Como se sair bem em uma entrevista de emprego? Veja 19 dicas

Ser selecionado para uma entrevista de emprego deve ser algo comemorado, ainda mais, para aqueles que se encontram desempregados nesse momento e precisam se colocar no mercado. Mas, como se sair bem em uma entrevista de emprego?

A entrevista é um dos momentos mais tensos de uma seleção, pois você nunca sabe como ela será desenvolvida. Se você quer está preparado para o que vier, confira as nossas dicas para você se sair bem na entrevista.

Como se preparar antes?

Pois bem! Antes da entrevista, você precisa fazer algumas pesquisas, análises e levantamento de informações para se preparar adequadamente.

1. Conheça bem o seu currículo

É importante que você reveja o seu currículo para saber quais as informações estão contidas nele. É bem provável que o entrevistador faça perguntas baseado nas informações que você colocou no documento. Portanto, revise tudo, confirme se você terá como provar alguns cursos (caso tenha os certificados, é bom levar na entrevista) e monte estratégias para falar de cada experiência.

2. Se informe sobre a empresa

Esse é um dos pontos mais importantes de uma entrevista. Não adianta chegar lá sem ter informações sobre a empresa em que você pretende trabalhar. Por isso, pesquise com antecedência sobre a empresa, como ela está posicionada no mercado, quais são seus concorrentes, quais seus valores e missão.

Será um bom momento para identificar se a cultura da empresa está de acordo com o seu perfil e se você vai querer estar ali no futuro. Com isso, você conseguirá demonstrar na entrevista, que realmente quer fazer parte da empresa. Para o entrevistador entender que há uma identificação entre candidato e empresa, facilita na hora da decisão pelo melhor candidato.

3. Tenha coerência nas mídias sociais

Com o avanço das mídias digitais, é difícil encontrar quem não tenha um perfil nas redes sociais. Atualmente elas são referências para processos seletivos. Por isso, tenha cuidado com as informações que você publica nelas para não contradizer com o que você vai expor na entrevista.

4. Cuide da apresentação pessoal

Ao se preparar para uma entrevista, o candidato precisa se preocupar com a roupa que vai vestir. O ideal é optar por um traje sóbrio, mesmo que a empresa tenha um perfil mais descolado. De qualquer forma, preste atenção se há alguma exigência de vestimenta por parte da empresa e se atente ao perfil da companhia.

Para os homens, pode até optar por uma calça jeans, mas que seja de cor neutra. Para os pés, deixe o tênis em casa e saia de sapatos. Para as mulheres, quanto mais discreta, melhor! Prefira os tons mais sóbrios e evite decote e roupas curtas.

5. Seja pontual

Nunca chegue atrasado a uma entrevista de emprego. Portanto, se prepare com antecedência. Se você sabe que o trânsito não ajuda e o local é distante da sua residência, quanto mais cedo você chegar, será melhor para você. É melhor demonstrar ansiedade do que não ter compromisso com as pessoas e horário.

Como se manter durante a entrevista?

Pré-entrevista

Agora que você está cara a cara com o entrevistador, algumas situações precisam ser trabalhadas para você não fazer feio e conseguir se destacar.

6. Atente-se a sua postura

Lembre-se que o corpo fala. Por isso, use a linguagem corporal a seu favor. Cumprimente o entrevistador, sorria e se expresse pelo olhar. Mas, tenha cuidado para não exagerar nas expressões, pois algumas delas podem demonstrar insegurança.

veja também:
5 sinais que indicam que você não gosta do seu emprego

Mostre-se à vontade, mas sem perder a postura ereta e o equilíbrio. Evite cruzar os braços, demonstre estar atento a todas as colocações e responda com tranquilidade.

7. Ouça atentamente seu entrevistador

Fique atento aos questionamentos do entrevistador. Ouça tudo o que ele tem a dizer para não ter que ficar pedindo para ele repetir. Dessa forma, fica mais fácil para você entender o que ele quer e como você deve responder.

8. Mostre entusiasmo e interesse pela vaga

Seja participativo na sua entrevista. Pergunte, tire dúvidas, responda as questões adequadamente, interaja com o entrevistador, mas sem exageros. O ideal é mostrar que você está interessado na vaga, na proposta da empresa e que realmente está entusiasmada em fazer parte da companhia.

9. Venda seu peixe

A entrevista é o momento que você tem para vender o seu peixe. Mas, tenha jogo de cintura e seja sutil em suas respostas com o objetivo de convencer quem está entrevistando você. Mantenha a positividade ao falar sobre as suas perspectivas, seus feitos e como você poderá contribuir para o melhor resultado da empresa.

10. Não seja arrogante

Ao falar sobre os seus pontos fortes ou sobre os seus casos de sucesso nas antigas empresas em que você trabalhou, tenha cuidado para não exagerar e demonstrar arrogância em suas respostas. Saiba ser sincero, mas mantendo a humildade. Se questionado sobre os seus defeitos, seja franco, mas não precisa entrar em detalhes ou se alongar nas colocações.

