Como motivar uma equipe: siga essas 5 dicas infalíveis

Você sabia que o coração de uma empresa não é o seu dono, mas sim sua equipe? Por isso, é importantíssimo investir nas pessoas para o sucesso de um negócio.

Com o tempo, rotina e pressões do dia-a-dia de um trabalho, o rendimento tende a cair por causa do desânimo das pessoas. Mas afinal, como mudar essa situação e motivar uma equipe a vestir a camisa da empresa? Continue a leitura e confira!

A importância de uma equipe na empresa

Se imaginarmos uma empresa como um corpo, podemos definir o dono como o cérebro desse corpo. Sendo assim, o cérebro é aquele que dá as ordens de movimentos e ações em um organismo.

Porém, o coração de uma empresa é a sua equipe. O dono dá ordens, mas quem vai alavancar o crescimento e desenvolvimento da empresa, são as pessoas que trabalham por ela. Todos os setores são movimentados por uma equipe, e essa equipe transmitirá o que está nela, para os resultados.

Se uma empresa não tem tido bons resultados, o problema pode estar na comunicação entre dono e equipe.

Uma equipe inspirada para realizar, projeta a empresa para lugares altos, conquistas, rendimento e superação de metas. Mas uma equipe desmotivada e desanimada, não colocará empenho nas ações, não buscará melhoria de resultados, se estagnará. Desse modo, todo o resultado geral fica comprometido.

Mas é possível resolver esse problema. É possível ter uma equipe que vista a camisa da empresa e se sinta parte de algo maior. Para isso, preparamos nesse artigo 5 dicas que transformarão qualquer equipe desmotivada!

5 dicas infalíveis para motivar uma equipe

1. Seja um líder, não um chefe

Líder no trabalho

Essa é a parte mais importante na hora de lidar com uma equipe. É preciso ser líder, e não chefe.

Mas qual a diferença entre esses dois cargos?

Um chefe se limita a simplesmente dar ordens e esperar resultados. Já um líder, motiva pelo exemplo e ajuda de forma prática na obtenção desses resultados. Um líder acompanha de perto, ajuda, ensina, faz primeiro antes de requerer de qualquer outra pessoa.

Um chefe gera pressão para alcance de metas, sem se importar com as pessoas, se preocupa somente com os resultados. Mas um líder, antes de qualquer coisa, enxerga a equipe com individualidade, buscando conhecer melhor cada um, usa incentivos ao invés de cobranças.

Outra diferença entre chefe e líder, é que o chefe é obedecido por imposição e obrigação. Já um líder, é seguido por conquistar respeito e admiração das pessoas que fazem parte da equipe.

E os resultados advindos de cada um desses perfis é notoriamente diferenciado. Resultados gerados por equipes comandadas por chefes são difíceis e limitados. Resultados gerados por equipes comandadas por líderes são maiores que o esperado e constantes.

Por isso, o primeiro passo para motivar uma equipe é ser um líder!

2. Acredite nas pessoas verdadeiramente

Acreditar

As pessoas que fazem parte de uma equipe, para se sentirem motivadas, precisam acreditar que são capazes de alcançar e até mesmo superar os objetivos da empresa.

veja também:
Como manter o foco no trabalho: veja 8 dicas para seguir

O que geralmente leva as pessoas ao desanimo no trabalho, é estarem diante de metas desafiadoras e não conseguirem cumpri-las. A frustração nos resultados elimina a vontade de tentar de novo ou de se superar, e quando isso se junta a pressão e repreensão de supervisores, gera uma paralisação e ansiedade na equipe. O trabalho se torna apenas obrigação, sem nenhum anseio de conquista ou crescimento.

Para mudar essa situação, é preciso acreditar nas pessoas de forma sincera. Ao acreditar no potencial da equipe, é possível traçar planos e metas e incentivá-los ao invés de somente cobrar.

Quando um líder acredita de verdade em sua equipe, ele fala de forma que transmite essa confiança e credibilidade. Dessa forma, cada pessoa da equipe passa a acreditar mais em si. Quando as pessoas sentirem que são capazes aos olhos de outros, mudarão suas próprias visões sobre si, e se sentirão engajadas a buscar melhoria e avanço.

Existem muitas equipes desacreditadas e estagnadas em uma zona de conforto, que só precisam sentir que são importantes e são parte significativa para o crescimento da empresa como um todo.

