Como ser um bom líder? Dicas para melhorar a sua liderança

Todos nós já ouvimos alguma vez na vida que a liderança é uma característica que pode ser aprendida por qualquer pessoa, desde que tenhamos a motivação e o apoio necessários para seu desenvolvimento. Mas, muitos de nós podemos perguntar: “para que ser um líder?”.

A liderança é uma característica presente em todos nós, em maior ou menor grau. Ela é muito associada ao trabalho, à liderança atribuída a alguns cargos empresariais, como chefe de algum departamento, gerentes, ou quando você é dono da sua própria empresa. Mas a liderança também está presente em situações da vida pessoal como paternidade e maternidade, liderar um time esportivo de alguma atividade que você faz como exercício, atividades religiosas, entre muitas outras.

Seres humanos tendem a se organizar em hierarquias. Mesmo que não se trate de uma estrutura complexa, com vários níveis, a liderança é importante mesmo em estruturas onde há poucos líderes. Um bom líder está conectado com as pessoas, ele ou ela é alguém confiável e que, entre muitas outras coisas, motiva o grupo de pessoas. E para que essas pessoas continuem seguindo o líder ao longo do tempo é necessário ser um bom líder. De modo geral, o líder tem algumas características em comum, seja no trabalho, na igreja, em atividades esportivas ou artísticas.

Abaixo temos algumas dicas gerais para melhorar sua liderança:

Como ser o melhor líder possível para as pessoas que precisam da minha liderança?

  • Inspire pessoas: não se contente em apenas estabelecer metas. É importante que você faça as pessoas acreditarem porque essas metas são significativas.
  • Espalhe o otimismo: bons líderes sabem interpretar as informações tanto em plano específico quanto no plano geral. Isso é importante para que o time entenda o que precisa ser mudado e aja ativamente para conquistar novos resultados.
  • Não pense apenas no “jeito que sempre foi”: Bons líderes devem romper tradições quando necessário para que novas possibilidades de criação de valor possam surgir.
  • Não é só comprometimento, é paixão: Para gerar comprometimento, o líder deve entender as pessoas e mostrar a elas como os objetivos da equipe vão ajudá-las a conquistar suas aspirações.

Essas respostas podem ajudar líderes em diversas situações, mas é importante voltarmos nosso olhar para um tipo mais específico de líder: o gerente.

Líder e gerente: dois lados da mesma pessoa?

O título de gerente é uma posição na hierarquia, assim como auxiliar ou qualquer cargo pleno. Mas a diferença está na hierarquia: quem responde a quem e de onde as ordens virão. Todo líder é gerente de certa maneira, mas nem todo gerente é um líder. Porém, é desejável que o gerente seja um líder se quiser que o trabalho em equipe tenha sinergia, boas ideias e conquiste resultados.

Portanto, se você for um gestor que quer se destacar como líder, é importante que você se lembre que o verdadeiro trabalho do líder não é estar no comando, é liderar.

E um bom líder sabe conduzir as pessoas a atingirem algo excepcional. Isso porque ele sabe como os processos internos da empresa funcionam e também sabe como obter o melhor das pessoas que o seguem. O resultado desses conhecimentos e habilidades é a entrega de um resultado excepcional tanto em prazo e qualidade, quanto em motivação de seus liderados.

Quando pensamos na liderança voltada para gerentes, podemos considerar uma pessoa aberta para novas ideias, se adaptar a mudanças, e se comunicar com regularidade e eficiência. Mas além de eficiente, o líder se conecta com as pessoas, ele não “manda”.

Por isso, deve existir uma relação cooperativa e colaborativa entre o líder e o gerente, sejam elas duas pessoas diferentes, ou dois lados da mesma pessoa.

Portanto, para ser um bom líder é importante ter habilidades interpessoais e colaborativas. Interpessoais pela relação com a equipe, compreensão das habilidades e limites de cada um, e capacidade de motivação. Colaborativas pois as grandes ideias e inovação não devem vir apenas da mente brilhante do líder, mas de algo coletivo, com a contribuição de todos em diferentes momentos, cabendo ao líder direcionar para que as ideias sejam produtivas.

Extra: Perguntas-chave para questionar sua liderança e perceber quais pontos devem ser refletidos

Agora que você já sabe que ser gerente não significa se tornar líder instantaneamente, talvez seja a hora de responder algumas perguntas:

  1. Eu estou verdadeiramente fazendo o meu melhor?
  2. Quais são as áreas que mais preciso melhorar?
  3. Como posso uma visão mais significativa que inspire minha equipe?
  4. O que posso fazer para compreender melhor o que minha equipe quer?
  5. O que minha equipe precisa de mim?

Cada líder responderá às perguntas acima de formas diferentes, de acordo com seus contextos. Não há resposta certa ou errada. O importante é que você compreenda suas respostas e reflita sobre o que precisa melhorar. Observe se as melhorias propostas tiveram o resultado que você esperava, e se não, volte para essas perguntas e pense em outros caminhos.

Com essas dicas você pode dar o pontapé inicial para melhorar sua liderança e aprender mais sobre essa habilidade tão importante em nossa vida profissional.