

Outro detalhe que os usuários precisam ficar atentos é com relação aos áudios. Mesmo após a remoção da confirmação de visualização, a escuta de áudios ainda é mostrada para os seus contatos, seja em chats privados ou chats em grupo. 

Para que o app não acuse a escuta do áudio, é preciso reproduzí-lo fora do Whatsapp. Mas os áudios gravados e enviados via Whatsapp tem uma particularidade: eles possuem o formato .opus e nem todos os apps reprodutores de música conseguem reproduzí-lo. Por isso, é preciso baixar um aplicativo que consiga reproduzir este formato de áudio. Um exemplo é o Opus Player, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS

Por último, remova o status online

Depois de remover o visto por último e a confirmação de leitura ou visualização, você já terá limpado a maior parte dos rastros da sua atividade no Whatsapp. No entanto, ainda tem um recurso do app que pode delatar a sua atividade: o status Online. 

Automático, ele aparece todas as vezes em que você acessa o aplicativo e desaparece sempre que você sai dele. Infelizmente, ele não é um recurso que pode ser removido nas configurações do Whatsapp, como os dois anteriores. Mas existem alguns aplicativos que podem ser baixados e agem para ocultar o status online do usuário no momento em que o Whatsapp é aberto no aparelho. 

O Flychat, disponível para Android de forma gratuita, faz essa função e permite também que o usuário digite mensagens ou grave áudio sem que o app denuncie ao seu contato. Isso acontece porque o app transforma a janela de mensagens do Whatsapp como uma bolha, de forma muito similar ao app do Messenger do Facebook. Dessa maneira, o Whatsapp não é oficialmente aberto no sistema do seu celular. 

Confira abaixo como utilizar:

  1. Abra o Flychat e acione as permissões para que o app receba as notificações do Whatsapp e se sobreponha ao sistema do seu celular.
  2. Em seguida, habilite o Whatsapp e outros aplicativos que o Flychat deverá interceptar (caso queira). Ao habilitar um app, clique na opção Configurações e ative a opção Vincular a Notificação. 

Pronto, o Flychat já está pronto para ser utilizado! Sempre que você receber uma mensagem, clique na bolha com a notificação para abrir a conversa e responder os seus contatos.

3000