Como se tornar entregador Mercado Livre: conheça 2 formas para você seguir

O e-commerce já era um mercado em ascensão nas últimas décadas. Com maior acesso à dispositivos eletrônicos a acesso à internet, a ideia de fazer compras sem sair de casa ou pegar filas fez com que muitas pessoas começassem a fazer compras online. 

Mas, com o isolamento social e o fechamento de estabelecimentos comerciais devido à pandemia do Coronavírus, o modelo de compras mudou completamente. De acordo com os dados da ABComm, em 2020, o faturamento do e-commerce cresceu 56,8% em relação à 2019. O faturamento total do ano chegou a R$ 41,92 bilhões e foi o maior já visto no país. 

Nesse cenário, muitas empresas digitalizaram suas vendas, enquanto aquelas que já vendiam online investiram em melhores sistemas logísticos, centros de distribuição e de entrega. 

Por exemplo, o Mercado livre, se tornou a maior empresa da américa latina em valor de mercado. A empresa argentina dobrou o seu faturamento no Brasil no ano passado e anunciou um investimento de R$10 bilhões no país em 2021. Até o final do ano, a empresa espera dobrar sua capacidade logística no Brasil com a abertura de 5 novos centros logísticos.

Além disso, a varejista também tem buscado formas de tornar a entrega dos produtos mais rápida e eficiente. Para isso, têm mobilizado entregadores parceiros de vendedores da plataforma, a partir do Mercado Livre Flex. E também criado parcerias com empresas de crowdshipping, onde entregadores independentes realizam entregas através de aplicativos. 

Nesse artigo, te explicamos quais são as formas que você pode se tornar um entregador do Mercado Livre. Confira!

1. Eu Entrego

A plataforma da Eu Entrego é a maior rede de entregadores independentes do Brasil. Além do Mercado Livre, possui parceria com outras grandes redes varejistas, como o Carrefour, Pão de Açúcar, C&A, Magazine Luiza, Centauro, Cobasi, entre outros.

Fundada em 2016, pelo empresário João Paulo Camargo que inspirou-se nos modelos de negócios compartilhados. Assim, a empresa se comporta como uma intermediária entre o vendedor que precisa entregar um produto, e o entregador, que realiza esse serviço. Tudo isso é feito através do aplicativo exclusivo da empresa. Trata-se de um modelo de negócios semelhante ao da Uber e do Ifood, por exemplo. 

Os entregadores cadastrados recebem os chamados para entrega nos seus celulares, através do aplicativo. Os pagamentos são feitos pela empresa, diretamente na conta cadastrada, a cada quinze dias.

Como se cadastrar no Eu Entrego

a) Registrando-se como um Microempreendedor Individual

Desde julho de 2020, é preciso ser um Microempreendedor Individual (MEI) para se cadastrar e fazer entregas pelo Eu Entrego.

Ou seja, antes de fazer o seu cadastro no Eu Entrego, é preciso realiza-se o cadastro MEI no site do Portal de serviços do governo federal. Clique na opção “Formalize-se” e entre com os seus na sua conta Brasil Cidadão. Caso você não possua um cadastro na Plataforma Gov, clique em “Fazer cadastro”. Depois de preencher seus dados e confirmar seu cadastro, retorne à página Quero ser MEI e clique novamente em “Formalize-se”.

Durante o cadastro, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • Título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda; 
  • Dados de contato; e
  • Endereço residencial.

Ao preencher o Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), selecione a opção “Motorista De Aplicativo Independente” com o código “4929-9/99”. 

Assim que tiver o seu registro MEI, você já pode fazer seu cadastro como entregador Mercado Livre!

b) Cadastrando-se como entregador no Eu Entrego

Para se tornar um entregador do Mercado Livre, acesse o site oficial da Eu Entrego e deslize a página até encontrar a opção “Quero ser um entregador”. É importante separar alguns documentos antes de começar o seu cadastro. Alguns deles devem também ser digitalizados, uma vez que têm que ser anexados ao cadastro. Confira quais são:

  • RG e CPF
  • Foto 3×4
  • Dados Bancários
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Antecedentes Criminais 
  • Registro de Microempreendedor Individual (MEI).

Se você for usar seu veículo para fazer as entregas, deixe preparado:

  • Documento do Veículo (carro ou moto)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para preencher o formulário de cadastro, é preciso inserir seus dados de identificação e contato (nome completo, data de nascimento, endereço, CPF, e-mail…). As informações bancárias também são necessárias para a finalização do cadastro e recebimento do pagamento. Além disso, para fazer o cadastro é necessário informar qual veículo usará nas suas entregas (caminhão, carro, moto ou bicicleta). Vale lembrar que também é possível fazer entregas a pé.  

Finalizei meu cadastro, isso significa que já irei receber pedidos de entrega? Não. Ao finalizar seu cadastro, você receberá um e-mail de confirmação, mas isso não significa que já poderá começar suas entregas.

Antes de mais nada, o sistema eletrônico da plataforma irá conferir se há demanda de entregadores para a região na qual o entregador mora. Caso exista demanda, o cadastro é encaminhado para um analista do Eu Entrego. Então, ele irá conferir os dados informados e autorizar a ativação do cadastro do entregador. Mas, se houver algum problema nos dados informados, o cadastro será negado. Assim, muito cuidado e atenção ao preencher cada informação do formulário!

2. Mercado Livre Flex

Entregadores que vivem na região metropolitana de São Paulo têm outra possibilidade de realizar entregas para o Mercado Livre. Se trata do Mercado Livre Flex, uma função em que os compradores recebem seus produtos no mesmo dia da compra ou, no máximo, no dia seguinte. 

No entanto, diferente do Eu Entrego, no Mercado Livre Flex os entregadores fazem parcerias diretas com os vendedores que tem a opção Envio Flex ativada. Essa opção não só torna a entrega dos produtos mais rápida, mas também coloca os anúncios dos vendedores em destaque no site e aplicativo do Mercado Livre. 

Dessa forma, para que as entregas sejam realizadas o mais rápido possível, os vendedores precisa entrar em contato com transportadoras ou entregadores autônomos que confiem. 

Uma vez que você tenha estabelecido uma parceria com um vendedor, é só instalar o aplicativo Mercado Livre Flex no seu smartphone. E, então, criar um cadastro e informar seus dados pessoais. 

Assim, sempre que for realizar uma entrega, escaneie o código QR, localizado na etiqueta do pacote. Através desse código, o aplicativo informa o endereço de entrega e quais são as melhores rotas para o entregador chegar até lá. Além disso, o sistema também permite que o vendedor acompanhe todo processo e rastreie o pacote enviado.