Como se reinventar diante a crise do Coronavírus?

A pandemia do Coronavírus trouxe um cenário de incerteza para o mundo inteiro, nos tirando das nossas rotinas e zonas de conforto. Neste cenário, diversos profissionais tiveram que adaptar o escritório dentro de casa, passando a fazer home office; muitos viram seus salários sendo cortados ou até mesmo tiveram que enfrentar uma demissão em meio a uma crise sanitária. Além das consequências financeiras dessas mudanças, é preciso levar em consideração aos efeitos psicológicos das pessoas que foram contaminados com o vírus, aquelas que tiveram que cuidar de familiares  ou até mesmo que lidar com o falecimento de entes queridos em decorrência da Covid-19.

Num momento desafiador como o que estamos passando, pensar em quais serão os modelos de trabalho adotados após a pandemia e como iremos nos encaixar neles é inevitável. É também o momento em que a maior parte das pessoas tende a ser mais conservadora, se agarrando na ideia de um modelo de trabalho que remete a tempos menos conturbados ou incertos como o que estamos vivendo.

Mas como se reinventar em tempos tão instáveis e imprevisíveis? Como equilibrar as nossas necessidades básicas de sobrevivência com a  vontade de reconstruir nossas vidas depois que esta crise passar? No post de hoje, trouxemos algumas ideias sobre como se reinventar diante de um momento de crise e se restabelecer no mercado de trabalho. Confira!

Abra-se à sua própria diversidade

Quando não sabemos o que o futuro trará, é importante estar preparado para diversas possibilidades. Neste sentido, ter um portfólio diversificado sobre os rumos que você pode levar na sua carreira é o melhor a ser feito. Se tem uma coisa que sabemos é que uma carreira linear e focada em um único caminho é algo que ficou no passado. Não dá mais para saber exatamente quem é e o que quer fazer durante o resto da vida. As coisas mudam, assim como as vontades e sonhos das pessoas. Enxergar uma carreira atualmente se tornou um processo muito mais tortuoso e que pode levar a uma reflexão profunda sobre si mesmo e na sua relação com a sociedade onde vive.

Assim, pensar em um caminho só em relação à sua carreira pode ser muito limitador, uma vez que não podemos ter certeza do futuro. Por isso, comece a pensar sobre os seus possíveis futuros (no plural mesmo!), imaginando suas versões em diferentes cenários. Tente montar uma base não só para um caminho, mas para vários e você terá muito mais facilidade em se adaptar, não importa o que aconteça.

Caminhe com passos curtos

Reinventar a sua carreira ou tirar um projeto do papel são grandes passos que demandam muito tempo e dedicação para serem feitos. A melhor coisa a se fazer então é pensar que estes grandes passos são compostos de passos menores, que podem ser feitos aos poucos. Por isso, pare por um tempo e pense nas suas possibilidades e o que podem ser feitas com elas para que você consiga estruturar sua nova vida profissional.

Faça cursos, adquira novos conhecimentos, habilidades, reúna os recursos necessários antes de dar um grande passo e começar a explorar outra carreira ou uma parte inexplorada da sua carreira. Por mais que os tempos sejam incertos, ainda é preciso ter o mínimo de segurança para fazer uma mudança brusca.

Tire a sua rede de contatos da geladeira

Muitas vezes, para conseguirmos fazer com que um projeto saia do papel, precisamos de uma mãozinha. Ter uma rede de apoio dos seus amigos e familiares neste momento de fragilidade é fundamental, seja através de ligações, videoconferências ou de outras soluções criativas para ficar mais perto de quem está longe. Eles certamente irão te dar todo o apoio moral do mundo, mas nem sempre eles podem dar o apoio que você precisa em um projeto ou etapa da sua carreira.

Aí está a importância do networking e de manter uma rede profissional por perto. São pessoas que tem o conhecimento, a experiência e – muitas vezes – os recursos necessários para te ajudar a dar vida a um projeto. É claro que neste momento, é muito mais complicado iniciar uma rede de contatos que possam te ajudar, especialmente quando não podemos encontrar as pessoas. Assim, o melhor a ser feito é entrar em contato com aquelas pessoas que você já conhece, mas que pode ter ficado sem contato por algum tempo. Mesmo que eles não possam te oferecer grandes oportunidades, certamente poderão te oferecer conselhos e informações para te ajudar com os seus projetos.

E pensando nisso, não deixe de oferecer a sua ajuda a contatos e amigos que buscarem a sua ajuda ou aconselhamento. Esta é outra forma de reavivar relacionamentos importantes para a sua carreira.

Por fim, quando se trata de reinventar sua carreira neste momento de crise, é importante lembrar-se de uma coisa: é sempre hora de seguir em frente.