Como pedir demissão: 23 dicas para sair bem do emprego

Sair de um emprego é um momento bem delicado para um profissional, ainda mais quando a decisão parte do próprio colaborador. Nesse momento é importante saber como pedir demissão sem prejudicar a sua imagem.

A situação pede reflexão para você avaliar os seus objetivos profissionais e definir qual a direção quer tomar para sua carreira. Portanto, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar desentendimentos entre você e a empresa.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas importantes que devem ser seguidas para que a sua saída seja feita com inteligência, que você não perca seus direitos e ainda deixe boas impressões do seu trabalho.

Como pedir demissão: 23 dicas para fazer com classe e estilo

Selecionamos algumas dicas para você seguir para pedir demissão sem se prejudicar na empresa atual, deixando uma boa impressão do seu trabalho e mantendo a porta sempre aberta para você.

1. Escolha a hora certa para pedir demissão

Não deixe para pedir demissão quando você já estiver se sentindo esgotado e apresentando queda no seu rendimento e produtividade. Prefira solicitar quando você tiver realizado uma boa tarefa para contar com boas referências de seu chefe.

2. Planeje-se com bastante antecedência

Se planeje para solicitar a sua demissão e evite pegar seu chefe de surpresa e deixá-lo com o tempo curto para contratar alguém para o seu lugar. Tente cumprir o período completo do aviso prévio para que a empresa consiga encontrar alguém para assumir a sua função.

3. Reflita bem antes de tomar a decisão

Antes de tomar a decisão, reflita se o que você está fazendo é a melhor solução. Evite agir por impulso porque algo aconteceu e você ficou chateado ou aquela promoção que você está esperando, não tem previsão de acontecer. Às vezes, uma simples conversa com seu chefe pode mudar tudo.

4. Veja se cabe o pedido de demissão indireta

Se o motivo de sua demissão estiver relacionado com as situações de rescisão indireta, o mais adequado é fazer o pedido de demissão e somente depois você deve fazer uma reclamação trabalhista como dispensa sem justa causa por culpa da empresa.

5. Analise as vantagens e desvantagens do emprego atual

Quando estiver refletindo sobre a sua decisão, avalie as vantagens do seu trabalho atual e compare com a proposta que você recebeu da outra empresa. Veja também quais são as desvantagens da empresa em que você trabalha e pesquise quais as desvantagens da nova organização.

6. Guarde segredo sobre a sua decisão

Se mesmo assim a sua decisão for realmente pedir demissão, não saia pelos quatro cantos do mundo falando sobre isso, sem ter participado a empresa sobre a sua definição. Até porque existem outras pessoas envolvidas na situação, portanto, seja inteligente nesse momento.

7. Comunique o seu chefe direto

Por manter segredo sobre a sua demissão, você pode se preparar melhor para a lidar com o seu chefe e demonstrar todo o seu profissionalismo na conversa. Ele deve ser a primeira pessoa a ser informada sobre a sua decisão, já que é a pessoa que trabalha diretamente com você.

veja também:
O que você sabe sobre nossa empresa? Como responder na entrevista

8. Diga seus motivos para o chefe

O pedido de demissão feito pelo colaborador não é algo tão simples, uma vez que você deve pegar seu chefe de surpresa com a decisão. Logo, é comum que ele faça alguns questionamentos e até uma contraproposta. Por isso, esteja preparado para respondê-lo com classe, mas de forma objetiva e direta.

9. Esteja preparado para receber uma contraproposta

Como o pedido de demissão pode surgir como surpresa para o seu chefe, é bem possível que ele faça uma contraproposta para você. Pode ser um aumento de salário, uma promoção ou uma mudança de função. Portanto, procure ouvir o que o seu chefe tem a falar e não tenha pressa em dar um retorno. Guarde um momento para pensar e analisar a proposta e se não tiver esse tempo, informe seu chefe.

10. Negocie a sua saída da empresa

Caso tenha pouco tempo para cumprir o aviso prévio, avise o seu chefe e veja a possibilidade de você ser dispensado da multa. Informe quantos dias você tem disponível, fale da sua necessidade e não tenha medo de negociar, caso seja necessário.

