Como ser contratado pela empresa dos sonhos

O que a maioria dos profissionais deseja, hoje em dia, é conseguir uma vaga de emprego em uma empresa que tenha “a sua cara”. Seja por fatores como seus valores, suas conquistas, desafios, clima organizacional e oportunidades de crescimento, uma empresa pode se tornar um sonho a ser perseguido por profissionais de diferentes áreas. Você já sabe qual é sua empresa dos sonhos? Como fazer para se integrar à equipe? Confira as dicas a seguir.

Qual é sua empresa dos sonhos?

O índice de felicidade no emprego varia de uma pessoa para outra. Diferente das gerações passadas, que buscavam principalmente a estabilidade, a geração de hoje é movida por desafios, pela possibilidade de crescimento, ambiente agradável, pelo estímulo à criatividade, entre outros diferenciais.

Se você ainda não sabe qual é a sua empresa dos sonhos, o primeiro passo é ter clareza do que procura em uma organização. Onde deseja chegar com sua carreira? Qual empresa combina com seus propósitos?

Com as respostas para estas perguntas em mente, vale a pena conhecer as empresas mais desejadas pelos profissionais. O LinkedIn faz uma lista anualmente, e publicou em 2019 o Top 25 das empresas brasileiras.

Sabendo o que quer e conhecendo seu alvo, o próximo passo é colocar em prática estratégias para a sua contratação.

Seja visto

Não há uma vaga aberta para a sua área o momento? Não tem problema. Comece já a aparecer para a empresa. Siga-a nas redes sociais, como no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn. Em seguida, esteja atento a suas publicações, curta, comente, interaja com a empresa. Isto aumentará bastante as chances de ser lembrado quando a oportunidade surgir.

Mas tome cuidado para deixar uma boa impressão. Se deseja utilizar suas redes sociais como seu cartão de visitas virtual, é importante passar uma imagem adequada através de seu perfil.

veja também:
60 frases de segurança no trabalho para praticar a prevenção em sua empresa

Crie uma rede de contatos

Busque se aproximar de pessoas que trabalham nesta empresa para conhecê-la mais a fundo. A abordagem pode ser até virtual. Faça, por exemplo, conexões no LinkedIn com pessoas relacionadas à organização. Se conseguir algum contato de profissionais dos Recursos Humanos ou do setor no qual deseja atuar, melhor ainda! Esta estratégia, somada à anterior, aumenta as chances de se aproximar do seu sonho.

Estude a fundo sobre a empresa

Virar um “stalker” da empresa dos sonhos pode te trazer benefícios. Além de estar atento às redes sociais, pesquise regularmente notícias sobre a organização. Acompanhe o site da empresa, estude sua missão, visão e valores. Conheça seu histórico, suas realizações. Estando “antenado” na empresa, você pode, por exemplo, ser um dos primeiros a saber quando uma nova vaga surgir.

É possível também manter contato direto com a empresa. De forma profissional, não hesite em contatar o setor de Recursos Humanos pelo telefone para se informar se há previsão de abertura para vaga em sua área. Envie por e-mail seu currículo atualizado de tempos em tempos, lembrando-os de seu interesse pela empresa.

Desta forma, quando a oportunidade surgir e você for chamado para o processo seletivo, seu interesse e entusiasmo serão percebidos pelo entrevistador como algo muito maior do que a necessidade por um emprego.

Esteja um passo a frente

Quanto mais você conhecer a empresa e a relação com sua área profissional, melhor você conseguirá se “moldar” para se tornar uma peça-chave na organização.

Tenha clareza sobre o perfil de profissional que a empresa busca e aprimore-se para alcançar as competências buscadas por eles. Além disso, adeque seu perfil em sites de emprego e seu currículo de modo a evidenciar que possui as qualidades que a empresa busca. Desta maneira, você será também mais facilmente encontrado pelo recrutador.

veja também:
32 perguntas para entrevista de emprego mais comuns

Mas tudo isso tem que ser verdadeiro, é claro. Afinal, você não quer correr o risco de perder a grande chance em um processo seletivo por mentir no currículo, não é mesmo? Por isso, aprimore-se e saia na frente em direção à conquista de seu sonho.

Transforme o sonho em realidade

O sonho de fazer parte da empresa desejada é totalmente possível de ser conquistado. Mas para isso, é preciso clareza, foco, persistência e planejamento. Pratique as dicas apresentadas aqui e conquiste seu lugar na empresa dos seus sonhos.

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Para mais artigos como este, continue em nossa página e acompanhe-nos para novidades.