Como memorizar textos: 8 dicas para colocar esta tarefa em prática

No cotidiano, memorizamos as mais variadas informações: o número dos nossos documentos, de telefones ou celulares, endereços, datas de aniversário, nomes de autores, livros e conceitos. No entanto, a maior parte das pessoas tem dificuldades quando é necessário memorizar ou decorar um texto longo.

A memorização é um recurso muito utilizado por estudantes, mas está presente em peso na vida de atores e os mais diversos perfis de oradores. É um exercício que vai se aprimorando com a prática. Por isso, estar sempre exercitando o cérebro é o primeiro passo para quem quer memorizar textos. Sejam eles curtos ou longos, simples ou complexos.

No artigo de hoje, trouxemos dicas práticas para memorizar os mais variados tipos de texto. Confira!

1) Saiba qual o seu objetivo com o texto

Alguns textos precisam ser ditos palavra por palavra, como poemas, discursos, sermões religiosos ou peças teatrais. Outros, permitem que o seu intérprete faça intervenções e utilize palavras mais fáceis ou acessíveis no seu repertório, como o caso de apresentações acadêmicas ou profissionais.

Sabendo desta diferença, a nossa primeira dica é: tenha o seu objetivo com o texto bem claro. Isso porque para cada um destes objetivos, as técnicas utilizadas para memorizar o texto serão diferentes. A memorização integral do texto, ou seja, gravá-lo na memória palavra por palavra é mais trabalhoso e exigirá mais tempo. Já a memorização das estrutura e ideias gerais do textos é uma tarefa um pouco mais simples, mas que ainda demanda esforço e dedicação.

2) Entenda a estrutura do texto

A maior parte dos textos é composto por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas dentro desta estrutura, é possível identificar também alguns padrões dentro dos parágrafos. Você poderá identificar quais são os temas, as palavras mais utilizadas, termos específicos e até mesmo palavras que você não conhece.

Faça marcações que você considere úteis para entender como o texto foi estruturado e que podem te ajudar a memorizá-lo. Pesquise no dicionário o significado de palavras que você não conhece. Aponte também os momentos onde a entonação da leitura muda, como em perguntas ou em frases exclamativas.

3) Releia o texto inteiro em voz alta

Após entender a estrutura do texto, leia-o em voz alta algumas vezes. É lendo em voz alta que descobrimos como o texto flui oralmente, se existem palavras de pronúncia mais difícil. Afinal, é comum travar em palavras que não estamos acostumados a usar.

A depender do seu objetivo com o texto, você pode substituir a palavra em questão por um sinônimo. Ou pode treiná-la em outras frases para acostumar-se com a pronúncia.

Além disso, a leitura em voz alta é outra forma de estimular a memória para decorar o texto. Por isso, faça leituras constantes do texto em voz alta, tirando algumas pausas para voltar a analisar a sua leitura e fazer ajustes que tornem o texto mais fluido.

4) Reescreva o texto à mão

A escrita manual está cada vez mais deixada de lado, perdendo espaço para a digitação em computadores ou smartphones. No entanto, quando se trata em memorização, o poder do papel e da caneta são incomparáveis.

Após entender melhor o texto e como você o lê, escreva-o em uma folha nova. Escreva palavra por palavra, sem se esquecer das vírgulas e das outras pontuações. A escrita à mão é um ótimo exercício para o cérebro, pois está diretamente relacionado ao raciocínio, memória e linguagem. Quando acabar, faça mais uma leitura em voz alta.

5) Faça um resumo com as suas próprias palavras

Agora que você já tem prática de leitura e escrita do texto, é hora de treinar o seu entendimento do texto. Utilize outra folha para fazer um resumo do texto usando as suas próprias palavras.

Comece pela ideia geral do texto. Inclua também um comentário sobre como o autor estruturou a sua narrativa ou argumentação. Assim, vá se aprofundando aos poucos sobre os temas em que o texto toca.

Você também pode fazer uma breve análise sobre o que foi lido e relacioná-lo com outros textos que já tenha lido sobre o assunto. Outra forma de fazer este resumo é em forma de fichamento.

6) Desenhe um mapa mental que te ajude na memorização

Em textos longos, lembrar palavras-chave ou sequência de parágrafos pode ser um desafio. Por isso é importante fazer análises enquanto reescreve ou lê o texto. Você está errando ou esquecendo sempre em um ponto específico? Talvez um mapa mental possa te ajudar.

Um mapa mental é um tipo de diagrama, criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Ele é amplamente utilizado para a compreensão de problemas a partir de um esquema visual com palavras-chave. Por isso, auxilia no aprendizado e memorização dos mais diversos assuntos.

Coloque no seu mapa mental os caminhos, temas e palavras-chave que possam guiar a sua leitura e memorização do texto.

7) Grave as suas leituras do texto

Reler o texto é um ponto extremamente importante para um processo de memorização. Mas há momentos do dia em que não é possível abrir  texto para lê-lo. Uma alternativa muito útil para isso é simplesmente escutá-lo. Grave a sua leitura do texto com o seu smartphone e tenha-o a disposição quando precisar praticar.

As gravações são também ótimas formas de observar o seu progresso de memorização. Comece gravando uma leitura simples e pausada. Quando tiver mais prática, busque uma leitura mais fluida. Em seguida, tente apresentar o texto de memória. Mantenha-se sempre aprimorando a sua leitura e documentando o processo através de gravações.

8) Apresente o texto para outras pessoas

Quando o seu objetivo com o texto é fazer uma apresentação para um público, treinar com outras pessoas é imprescindível. Este treinamento ajuda a aprimorar não só a leitura do texto, mas como de fato apresentá-lo. A linguagem corporal pode ser tão importante quanto o conteúdo do texto. Além disso, pode ajudar a diminuir o nível de nervosismo.

Por isso, aconselhamos que você faça algumas apresentações do texto ao longo do seu processo de memorização. No final, você se sentirá mais confortável e confiante em apresentá-lo a um público.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a memorizar textos e documentos importantes daqui em diante! Continue acompanhando nossos conteúdos para mais artigos como este.