Como pedir feedback de uma entrevista de forma profissional

Num cenário ideal, todas as empresas forneceriam feedbacks aos candidatos de um processo seletivo, independente de terem sido selecionados ou não. Mas na maior parte das vezes, não é isso o que acontece. 

A sensação é de um diálogo que não foi finalizado, uma vez que a resposta nunca foi enviada. Pois o feedback funciona como o fechamento desta conversa, iniciada quando o candidato se inscreveu no processo seletivo. É através do feedback que os recrutadores da empresa explicam de que forma analisaram a postura do candidato durante a entrevista. Quais aspectos foram considerados positivos e quais poderiam ser melhorados para oportunidades futuras. 

No post de hoje, falamos sobre a importância de pedir um feedback e como fazer isso com profissionalismo. Confira! Primeiramente, posso pedir feedback de uma entrevista?

A resposta é sim! Quando o tempo passa e você não recebe uma mensagem com o retorno sobre a entrevista, é melhor tomar iniciativa e entrar em contato. 

Afinal, o feedback, mesmo quando acompanhado de uma rejeição, é um elemento muito importante para o desenvolvimento de um profissional. É através do feedback que um candidato pode corrigir falhas e aprimorar alguns aspectos a fim de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho.

Assim, não tenha nenhum tipo receio ao pedir o feedback de uma entrevista. Esse pedido não influenciará na decisão final do processo que você está concorrendo, mas pode ser muito importante para os próximos. 

Em que momento pedir feedback de uma entrevista?

Ao final de uma entrevista, é comum que os recrutadores deem uma noção de quando as próximas etapas ocorrerão para os candidatos. E também quando eles irão receber uma resposta. 

Então, marque no seu calendário para não esquecer essas datas e cometer uma gafe ao pedir o seu feedback com antecedência. O ideal é esperar pelo menos 2 dias após o fim do prazo para pedir o feedback. Afinal, com o volume de trabalho de um processo seletivo, é comum que algumas coisas atrasem.

Mas e quando os recrutadores não informam em quanto tempo darão uma resposta? De forma geral, as empresas podem demorar de 1 a 3 semanas após a entrevista para informar a decisão e enviar um feedback aos candidatos. Assim, se já se passaram 3 semanas completas desde que você fez sua entrevista, entre em contato. 

No entanto, recomendamos ficar atento durante a entrevista e perguntar sobre o calendário do processo seletivo e os próximos passos. Assim você saberá exatamente quando pedir o seu feedback. 

Qual o melhor canal para pedir feedback?

Ao pedir feedback, dê preferência para um canal já utilizado pela empresa na comunicação sobre o processo seletivo. Por exemplo, se você recebeu o convite para participar da entrevista por e-mail, retorne a mensagem com o seu pedido de feedback. Caso tenha sido por telefone, retorne no mesmo número. Muitas empresas têm utilizado também o WhatsApp como um canal de contato com os seus candidatos. 

Usar um canal de comunicação já aberto faz com que o pedido não pareça invasivo para a equipe de recrutamento. 

Como pedir feedback de uma entrevista

Muitos candidatos se sentem intimidados só de pensar em pedir o feedback de uma entrevista. Afinal, a rejeição ou a constatação de que não fizeram um bom trabalho pode deixá-las envergonhadas. 

No entanto, existem diversos motivos pelos quais um candidato pode ser rejeitado em um processo seletivo. E nem todos eles envolvem erros ou deslizes. Não são raros os casos onde um candidato vai bem na entrevista, mas não é o perfil desejado para ocupar aquele cargo. 

No entanto, só é possível saber disso quando há um feedback dos recrutadores. Então, não deixe de pedir feedback após a entrevista. Se você tem alguma dúvida sobre como fazer isso de forma profissional, confira essas quatro dicas:

1. Seja educado

Ao entrar em contato com os recrutadores para pedir feedback de uma entrevista, é importante começar agradecendo-os pelo tempo e a atenção que eles dedicaram a você desde o momento em que receberam seu currículo. Essa é uma cortesia e uma maneira formal de iniciar um bom relacionamento com eles. 

Mostra que você aceita a rejeição com profissionalismo e tem interesse em melhorar a forma como você se apresenta para o mercado de trabalho em outros processos seletivos. Dessa maneira, a conversa já se inicia de uma forma positiva, o que pode fazer com que você receba uma resposta mais atenciosa. 

2. Explique o motivo do seu contato

Não são todos os candidatos que entram em contato com os recrutadores após um processo seletivo. Assim, não deixe de explicar o motivo do seu contato. Diga que está buscando oportunidades de aprender e se sair melhor no ambiente profissional e, por isso, gostaria de receber um feedback sobre a sua entrevista. 

Esse é um ato simples, mas que dá uma ideia do tipo de análise que você está buscando para crescer profissionalmente.

3. Peça sugestões

Um feedback pode ser uma resposta direta a quais foram os seus pontos positivos e negativos durante uma entrevista de emprego. Mas ele pode também vir acompanhado de conselhos para que você melhore o seu desempenho durante as entrevistas e chame a atenção em outros processos seletivos. 

No entanto, é comum que os recrutadores hesitem ao compartilhar suas opiniões com um candidato após o processo seletivo. Então, pedir sugestões e conselhos faz com que eles se sintam mais à vontade para responder de forma completa. O interesse por um feedback construtivo também faz com que os recrutadores olhem de outra maneira para o candidato. Por esse simples ato de pedir um feedback, os recrutadores podem ficar de olho em você para os próximos processos seletivos. 

4. Coloque as sugestões em prática

Por fim, não adianta nada buscar formas de melhorar seu desempenho em entrevistas de emprego se você ignorar as sugestões que lhe foram dadas! Então, ao receber o feedback dos recrutadores, reflita sobre como você pode aplicá-los nas suas futuras entrevistas ou até mesmo para filtrar melhor as suas candidaturas. 

É muito comum que na busca por um emprego, as pessoas se candidatem a vagas que não se encaixam tão bem no seu perfil profissional. Neste sentido, mesmo que você vá muito bem na entrevista, não é exatamente o perfil que a  empresa busca. Assim, buscar empresas que compartilhem dos seus valores é um passo fundamental para ter sucesso na entrevista.