11. Não tome o lugar do entrevistador

Saiba que você está ali na entrevista para responder aos questionamentos e pontuar quando for convidado para isso. Portanto, mantenha-se no seu lugar e deixe o entrevistador fazer o papel dele.

12. Seja claro e objetivo em suas colocações

Quando for questionado sobre os seus objetivos na carreira, seja claro em suas colocações. Fale onde você pretende chegar de acordo com a proposta da empresa. Além disso, seja coerente ao falar sobre os motivos que levaram você a sair das outras empresas. Mantenha sempre a objetividade em seus argumentos.

13. Esteja aberto a negociação

Geralmente, as empresas de seleção, apenas informam sobre salários e benefícios no momento da entrevista. Portanto, é a hora certa para negociar. Somente tenha cuidado para não exigir além do que a empresa pode oferecer. Por isso, a importância da pesquisa inicial sobre a companhia. Seja flexível dentro da sua realidade, mas não perca a oportunidade.

14. Agradeça e coloque-se à disposição

Seja educado ao finalizar a entrevista. Agradeça a oportunidade e se mostre disponível. É importante que o entrevistador entenda que você saiu satisfeito da seleção e que estará aguardando retorno da empresa.

Como responder corretamente algumas perguntas?

Durante a entrevista vão surgir algumas situações em que o entrevistador pedirá que você relate sobre as suas experiências por meio de exemplos. Saiba como se sair bem, em algumas dessas situações, sem prejudicar a sua imagem.

15. Conte sobre uma conquista da qual você se orgulha

Em uma seleção, quem está entrevistando você, gosta de ouvir sobre as suas histórias de sucesso. Por isso, compartilhe situações que estejam relacionadas a vaga que você está se candidatando.

Fale sobre algum problema que você teve que usar de suas habilidades para contornar a situação. Explique como você chegou a solução e qual foi o resultado para a empresa. Demonstre com orgulho sobre a sua conquista.

16. Fale sobre alguma situação em que você cometeu um erro

Nem só de conquistas vive um profissional. Provavelmente, você deve ter passado por algumas situações complicadas em seu trabalho. Por saber disso, é que o entrevistador lança aquela pergunta desconcertante: você já cometeu algum erro?

veja também:
45 frases de Steve Jobs que vão te inspirar no trabalho

Não tenha medo em respondê-la e nem se esquive da pergunta, apenas tenha cuidado ao falar sobre o assunto. Fale sobre uma situação antiga e, ao mesmo tempo, explique como você aprendeu com o ocorrido para não cometer o erro novamente.

17. Conte como você reagiu em uma situação difícil

Ao falar sobre as situações difíceis que você viveu em seus antigos trabalhos, tenha cuidado para não culpar outras pessoas pelo problema, mesmo que elas sejam verdadeiramente as culpadas.

Demonstre responsabilidade pelo seu trabalho e como você preserva o espírito de equipe. Por isso, mantenha o foco em você e fale sobre a situação de forma natural. Prefira não usar como exemplos, as histórias que envolvem seus chefes e pessoas difíceis de manter um relacionamento.

Use como exemplo um orçamento apertado que você teve para realizar algum projeto e como você conseguiu superar esse desafio. Não deixe de causar impacto explicando porque foi tudo tão desafiador, mas que o seu esforço foi maior para resolver.

18. Conte sobre uma situação na qual você precisou discordar do seu chefe

Essa é uma situação que você precisa ter muito cuidado quando for expor o problema. Evite falar mal do seu chefe e apenas relate sobre a situação em que você precisou discordar dele.

Informe que você discordou do seu chefe argumentando a importância de manter o objetivo da empresa, apresentando uma solução mais plausível. Enfatize que não foi necessário passar por cima da autoridade dele e o quanto a sua colocação foi bem entendida por ele. Mas, acima de tudo, mostre como a relação continuou se mantendo saudável.

19. Conte sobre alguma experiência como líder

Não precisa sair falando sobre todas as suas experiências em liderança. Concentre-se naquela situação mais relevante para a vaga que você está se candidatando e que realmente fizeram a diferença para você.

Fale como foi trabalhar em grupo, ter que lidar com personalidades diferentes, desenvolver o feedback com cada um deles e promover um bom ambiente de trabalho. É importante mostrar as habilidades que você usou para cada situação.

Saber o seu trabalho de gestor é importante para a empresa que está lhe contratando. Somente dessa forma, ela entenderá se terá dificuldades em desenvolvê-lo. Você não precisa ser o melhor líder, mas mostrar-se disposto a querer aprender, pois faz parte do trabalho da empresa fazer de você, o líder que ela quer para está a frente dos seus negócios.

Para que você se saia bem em uma entrevista de emprego, tente não encará-la como algo assustador. Estude todas as situações, haja com naturalidade e responda os questionamentos com tranquilidade. Impressione o entrevistador com a sua postura e somente aguarde o resultado positivo.