11. Não faça leilão

Se você decidiu pedir demissão é porque existe algum motivo muito forte para a sua saída. Pode ser um salário melhor, outra função, trabalhar de casa ou carga horária mais flexível. Portanto, não se permita participar de um leilão para ficar na empresa que lhe pagar mais. Saia de cabeça erguida e cumpra seus propósitos.

12. Não fale mal da empresa

Não adianta “lavar roupa suja” na hora de pedir demissão. Prefira manter uma conversa mais leve com seu chefe, apenas respondendo os questionamentos dele. Evite falar mal da empresa nesse momento e “queimar” a sua imagem.

13. Formalize o pedido

Depois de conversar com seu chefe e explicar todos os seus motivos, é hora de formalizar seu pedido de demissão. Escreva a carta de demissão de próprio punho e faça seu gestor assinar. A escrita deve ser formal e deve constar o período que você vai cumprir o aviso prévio e como vai fazê-lo.

14. Combine o prazo com seu novo empregador

Conforme o acordo fechado com seu antigo chefe para cumprimento do aviso prévio, é importante informar a nova empresa quando você estará disponível para começar lá. Geralmente as organizações entendem o momento de transição do profissional.

15. Cumpra devidamente o aviso prévio

Mesmo que o pedido de demissão tenha sido feito por você, ainda terá direitos garantidos. Para não pagar multa, você precisa cumprir integralmente o aviso prévio determinado no momento da demissão, além disso, o seu profissionalismo será valorizado.

16. Continue trabalhando com o mesmo rendimento

Não é porque você pediu demissão que não deve cumprir com as suas obrigações. Seus últimos dias trabalhados devem ser como qualquer outro. Continue mostrando a sua competência, até para deixar as portas abertas quando você precisar.

veja também:
Por que deixou seu último emprego? Veja como responder na entrevista

17. Mantenha a discrição sobre o novo emprego

Se você já fechou com a outra empresa, evite ficar falando com seus outros colegas que ainda vão permanecer trabalhando na atual empresa. Prefira manter o sigilo sobre o que você vai fazer e onde vai trabalhar para não incomodar os seus amigos.

18. Mantenha um bom relacionamento com seus colegas

O bom relacionamento com seus colegas deve ser mantido, principalmente quando o seu pedido de demissão não tiver envolvimento com eles. Além disso, eles são ótimas pessoas para fazer networking, podendo abrir portas para você futuramente.

19. Resolva todos os assuntos pendentes antes de sair

Mostre respeito pela empresa e pelo seu trabalho e resolva todos os assuntos que estão pendentes. Deixe os seus projetos todos organizados e elabore instruções fáceis e claras para a pessoa que for assumir o seu lugar. Dessa forma, você estará mostrando a empresa o quanto é um profissional responsável.

20. Saia sem prejudicar a relação com o seu chefe

Se o momento da sua saída for algo tenso, procure amenizar a situação. Evite qualquer problema que venha prejudicar o relacionamento com seu chefe. Mais uma vez, você precisa deixar sempre as portas abertas. Além disso, há grandes possibilidades de trabalhar com a mesma pessoa em outra empresa.

21. Mostre-se aberto para novas oportunidades

Não é porque você está saindo da empresa que um dia não possa voltar. Por isso, mostre-se aberto para novas oportunidades que podem surgir futuramente. Faça seu trabalho corretamente, mostre a sua competência e agradeça a seu chefe.

22. Tire todas as suas dúvidas na rescisão

No momento em que estiver assinando o documento de rescisão, procure sanar todas as suas dúvidas a respeito. Se tiver algum valor incorreto, peça uma explicação. Não deixe para entender sobre o pagamento depois e achar que foi injustiçado.

23. Peça a carta de referências

Se você fez um bom trabalho na empresa, dificilmente ela se negará em lhe conceder a carta de referência. Geralmente quem entrega o documento é o setor de RH. Portanto, se você perceber que ainda não recebeu, não deixe de solicitar.

Entender como pedir demissão é extremamente importante para lhe dar segurança em um momento como esse. Portanto, reflita bastante e veja todos os prós e contras da situação para ter certeza de que essa é a melhor solução a ser tomada.