Como referenciar slides em trabalhos acadêmicos segundo a ABNT

As referências são essenciais em um trabalho acadêmico, mas também são os tópicos que mais trazem dor de cabeça para os universitários. Isso acontece não só porque pode haver muitas referências a serem descritas, mas também porque existe uma forma correta de descrever as referências utilizadas no trabalho.

Neste artigo, mostramos como referenciar slides em trabalhos acadêmicos. Confira!

Posso utilizar slides como referências para a escrita de trabalhos acadêmicos?

A maior parte das pessoas pensa somente em textos publicados em artigos, livros ou outros tipos de publicações na hora de pesquisar as referências para o seu trabalho. No entanto, o texto acadêmico é só um suporte para tudo o que se pode utilizar como referência para a produção de um trabalho acadêmico, seja uma monografia, dissertação ou tese.

Dependendo da área em que o seu curso está localizado e do seu tema de pesquisa, diversos outros materiais de referência podem ser relevantes. Por exemplo, em um tema relacionado ao cinema, é natural que determinados filmes sejam referenciados ao longo do texto. O mesmo acontece em pesquisas sobre obras de arte, como pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, etc.

Dessa maneira, mapas, atlas, atos administrativos, jurisprudências, patentes, eventos, partituras e músicas que podem ser utilizadas como pesquisa desde que sejam relevantes para o trabalho que está sendo escrito. E, claro, devem estar devidamente referenciadas no campo das referências no final do texto.

Quais as regras da ABNT de referência de slides?

Para referenciar slides e apresentações visuais, levamos em consideração a normativa NBR 6023, que diz respeito a todas as formas de referências que podem ser utilizadas em trabalhos acadêmicos.

Na norma, os slides entram na categoria documento iconográfico em meio eletrônico, pois se trata de uma apresentação visual digital. A referência destes arquivos devem ocorrer de forma similar aos documentos iconográficos que não se encontram no formato eletrônico. As informações mínimas que devem constar na referência são:

  • Autor;
  • Título do trabalho;
  • Data;
  • Especificação do suporte do trabalho
  • Descrição do meio eletrônico (CD-ROM, online, entre outros).

Além destas informações básicas sobre a apresentação visual, no caso de arquivos online, é necessário também incluir o endereço eletrônico onde o arquivo se encontrar e a datação do acesso.

Confira exemplos de referência de slide segundo as normas da ABNT:

NASH, Adam. Be A Great Product Leader, 2019. 22 slides. Disponível em: <https://www.slideshare.net/adamnash/be-a-great-product-leader-amplify-oct-2019>. Acesso em: 18/06/2020.

Qual a formatação das referências?

A formatação das referências deve acompanhar a formatação padrão do texto do trabalho, sendo ele na fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

Cuidados na hora de utilizar slides nas referências da sua pesquisa

Já falamos sobre a possibilidade de utilizar obras em outros suportes como referência para a pesquisa científica e sobre como referenciá-los. Agora, vamos falar sobre alguns cuidados que devem ser tomados na hora de utilizar slides como fontes de conhecimento no seu trabalho acadêmico.

Em geral, os slides são criados para acompanhar apresentações orais a fim de dar um suporte visual ou ilustrar os principais pontos expostos. Dessa maneira, os slides costumam ser uma versão resumida de conteúdos mais complexos e melhor trabalhados em outros suportes como o texto ou a fala. A utilização de slides como referência de um trabalho científico, portanto, deve ser realizada com cuidado pelos alunos.

Por isso, pense se o conteúdo dos slides fazem sentido como referência no seu trabalho. Confira a veracidade das informações apresentadas e confira as fontes originais, caso sejam apontadas na apresentação visual.

Já no caso de slides referentes à palestras ou conferências, confira também se existem registros em áudio ou vídeo de onde possam ser retiradas citações diretas de autores.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o uso dos slides em trabalhos acadêmicos e como referenciá-los sem erros!