Como ganhar seguidores no Instagram: 6 passos para seguir

Sabemos que cada vez mais a internet vem influenciando nosso dia a dia, o que é de se esperar. Afinal, o mundo está cada vez mais “online” com as redes sociais e todos os recursos digitais que tem surgido. Até mesmo aquelas pessoas que não tinham tanto contato com conteúdos digitais, agora estão cada vez mais modernizadas e aprendendo a usufruir de tais ferramentas. Uma delas, é o Instagram! Quer aprender como ganhar seguidores no Instagram? Confira esse conteúdo!

Ganhando seguidores no Instagram!

O Instagram é uma das plataformas digitais mais utilizadas no mundo, especialmente por se tratar de uma plataforma simples e prática, na qual as postagens de fotos e vídeos são muito simples. O Instagram já era utilizado por cerca de 1 bilhão de pessoas em 2018. Mais interessante ainda, é que pelo menos 60% deste público acessa diariamente a plataforma!

Já imaginou a quantidade de pessoas conectadas ao mesmo tempo, curtindo, compartilhando, comentando e conversando sobre os conteúdos? É algo realmente surreal. Por isso, o Instagram hoje é uma plataforma tão importante, não apenas para quem curte interagir com os amigos na internet, mas também, para os empreendedores que sabem aproveitar a onda digital para promover seus produtos e serviços, ou você mesmo, se promover como profissional.

Saber como ganhar seguidores no Instagram então é essencial. Tendo em mente que milhões de pessoas acessam a página do Instagram diariamente, seja pelo computador ou smartphone, a plataforma torna-se por si só, um dos melhores meios de alcançar o público desejado. É por isso que estamos aqui! Confira nossas dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram.

O Instagram no mundo

Para falarmos sobre como atingir uma certa quantidade de pessoas “seguidoras” para a sua página no Instagram, é preciso primeiro entender o tamanho da influência do Instagram ao redor do mundo. Pois, muitas pessoas acreditam que apenas o Brasil é um pleno utilizador da plataforma, sendo que dados mostrados pela página do EXAME, apontam em números, quais países mais utilizam a plataforma (julho de 2019), conforme o ranking abaixo:

  1. Estados Unidos da América (110 milhões de usuários);
  2. Brasil (70 milhões de usuários);
  3. Índia (69 milhões de usuários);
  4. Indonésia (59 milhões de usuários);
  5. Rússia (40 milhões de usuários);
  6. Turquia (37 milhões de usuários);
  7. Japão (26 milhões de usuários);
  8. Reino Unido (23 milhões de usuários);
  9. México (22 milhões de usuários);
  10. Alemanha (19 milhões de usuários);
  11. Itália (19 milhões de usuários).

São aproximadamente 494 milhões de usuários conectados só nesses 11 países. Dá para imaginar a quantidade de seguidores que é possível conseguir, quando tantas pessoas assim curtem interagir na plataforma?

Com uma estratégia bem elaborada, não fica tão difícil conseguir novos seguidores. É uma tarefa um tanto trabalhosa, mas não difícil. Veja como dar aquele “upgrade” na sua página do Instagram.

Confira os passos para conseguir mais seguidores!

Existem certos passos que precisam ser seguidos para conseguir conquistar uma boa quantidade de seguidores. A tarefa pode ser um pouco monótona, mas ela gerará bastante frutos no final. Os passos para conseguir mais seguidores (reais, não contas fantasmas ou pessoas que não tem interesse no seu conteúdo) são:

  1. Editar o seu perfil para torná-lo mais chamativo;
  2. Seguir páginas com um número elevado de seguidores;
  3. Seguir o maior número possível de seguidores de uma página “concorrente” a sua;
  4. Postar fotos e vídeos diariamente;
  5. Postar “stories” diariamente;
  6. Postar conteúdos com descrições chamativas e #hashtags que condizem com o público-alvo esperado.
veja também:
Cortar vídeos: programas, sites e aplicativos para você baixar

Num primeiro momento, parece tudo muito simples de ser feito, mas existem algumas dicas por trás de cada passo. Veja!

Criando um perfil mais chamativo

Quando você entra na página do Instagram de uma pessoa que você segue, a primeira coisa que você repara são as descrições do seu perfil. Por esse motivo, é de suma importância construir um perfil que prenda a atenção do possível seguidor, para que ele continue acompanhando e olhando o conteúdo da sua página.

Faça uma breve descrição de quem é você, podendo separá-la em tópicos como idade, país de origem, o que faz e o que sua página tem de conteúdo. Usar emojis é uma boa chamada para deixar o perfil mais “colorido” e agradável. Outra dica bastante importante é escrever o seu perfil em um “inglês”, nem que seja bem básico. Afinal, o maior número de pessoas que acessam o Instagram, são americanas ou falam inglês e, assim, elas entenderão quem é você e o que você faz.

