Como ganhar dinheiro desempregado: 8 ideias para colocar em prática

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) realizada pelo IBGE, o desemprego no Brasil atingiu a taxa de 14,6% em setembro. Essa porcentagem corresponde a 14,1 milhões de pessoas. É a maior taxa de desemprego desde 2012, quando a PNAD Contínua começou a ser realizada.

Entre outros dados, a pesquisa revela que somente 47,1% das pessoas em idade para trabalhar estão empregadas atualmente. Além disso, os jovens de 18 a 24 anos integram o maior grupo etário desempregado. De acordo com a pesquisa, 31,4% dos jovens que estão entrando no mercado de trabalho enfrentam a falta de empregos formais.

No entanto, a necessidade de manter as contas em dia é também uma realidade. Nesse sentido, formas alternativas de ganhar dinheiro ganham mais espaço. É por isso que no post de hoje, separamos 8 serviços que você pode oferecer e ganhar dinheiro mesmo desempregado. Confira quais são:

1. Produção de conteúdo digital

Nos últimos anos, com a consolidação das mídias digitais, a produção de conteúdo passou a ser visto (e remunerado) como um trabalho. Os produtores de conteúdo atuam nos mais diversos nichos e em uma estratégia multiplataforma. Ou seja, estão presentes em mais de uma mídia, seja ela o YouTube, o Instagram, Facebook, Twitter ou, mais recentemente, no TikTok.

Criar um público pode não ser a coisa mais simples ou rápida. Mas com uma boa comunicação, criatividade, um entendimento básico sobre captura e edição de fotos e vídeos e de como funcionam as redes é possível crescer e ganhar espaço entre os influenciadores. O contato com marcas através de merchandising e de vendas via links afiliados trazem um bom retorno financeiro.

2. Redação de Conteúdo Web

Para quem possui facilidade na escrita, o trabalho como redator web é outra possibilidade de ganhar dinheiro mesmo desempregado. Através de plataformas para serviços freelancer é possível entrar em contato com clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas. Por exemplo, a 99freelas, Workana ou Meu Redator são algumas das plataformas mais conhecidas.

Outra faceta da produção de conteúdo digital, a redação web abarca os mais diversos tipos de conteúdo escrito. Dessa forma, pode escrever artigos para blogs, sites informativos, jornalísticos ou publicitários. Além disso, também pode criar e revisar e-books, posts e publiposts para redes sociais e e-mail marketing para empresas.

3. Aulas particulares

Compartilhar o seu conhecimento é outra maneira de ganhar dinheiro mesmo desempregado. Aulas individuais ou em grupos pequenos podem te trazer um bom retorno financeiro. A área de interesse também pode variar. Embora as aulas de idiomas sejam as mais populares, é possível encontrar um público interessado nos mais diversos assuntos. Das aulas de reforço escolar à um curso de costura ou de culinária.

E a depender do assunto, o local da aula também pode variar. Atualmente, com a facilidade da conexão à internet, as aulas via videoconferência têm facilitado o encontro de professores e alunos. Plataformas como o Google Classroom também ajudam no compartilhamento de arquivos para o estudo.

4. Consultoria

Para profissionais com conhecimento e experiência, os serviços de consultoria são ótimas alternativas para ganhar dinheiro mesmo desempregado. Um consultor atua como um especialista na sua área. Dessa forma, ele pode oferecer sua experiência para profissionais ou empresas mais jovens, com análises e aconselhamentos. Além disso, pode atuar também em projetos pontuais ou na resolução de problemas específicos. Dessa forma, ele ajuda o seus clientes a alcançarem seus objetivos e melhorarem o desempenho dos seus negócios.

5. Pesquisas online

Outra alternativa para ganhar dinheiro desempregado é através da participação de pesquisas de mercado. Existem diversos sites onde os usuários cadastrados podem responder questionários diários sem sair de casa. Nesse caso, o valor correspondente acumula na conta do usuário e ele pode requisitar o pagamento após atingir determinada quantia.

Realiza-se pesquisas de mercado com o intuito de ouvir os consumidores comuns e oferecer um melhor serviço. Dessa forma, direciona-se cada pesquisa aos usuários que se encaixam no público alvo do produto ou serviço. Para isso, os usuários apontam no seu cadastro o seu perfil socioeconômico.

Alguns sites de pesquisas com cadastro gratuito de usuários são: Meseems, Toluna, Green Panthera e Myiyo.

6. Venda de doces caseiros

Doces caseiros fazem o maior sucesso, seja na venda do dia-a-dia como em festas. Com bons ingredientes, uma receita certeira e conhecimento básico sobre a confeitaria é possível garantir uma renda extra mesmo desempregado.

Nesse sentido, tanto a divulgação para familiares e a vizinhança quando as redes sociais são ótimas formas de entrar em contato com novos clientes. Reserve um tempinho para fazer boas fotos e peça depoimentos de clientes satisfeitos com o seu serviço.

Outro detalhe é a atenção para o calendário festivo, já que existem diversas comemorações onde os doces são os presentes mais procurados. A páscoa é com certeza a data de maior faturamento das pequenas confeitarias, seguida pelo dia das mães, dos pais e dos namorados.

7. Cuidado de cães e gatos

Se você é um apaixonado por animais, saiba que também pode oferecer serviços de cuidados para eles e ganhar uma renda extra. Os serviços possíveis são inúmeros. O passeio diário com cães, Day Care, Pet Sitter, por exemplo, são serviços que podem ser feitos no dia-a-dia. Mas se você têm um espaço disponível na sua casa, é possível também oferecer serviços de creche e de hospedagem doméstica.

Sites como o Dog Hero ou o Pet Anjo aproximam tutores buscando uma hospedagem para os seus pets e pessoas dispostas a recebê-los nas suas casas. Mas a divulgação boca-a-boca na sua vizinhança é essencial e pode te trazer seus primeiros clientes.

8. Serviços de manutenção residencial

Nem todo mundo tem habilidade ou tempo de realizar reparos domésticos quando algo dá errado. Por isso, esse serviço é extremamente útil e pode te dar uma boa remuneração.

Entre pequenos serviços de manutenção, por exemplo, estão: a limpeza de piscinas, corte de grama; troca de vidros quebrados; instalação de lustres, chuveiros e outros itens relacionados à parte elétrica; pintura de paredes internas ou externas, etc. Avalie quais são as suas habilidades na manutenção doméstica e elabore uma lista de serviços oferecidos.

Outra forma de conseguir clientes é se cadastrando como prestador de serviços na plataforma Fix.