Como ser mais produtivo no home office: 6 dicas para melhores resultados

Cada vez mais profissionais estão desempenhando suas atividades produtivas em casa, seja de forma parcial ou integral. O trabalho remoto, mais conhecido como home office, está em crescimento no Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018, 3,8 milhões de trabalhadores realizavam suas atividades profissionais dentro de casa, que representava 5,2% do total de trabalhadores empregados no país. 

Mas em 2020, com a pandemia do Coronavírus e a necessidade do isolamento social para evitar a contaminação do vírus, diversos profissionais tiveram sua primeira experiência com o home office. Em maio de 2020, o número chegou a 8,7 milhões de trabalhadores desempenhando suas atividades em casa, representando 13,3% dos trabalhadores empregados. 

A avaliação dos especialistas é que o home office é uma tendência no mercado de trabalho. Embora traga benefícios tanto para as empresas como para os trabalhadores, o home office também traz desafios. A produtividade é a principal delas. Neste artigo, separamos 6 dicas imperdíveis para melhorar a sua produtividade no home office. Confira!

1. Delimite o seu horário de trabalho

Um dos principais problemas que as pessoas encontram quando têm que se adaptar ao trabalho em casa são os horários. A jornada de trabalho no home office costuma ser mais flexível do que o trabalho em um escritório. Mas, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa flexibilidade pode fazer com que as pessoas trabalhem mais do que deveriam. Não são raros os casos de pessoas que perdem seus horários de almoço ou passam do horário sem perceber.

Então, mesmo que o seu trabalho não estabeleça horários, nosso conselho é que você mesmo estabeleça os seus. Para isso, observe quais são os períodos onde você é mais produtivo. Para algumas pessoas isso acontece no período da manhã e início da tarde, para outras, durante a noite e madrugada. 

Dessa forma, você não só trabalha no seu horário mais produtivo, como também pode aproveitar melhor os seus horários de lazer. Afinal, ao mesmo tempo em que você define os seus horários de trabalho, também define o tempo livre que terá diariamente. 

2. Organize o seu espaço de trabalho

Ter um espaço de trabalho organizado é imprescindível para conseguir focar no seu trabalho e ser mais produtivo no home office. 

O ideal é ter um cômodo exclusivo para o seu escritório. Infelizmente, nem todos os trabalhadores podem dedicar um cômodo específico da sua casa para montar seu home office. Muitos precisam adaptar seus espaços de trabalho no quarto, sala de estar ou de jantar.

Mesmo nestas condições, tente limitar o seu local de trabalho a uma única área da sua casa. Ele deve ser pensado como o seu escritório: quando estiver nele, você está no seu trabalho. 

Uma vez definido o seu local de trabalho, converse com as pessoas com quem você divide a casa – se este for o caso. Combine um sinal claro para os momentos em que você  não pode ser interrompido. Caso você tenha um cômodo para o seu escritório, pode simplesmente fechar a porta. Mas se você trabalhar em um espaço que é compartilhado na casa pode, por exemplo, fazer o mesmo usando fones de ouvido – aliás, existem fones com sistema de cancelamento de ruído que são muito úteis quando você não quer interferência de barulhos exteriores

3. Invista em móveis ergonômicos

É difícil ser uma pessoa produtiva com costas doloridas ou a vista cansada. Essas são duas reclamações comuns a pessoas que começam a trabalhar em casa. Embora nos primeiros dias seja só desconfortável, esses incômodos no corpo podem tomar proporções mais sérias na produtividade e também na sua saúde física. 

Isso acontece porque o escritório de uma empresa precisa se adequar às exigências ergonômicas no desenhos das suas salas. Profissionais estudam quais as melhores condições para que os funcionários passem as suas jornadas diárias de trabalho sem nenhum tipo de desconforto e prejuízo à sua saúde. 

Mas quando ocorre a mudança para o home office, nem sempre se leva em consideração a ergonomia dos móveis e acessórios. Mudanças mínimas como uma boa cadeira de escritório, apoio para os pés, apoio para os pulsos no mousepad e teclado, suporte para notebook e uma boa iluminação já farão uma diferença significativa no seu dia-a-dia. E, consequentemente, na sua produtividade. 

4. Utilize roupas confortáveis, mas evite ficar de pijama

Trabalhando em casa, é tentadora a ideia de passar o dia de pijama. Mas, embora seja bastante confortável, é bem possível que você sinta uma mudança na produtividade quando faz isso. Afinal, o nosso cérebro associa o pijama aos nossos dias de folga, quando podemos ficar mais tempo na cama e passar o dia lendo ou fazendo maratona de séries no sofá. 

É claro que você não precisa vestir o conjunto social completo para entrar no modo trabalho, mas tirar o pijama é fundamental! Escolha roupas leves, mas apropriadas para aparecer em videoconferências, se necessário. 

5. Aposte em playlists que combinem com o seu ritmo de trabalho

Trabalhando em casa, você tem liberdade para escolher a sua trilha sonora, o que geralmente não acontece quando se está no escritório. Mas a música não é só uma comodidade, ela também pode te ajudar a entrar no clima do trabalho, melhorando a concentração e também a criatividade. O resultado é um aumento na produtividade.

Assim, aposte em diferentes playlists para compor o seu dia, levando em consideração o tipo de tarefa que está realizando e qual nível de concentração você precisa para fazê-lo. Por exemplo, tente inserir músicas mais animadas quando for fazer tarefas mais repetitivas. Já para tarefas que exigem criatividade e foco, busque melodias mais relaxantes, como o estilo Lo-Fi ou até mesmo os chamados Nature Sounds, como o de chuva ou ventania, por exemplo.

6. Faça pausas curtas ao longo do expediente

Pode parecer bobagem, mas você ficará surpreso ao perceber a diferença que tirar pausas curtas faz para o seu bem-estar e à sua produtividade! No escritório, normalmente tiramos os olhos do computador por alguns minutos para ir ao banheiro, tomar água e até mesmo conversar com os colegas de trabalho. 

No entanto, no home office tanto o trabalho individual como as reuniões em equipe acontecem em frente às telas e muitas pessoas acabam se esquecendo de fazer pausas que normalmente fariam no escritório. A falta de regularidade nas pausas fez com que a fadiga ocular se tornasse um incômodo comum entre os trabalhadores. Como resultado, focar na conclusão do trabalho se torna uma tarefa cada vez mais difícil e a produtividade cai expressivamente.

A melhor forma de lidar com isso é programando as suas pausas. Nossa recomendação é que você estabeleça um período de foco no trabalho, que pode ser de 30, 45 ou 60 minutos e, em seguida, tire 5, 10 ou 15 minutos de descanso. Utilize esse tempo para tomar água ou café, se alongar, conferir suas mensagens e até mesmo brincar com o seu pet.