Como manter o foco no trabalho: veja 8 dicas para seguir

Nosso dia a dia tem sido cada vez mais corrido: somos bombardeados com excesso de informação e, quando chegamos no trabalho, é comum que haja tantas tarefas a serem feitas que não se sabe por onde começar. Diante da sobrecarga, bate aquela angústia e você não consegue manter o foco. Esta situação aprece familiar? Se você se identificou com esta descrição, acompanhe a leitura deste artigo e conheça 8 dicas simples de como manter o foco no trabalho e ser mais bem sucedido.

1. Comece o dia com uma lista

Comece o expediente colocando no papel todas as tarefas a serem executadas. Desta forma, é possível visualizar a demanda com mais clareza, o que facilita na organização e foco. Organize a lista por prioridades, iniciando pelas mais urgentes.

2. Comece pelo mais difícil

O começo do dia é quando se tem mais energia, mesmo que você não seja uma pessoa matinal, afinal, descansou à noite. Se não for possível elencar a lista por prioridades, escolha a tarefa mais complexa e comece por ela. Assim, será mais fácil lidar com as seguintes. Conforme o dia for passando e o cansaço bater, você vai se agradecer por ter seguindo esta dica!

3. Saiba dizer não

Saber dizer não é uma regra importante para levar para a vida toda. Não “abrace” aquele projeto que não cabe em sua agenda agora. Deixe para trás objetivos que já não condizem com o presente. Assim, você evita acumular tarefas que vão gerar apenas gasto de tempo e energia desnecessária.

4. Afaste as distrações

Estamos rodeados de distrações que minam o foco para trabalhar. Uma delas está constantemente na palma da mão: o celular. As redes sociais tiram nossa atenção a todo tempo, se assim permitirmos. Perdemos horas na internet que poderiam ser melhor aproveitadas em outras tarefas. Especialmente no trabalho, fuja desta distração. Silencie o celular ou deixe-o longe antes de iniciar uma tarefa.

veja também:
Fui demitido, e agora? veja dicas para seguir em frente

Interromper toda hora o que está fazendo, evidentemente, também irá tirar seu foco. Televisão ou rádio ligado e bate-papo paralelo também podem atrapalhar. Busque um ambiente confortável, tanto no quesito físico quanto sonoro.

5. Mentalize a tarefa

Mentalizar a tarefa pronta e bem executada é uma técnica para guiá-lo ao resultado final. Praticar meditação ou ioga nas horas vagas pode ser também muito importante para manter o foco e pensamento positivo no trabalho.

A mentalização da tarefa concluída é uma forma também de planejar a tarefa a ser executada.

6. Dê intervalos para o cérebro

Acredite: ser multitarefas é desperdiçar tempo. Especialistas comprovam que não é possível concentrar-se em mais de uma atividade ao mesmo tempo. O que ocorre é que você divide a atenção em várias tarefas, aumentando o estresse e correndo o risco de cometer mais erros.

Por isso, faça uma atividade por vez e dedique-se a ela. Mas isso não significa que não precise haver intervalos. Nosso cérebro só consegue manter o foco na mesma tarefa, sem intervalos, por em média 90 minutos. Por isso, após este período, permita-se fazer intervalos curtos de 5 minutos ou um pouco mais. Levante-se para beber água, espreguiçar, ir ao banheiro. Estes pequenos gestos vão oxigenar seu cérebro para então voltar com tudo com o foco no trabalho.

7. Terceirize atividades

Assim como saber dizer não, é importante também saber delegar. Centralizar tudo para si pode ser um motivo de estar sobrecarregado. Se as tarefas não estiverem cabendo no expediente, não hesite em pedir ajuda.

8. Cuide do seu tempo de descanso

Para que todas as dicas anteriores deem certo, é importante respeitar o tempo de descanso. Só é possível manter o foco e executar bem uma tarefa quando nosso cérebro pôde descansar de um dia para o outro. Uma noite bem dormida é fundamental, assim como tempo para fazer atividades prazerosas.

veja também:
Saúde mental no trabalho: entenda o conceito e sua importância

Inserir uma atividade física na rotina é crucial também para a saúde do cérebro, inclusive para o foco no trabalho. Uma boa alimentação também é importante. Pular o almoço para trabalhar não vai fazer seu tempo render. Pelo contrário, vai apenas deixa-lo mais lento.

Coloque já as dicas em prática e veja o resultado!

Como você viu, manter o foco no trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta colocar em prática estas 8 dicas simples que você verá rapidamente os bons resultados aparecerem.