Isso, é claro, é uma dica para pessoas que buscam divulgar o seu trabalho ou a si mesmo. Para empresas ou lojas, quanto mais detalhes você fornecer sobre a empresa melhor, como número para contato, site para compras de produtos ou para maiores informações, e-mail para contato, etc. Aqui, já não é necessário um perfil em inglês, a não ser que o produto vendido tenha o exterior também como alvo.

Siga páginas do concorrente e seus seguidores!

Não deixe de seguir as páginas de concorrentes ou pessoas que produzam conteúdos parecidos com o seu. E então, siga as pessoas que seguem tais páginas. Essa dica é importantíssima, especialmente para atrair seguidores nas páginas das concorrências ou de pessoas que produzem os mesmos conteúdos. Essa é a melhor jogada para conseguir mais seguidores.

Pense assim, se elas seguem a página com conteúdo semelhante ao seu, porque não seguiriam a sua página? Afinal de contas, as pessoas no Instagram normalmente têm preferências do que acompanhar ou consumir na internet. Raramente são vistas pessoas que seguem conteúdos totalmente aleatórios. Todos têm uma preferência do que seguir.

Com isso em mente, uma das partes mais árduas do processo entra em jogo: entrar nas páginas concorrentes e seguir uma por uma as pessoas que os seguem. Quanto mais pessoas você seguir, mais visualizações sua página no Instagram receberá, pois, as pessoas sempre recebem notificações de novos seguidores e todos costumam acessar as páginas de seus seguidores para conhecê-los melhor.

Assim, se o seu conteúdo for realmente chamativo e agradar as pessoas, os interessados começarão a aparecer e a tendência é que os seguidores aumentem. Só tome cuidado para não seguir mais do que 50 pessoas por hora, pois, nesse caso, o Instagram pode bloquear a funcionalidade de “seguir” do seu Instagram.

Poste fotos, vídeos e “stories” diariamente, com conteúdos interessantes 

Agora que os primeiros passos foram dados, a nova etapa é continuar conquistando novos seguidores, mas também, “alimentando” aqueles que já o seguem. Como fazer isso? É simples: diariamente, poste novas fotos, vídeos e também “stories” (histórias).

veja também:
Encurtador de URL: conheça os melhores e veja como funcionam

Poste fotos que façam sentido para o público que você quer atingir, evitando postar muito conteúdo pessoal. Os seguidores que foram conquistados estarão te seguindo para consumir um tipo de conteúdo, por isso, abuse dele. Poste de 1 a 2 fotos por dia. Imagens que sejam chamativas e criativas são essenciais, e manter a periodicidade das postagens é importantíssimo, para manter seus seguidores interessados.

Não se limite apenas a postar fotos, pois, é muito interessante também postar vez ou outra, ou mesmo diariamente, pelo menos 1 vídeo. O tempo de vídeo no Instagram é bem curto e raramente uma pessoa que está seguindo o seu conteúdo irá ignorar. Diferente de um vídeo publicado no Youtube com 5 minutos, o Instagram permite certa de 49 segundos de duração em um vídeo publicado.

Tente publicar cerca de 10 a 30 “stories” por dia. Eles ficam cerca de 24 horas no Instagram e depois somem. Por isso, é importante manter um conteúdo agradável e chamativo, para que os seus seguidores não “pulem” para as próximas histórias e sim acompanhem o conteúdo produzido. Uma história normalmente tem cerca de 15 segundos, mas uma sequência pode gerar um vídeo longo, por isso, aproveite tal recurso.

O último passo!

O último passo para conquistar um maior número de seguidores no Instagram é bem simples, mas requer um pouco mais de cuidado e dedicação: inclua “marcações” em suas postagens, para direcionar seus seguidores – as hasgtags!

A primeira coisa a fazer é criar uma descrição chamativa e relativamente longa para as fotos e vídeos que serão postados. Normalmente isso é feito escrevendo opiniões ou descrições do significado de tal publicação. Não economize na quantidade de palavras. Utilize o máximo que conseguir, criando uma chamada nas primeiras três linhas que levam o seguidor a continuar lendo o conteúdo.

Feito isso, chegou o momento de colocar as “#hashtags”. A hashtag é uma parte essencial para conseguir mais seguidores e impulsionar suas publicações a atingirem aqueles que seguem tais “hashtags” e se interessam por conteúdos semelhantes. Procure colocar cerca de 10 a 30 hashtags na sua publicação, nem mais nem menos do que essa média.

Seguindo esses passos diariamente, você conseguirá um grande número de seguidores conforme o tempo for passando. Claro que requer tempo e dedicação, por isso, não se sinta frustrado por não conseguir um número grande de seguidores no começo. Dedique-se e, conforme mais seguidores surgirem, a tendência é que a sua visibilidade no Instagram aumente!

Gostou das dicas de como conseguir mais seguidores no Instagram? Compartilhe com mais pessoas e comente sobre o conteúdo, aqui!