Como ser mais confiante no trabalho: 10 dicas para evitar a insegurança

Ter confiança em si mesmo é fundamental em todos os campos da vida, inclusive no trabalho. 

A insegurança afeta principalmente trabalhadores que estão iniciando um novo emprego, função ou projeto. No entanto, ela também pode florescer em ambientes de muita pressão e competição dentro da equipe. Ou até mesmo quando nos sentimos mais tristes e com baixa energia. 

Uma coisa é certa: profissionais mais confiantes têm mais facilidade em expressar seus sentimentos, suas preocupações e suas ideias. Mas saiba que a confiança em si é algo conquistado todos os dias e não é só no ambiente corporativo. 

Neste post, selecionamos 10 dicas para te ajudar a injetar uma boa dose de confiança em si e no trabalho que você está fazendo.

Confira!

1. Aprenda a lidar com a Síndrome do impostor

Você já teve aquela sensação de que não é tão bom como as pessoas ao seu redor? Mesmo se esforçando muito? De que chegou onde está por pura sorte? Talvez você tenha passado por um episódio de Síndrome do Impostor.

Se trata de uma sensação de inferioridade ilusória, quando a pessoa não consegue ver as próprias qualidades e conquistas. Pode afetar inclusive pessoas que ocupam altas posições no trabalho. 

No entanto, estudos apontam que a Síndrome do Impostor é ainda mais comum em grupos de mulheres e de minorias, especialmente quando se encontram em áreas predominantemente masculinas e brancas. 

Dessa forma, para lidar essa síndrome, é preciso perceber quando você está sendo afetado por ela. Questione sua própria insegurança

2. Desenvolva seus pontos fortes

Quando você descobre os seus pontos fortes, fica mais fácil de se livrar dos pensamentos de que você não é bom o suficiente. Lembre-se que é impossível ser bom em tudo. É natural que existam pontos onde você não seja o melhor. 

Pensando nisso, é importante saber identificar em quais aspectos do seu trabalho você se destaca e mais se identifica. Como você pode desenvolvê-las? A constante atualização é imprescindível para não se sentir deixado para trás, especialmente num período de mudanças tão rápidas, como o que estamos vivendo. 

3. Adquira novas habilidades

Se na dica anterior dissemos para você aprimorar o que já sabe fazer, nesta a ideia é encontrar novas formas de se destacar. O conhecimento nos põe em movimento e em constante transformação. Além disso, nos ajuda a ganhar mais confiança no que podemos fazer. 

Tenha curiosidade em assuntos relativos ao que você já sabe, que tem pouco contato ou que poderia melhorar. Ou mesmo busque habilidades que saem do núcleo imediato da sua área. A interdisciplinaridade está em pauta nos últimos anos e pode ser um diferencial para a sua carreira. 

4. Quando tiver dúvidas, pergunte

Errar em uma tarefa que você não sabe realizar por medo de tirar dúvidas é uma péssima forma de se tornar mais confiante no trabalho. Se você não tem certeza de como fazer algo, busque alguém que pode te ajudar. Perguntar pode significar que você não sabe de algo, mas mostra que você está aberto para aprender, tem o interesse e a iniciativa. 

Por isso, não deixe o medo te paralisar: pergunte.

5. Concentre-se nos seus sucessos

Manter em mente os momentos de sucesso é uma ótima forma de aumentar sua confiança. Pense sobre a sua trajetória, suas conquistas e tudo o que você passou para chegar onde você está. Quando as pessoas te elogiarem, aceite e não duvide que você os merece. Pratique isso aos poucos, não se cobre demais.

6. Assuma seus erros e aprenda com eles

Erros acontecem, infelizmente, isso é um fato. Nem sempre dá para ser perfeito em tudo, mas não deixe que um momento ruim destrua completamente a confiança em tudo o que você já conquistou e no trabalho que você faz. 

Entenda o que você fez de errado, aceite críticas construtivas e busque esclarecimentos, para não cometê-lo novamente. 

7. Cultive relações de aprendizado com os colegas de trabalho

Um ambiente saudável e cooperativo é o local ideal para trabalhadores mais confiantes e isso tem impacto direto no desempenho da empresa. Por isso, desenvolva relações boas com os seus colegas de trabalho, inclusive seus mentores, por mais estressante que o ambiente de trabalho possa ser. Ofereça ajuda, converse sobre os seus interesses, elogie os pontos fortes deles e os incentive: se sentir confiante é também impulsionar a confiança dos outros. 

8. Elimine a negatividade

Concentre-se nos resultados positivos que você já tem, não deixe que a crítica destrutiva das pessoas te paralise. Busque pessoas que possam te dar críticas construtivas; que apontem não só suas falhas, mas como você pode corrigí-las. Concentrar-se no que é negativo é um desperdício de energia e de tempo. 

9. Cuide da sua saúde (mental e física)

Pelo estresse do trabalho, pecar no cuidado com a saúde é algo extremamente comum. No entanto, para passar por alguns desafios e nos sentirmos mais confiantes, é imprescindível cuidarmos melhor da nossa saúde. Alimente-se bem, beba bastante água, pratique alguma atividade física, aproveite seu tempo livre para relaxar e durma bem todos os dias. Você vai se sentir renovado e conseguir colocar mais energia no seu trabalho no dia seguinte!

10. Esteja aberto à novos desafios

Por fim, estar confiante é também saber que pode lidar com os desafios que aparecerem pela nossa trajetória. 

E aí, gostou das dicas? Esperamos que você consiga aplicá-las na sua vida e possa se sentir mais confiante no trabalho. Conhece alguém que precisa dessas dicas? Compartilhe nosso conteúdo!