É preciso fazer com que as pessoas se sintam essenciais para a empresa. Muitos chefes usam aquele papo de “se não estiver bom para você, existem várias pessoas boas para te substituir”, isso só traz resultados ruins e eliminna o potencial da equipe.

Um líder que reconhece que sua empresa é movida por pessoas e valoriza as mesmas, são aqueles que tem sucesso, avanço e crescimento constantes em sua empresa.

3. Valorize e celebre as conquistas, mesmo que pequenas

Conquistas no trabalho

Muitas pessoas dentro de equipes se sentem desmotivadas porque seus erros são lembrados, mas seus acertos não são nem percebidos.

Por isso, uma dica importante para motivar sua equipe está em valorizar e celebrar todas as conquistas, desde as pequenas até as grandes.

É preciso que o líder fique atento a todos os detalhes de forma individual, para assim mostrar para cada pessoa da equipe que seus resultados são importantes e precisam ser comemorados. Desse modo, as pessoas se sentirão valorizadas pela empresa.

Quando a equipe sentir que seus esforços são valorizados, reconhecidos e recompensados, se dedicarão e se emprenharão para conquistar cada vez mais. Estarão incentivadas e motivadas a buscar a melhoria nos resultados, superação de metas e ter iniciativas para maiores conquistas.

4. Descubra e invista no potencial de cada um

Potencial / trabalho em equipe

É muito importante para qualquer líder saber delegar tarefas e funções, para assim otimizar os processos, execução e o tempo. Mas além de simplesmente delegar funções, um detalhe importante é de que forma fazer isso.

Delegar uma função específica para alguém sem considerar os talentos e o potencial dessa pessoa, pode ser arriscado. Pense se o que você delegou não é o forte daquela pessoa, mas que ela seja excelente em outro processo da empresa. Essa pessoa pode se frustrar por não conseguir fazer com excelência o que foi solicitado, enquanto se tivesse sido colocada em outro setor, daria resultados mais que satisfatórios.

veja também:
Ownership: o que é e como estimulá-lo em seus colaboradores

Por isso, é essencial descobrir o potencial de cada colaborador em uma equipe, de forma individual. Investindo assim, em cada potencial específico, o que levará as pessoas à realização pessoal e a empresa à satisfação nos resultados.

5. Valorize as pessoas e não os números

Números

A última dica, mas uma das mais importantes, é valorizar as pessoas e não somente os números.

Isso serve para o momento de montar uma equipe, e também para conduzí-la. Ao escolher pessoas para fazer parte da empresa, o foco não deve estar na quantidade de pessoas, e sim em como trabalhar com cada uma delas.

Ter muitas pessoas não significa garantia de sucesso nos resultados, mas saber lidar e extrair o melhor de cada uma delas sim.

Os resultados e os números são de grande importância para uma organização, mas por traz desses resultados existem pessoas com vidas diferentes. Antes de se preocupar em cobrar números de alguém, é necessário estar disponível para conhecer os possíveis motivos e razões que tenham afetado o desempenho.

Cada integrante de uma empresa tem suas particularidades fora dela, se preocupar com eles fará com que se sintam acolhidos e amparados como ser humano, não só como gerador de números. Dessa forma, as pessoas se sentirão motivadas a superar qualquer problema ou adversidade pela empresa que se preocupa com elas de forma genuína.

Conclusão

As pessoas oferecem aquilo que recebem, refletem em seus resultados aquilo que é depositado nelas. Por isso, é importante saber que elas são essenciais para o crescimento e o sucesso de um negócio.

Uma equipe é motivada quando vê que seu valor é reconhecido, quando se sente importante. Sentindo assim fazer parte de algo grande e impactante. Tratar as pessoas como substituíveis e descartáveis só fará com que elas fiquem em inércia. Achando um desperdício investir forças e empenho para o sucesso de algo no qual elas não são parte de verdade.

Incentive as pessoas a acreditarem que são capazes de deixar um legado onde estão. Essa é a melhor forma de fazer com que elas sonhem junto com a empresa. A partir disso, os resultados importarão porque se tornarão conquistas e realizações pessoais. Serão parte importante de suas vidas e de sua história.

Essas são algumas dicas infalíveis para por em prática e motivar uma equipe. Se você gostou das dicas, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos em suas redes sociais!